Brasil

O Flamengo tem um problema importante e vai ter que lidar com ele até o fim do ano

Lesões já tem sido a sina dos rubro-negros, que continuam aparentando desgaste, mesmo avançando em todas as competições

A vitória e a classificação à semifinal da Copa do Brasil é uma demonstração de força para o elenco do Flamengo. Eram nove desfalques, entre atletas que não foram inscritos a tempo e lesionados. O departamento médico, inclusive, deve continuar em destaque até o fim da temporada.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

Ciente do tamanho do desafio do Flamengo em 2024, Tite e atletas já estão cientes de que as lesões os acompanharão ao longo dos próximos três meses. Por enquanto, só Pedro, Cebolinha e Matias Viña estão fora da temporada. Arrascaeta, por exemplo, revelou que jogou contra o Bahia sem estar 100%.

Recuperação a tempo

O uruguaio deixou o gramado aos 26 minutos do segundo tempo, logo depois que marcou o gol que daria a vitória ao Flamengo. Ele já tinha apresentado sinais de desgaste ao longo da etapa complementar, incluindo na comemoração do tento.

Isso se dá porque Arrascaeta estava voltando de lesão nesta quinta-feira (12). O meia não entrava em campo desde o dia 18 de agosto, quando deixou o jogo contra o Botafogo antes dos dez minutos da etapa inicial, com uma lesão no adutor da coxa.

Arrascaeta, do Flamengo
Arrascaeta fez o que pôde para classificar o Flamengo às semifinais da Copa do Brasil (Foto: Icon Sport)

Os 25 dias de recuperação foram planejados pensando no jogo decisivo diante do Bahia e deu certo. Mesmo assim, o uruguaio fez questão de explicar que ainda não está totalmente recuperado.

— Cansaço só (quando perguntado se saiu com dores de campo). Partida muito intensa, fui ao departamento médico e mandei os parabéns para eles, porque me ajudaram com certeza para voltar o mais rápido possível. Ainda não estava 100%, mas era muito importante entrar em campo hoje — analisou, em entrevista à TV Globo.

Tite tenta manter o time vivo

O problema para Tite está justamente nessa fala de Arrascaeta. O Flamengo até trouxe reforços, mas, se seguir vivo nas três competições importantes, vai continuar precisando levar seu elenco ao limite. Contra o Bahia, foi o camisa 14, mas poderia ter sido Nico De La Cruz, que está sendo preparado para a Libertadores. Na opinião do treinador, o importante é o empenho dos seus comandados.

— Quando a gente fala em respeito ao clube, quando a gente fala em lealdade, quando a gente fala de outros atributos, eles têm de ser traduzidos em ação. A gente falou dos quatro selecionados, a gente está falando do Arrascaeta. Então, ele se colocar à disposição, isso é um caráter, é aquele outro aspecto que ele gera, quando fecha as cortinas ali dentro, tem. Esse grupo tem (caráter) — disse, em coletiva.

Se o comandante já acredita que o Flamengo continuará sofrendo, a opinião de Fábio Mahseredijan só corrobora com a tese. Durante a coletiva após a derrota para o Corinthians, em São Paulo, o preparador físico reiterou que as lesões são inevitáveis.

— Foi concentrado, não está tudo errado, nós estamos bem equilibrados, sabemos o que estamos fazendo. Essas lesões vão continuar ocorrendo — frisou.

De fato, o Flamengo convive com inúmeras lesões nesta temporada, que já é a de maior número de problemas físicos da gestão Rodolfo Landim. Se não vai mudar, é preciso remediar.

Sem mais reforços

Para quem esperava que o Flamengo traria mais um reforço para substituir Pedro, Marcos Braz fez questão de enterrar as expectativas. Durante entrevista na zona mista, ainda no Maracanã, o vice-presidente de futebol comentou que o clube não está mais no mercado.

— A gente acredita que é o ponto final. O Flamengo já encerrou a janela. Eu acho que o plantel do Flamengo está bem qualificado, foi bem fortalecido e a gente vai assim até o final — explicou.

O dirigente ainda confirmou a informação da Trivela de que negociava com Anthony Martial, mas, apesar da insistência, não houve final feliz.

— A gente tentou a hipótese de, durante a semana, trazer um atacante, mas a gente entendeu, conversando com todos aqui dentro, que: ou traria uma pessoa para tentar, de fato, resolver, ou o que tem aqui dentro já resolveu muitas vezes os nossos problemas, como o Gabigol ou o próprio Bruno Henrique — finalizou.

O próximo desafio do Flamengo será neste domingo (15), quando enfrentará o Vasco da Gama, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Serão menos de 72 horas até o compromisso, ou seja, o clube está atento a possíveis problemas físicos.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo