Classificação do Flamengo teve protagonistas de sempre, mas coadjuvante inédito
Bruno Henrique e Arrascaeta decidiram, porém o destaque ficou por conta do jovem Evertton Araújo, que não sentiu a pressão da decisão
O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (12), no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Arrascaeta marcou o gol rubro-negro, após passe de Bruno Henrique, já na etapa complementar. Com o resultado, a equipe carioca avançou para a semifinal do mata-mata nacional e enfrentará o Corinthians.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Um jogo de muita intensidade por parte do Flamengo, que lutou e foi mais efetivo que o Bahia na hora de finalizar. A dupla de 2019 decidindo não parece nada além do normal, mas o duelo reservou uma oportunidade inédita a um Garoto do Ninho, muito bem aproveitada. Evertton Araújo voou alto.
O inédito: Evertton Araújo é sólido no meio do Flamengo
Esse foi o primeiro jogo de Evertton Araújo como titular sem contabilizar o Campeonato Carioca. Ele havia iniciado as partidas diante de Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ, quando o elenco profissional estava na Flórida realizando pré-temporada. Ambas terminaram em empate.
Isso não significa, contudo, que o Garoto do Ninho estivesse totalmente cru para os profissionais. Evertton Araújo participou de outros dez compromissos, todos como reserva utilizado. O mais marcante, sem dúvida, foi contra o Athletico Paranaense, no qual ele marcou o gol de empate salvador no último minuto.
Evertton já vinha ganhando moral com Tite, tanto que havia participado de alguns compromissos no meio das complicações por lesões, como na classificação diante do Bolívar, em La Paz. Contra o Bahia, foram 86 minutos de segurança: 100% de precisão nos passes, nenhuma falta cometida e apenas um duelo perdido, com quatro desarmes. E ainda saiu de campo ovacionado.
Tite não costuma utilizar muito a base em jogos importantes, então o desempenho de Evertton foi muito interessante. Ainda mais quando atrelado ao fato de que Allan, experiente e reserva imediato de Pulgar, também estava à disposição. O chileno não entrou em campo, pois jogou 90 minutos no jogo entre Chile e Bolívia, na terça-feira (10).
O óbvio: Arrascaeta decidiu novamente para o Flamengo
Dentro daquilo que se espera de uma decisão, a escalação do Flamengo já desenhava seus protagonistas. Já é algo natural para o torcedor rubro-negro imaginar que Arrascaeta e Bruno Henrique, ídolos incontestáveis de uma geração vitoriosa, seriam importantes. Promessa cumprida.
O jogo se desenhava nervoso, brigado, com oportunidades claras para ambas as equipes. Não faltou intensidade do lado rubro-negro, mas o último passe não estava encaixado. Foi justamente aí que surgiu a chance que definiria a eliminatória.
Léo Ortiz tentou uma, mas foi na segunda que encontrou passe açucarado para Bruno Henrique. Veloz e preciso, ele invadiu a área para falar ‘faz e me abraça' ao craque uruguaio. Arrascaeta não perdoou, e os mais de 60 mil rubro-negros presentes no Maracanã puderam extravasar.
O gol foi ainda mais definitivo por conta daquilo que o jogo se tornou depois dele. O Bahia não teve forças para reagir, e o Flamengo também não foi incisivo para ampliar a vantagem. No fim, o placar repetido colocou Tite e companhia na semifinal.
E agora, Flamengo?
O próximo compromisso dos rubro-negros é diante do Vasco da Gama, neste domingo (15), em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. O Clássico dos Milhões será disputado a partir das 18h30 (de Brasília), no Maracanã.