Brasil

Herói contra o Bahia, Arrascaeta gerou debate interno no Flamengo e quase não jogou

Meia uruguaio retornou aos gramados após lesão no adutor da coxa esquerda e quatro jogos fora

O Flamengo mais uma vez está na semifinal da Copa do Brasil. Após vencer o Bahia na noite da última quinta-feira (12), no Maracanã, o Rubro-Negro assegurou a classificação rumo à próxima fase do mata-mata nacional.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

O que pouca gente sabe, no entanto, é que Arrascaeta, autor do gol do triunfo flamenguista, quase não entrou em campo. Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Tite revelou ter divergido do preparador físico do clube quanto à condição física do meio-campista.

— Eu e o Matheus (preparador físico) divergimos (sobre o Arrasceta). Chegou no sábado, eu falei: “ele não vai para o jogo”. E o Matheus falou: “eu acredito e tenho confiança que ele vai para o jogo”. Quando a gente fala em respeito ao clube, quando a gente fala em lealdade, quando a gente fala de outros atributos, eles têm de ser traduzidos em ação — disse Tite, antes de concluir sobre o tema:

— A gente falou dos quatro selecionados, a gente está falando do Arrascaeta. Então, ele se colocar à disposição, isso é um caráter, é aquele outro aspecto que ele gera, quando fecha as cortinas ali dentro, tem. Esse grupo tem (caráter).

Arrascaeta passou praticamente um mês fora de combate. O uruguaio não entrava em campo desde a goleada sofrida diante do Botafogo (4 a 1), no Campeonato Brasileiro, no dia 18 de agosto.

Na ocasião, ele sofreu uma lesão no adutor da coxa esquerda e perdeu quatro jogos do Flamengo — Bolívar, Red Bull Bragantino, Bahia (ida) e Corinthians.

Tite durante Flamengo x Bahia, no Maracanã
Tite durante Flamengo x Bahia, no Maracanã (Foto: IMAGO Images)

Situação física de Arrascaeta preocupa?

Aos 25 minutos do 2º tempo, pouco após balançar as redes, Arrascaeta pediu para ser substituído e deixou o campo sentindo dores na região da coxa. Na saída do gramado, entretanto, o meia tratou de tranquilizar os torcedores, alegando ser apenas cansaço físico.

— Cansaço só (quando perguntado se saiu com dores de campo). Partida muito intensa, fui ao departamento médico e mandei os parabéns para eles, porque me ajudaram com certeza para voltar o mais rápido possível. Ainda não estava 100%, mas era muito importante entrar em campo hoje — afirmou Arrascaeta.

Apesar da apreensão inicial, o Flamengo também entende ser apenas cansaço em um primeiro momento. O camisa 14 será avaliado na reapresentação do elenco, mas deixou o Maracanã caminhando sem dificuldades.

Se tudo correr bem, a tendência é que esteja à disposição para o clássico contra o Vasco, neste domingo (15), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

Arrascaeta em ação pelo Flamengo no Maracanã
Arrascaeta em ação pelo Flamengo no Maracanã (Foto: IMAGO Images)

Flamengo vivo em três frentes

Levando em conta que o Atlético-MG ocupa a 10ª colocação do Campeonato Brasileiro e tem pouquíssimas chances de título, o Flamengo é o único clube brasileiro vivo em três frentes.

Semifinalista da Copa do Brasil, o Mais Querido inicia as quartas de final da Libertadores na próxima quinta-feira (19), diante do Peñarol.

Já no Brasileirão, a equipe de Tite é a quarta colocada, com 44 pontos conquistados — seis atrás do líder Botafogo e com um jogo a menos.

Próximos jogos do Flamengo

  • Flamengo x Vasco — Campeonato Brasileiro — 15/09
  • Flamengo x Peñarol — Copa Libertadores — 19/09
  • Grêmio x Flamengo — Campeonato Brasileiro — 22/09
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo