Brasil

Flamengo tem plano especial para agilizar volta Gerson e Fabrício Bruno da Seleção

Dupla estará com Dorival Júnior no jogo contra o Paraguai, em Assunção, nesta terça-feira

O Flamengo organizou uma logística para ter Fabrício Bruno e Gerson mais rápido no Rio de Janeiro. O clube fretou um avião para que a dupla saia diretamente de Assunção, após o jogo da Seleção Brasileira.

Existe a expectativa de que os atletas, por conta do investimento, estejam à disposição de Tite no treinamento desta quarta-feira (11). Vai depender da minutagem dos dois no jogo entre Brasil e Paraguai.

A mudança, claro, tem a ver com a decisão entre Flamengo e Bahia, pela Copa do Brasil, que será disputada na quinta-feira, no Maracanã. Sem o desgaste de uma viagem comercial, a dupla tem tudo para ser relacionada por Tite para o duelo.

Dupla está entre os mais desgastados do Flamengo

Fabrício Bruno e Gerson são dois dos atletas que mais entraram em campo pelo clube em 2024, ou seja, é natural estarem no radar do departamento de saúde e alto rendimento. O Flamengo vem enfrentando muitos problemas físicos e não quer perder mais titulares, como já perdeu Cebolinha, Pedro e Matias Viña.

Fabrício Bruno foi convocado para suprir a ausência de Éder Militão, lesionado (Foto: Icon Sport)

Dessa forma, o fretamento é algo natural, especialmente no caso de Gerson, que esteve em campo nos últimos 35 jogos do Flamengo. Fábio Mahseredijan, preparador físico do clube, inclusive, falou sobre o assunto em coletiva após a derrota para o Corinthians.

— Quando nós estávamos lá (na seleção), nós recebíamos dos clubes, e o Flamengo já enviou à comissão técnica da seleção, todos os dados dos dois atletas, principalmente em todo esse período congestionado (do calendário). Os valores das métricas de GPS, se o atleta tem alguma reclamação. O Dr. Tannure conversou com o Dr. Rodrigo Lasmar. Então, todos os dados que tem dentro do Flamengo foram comunicados para a CBF — analisou.

Varela e Pulgar? Como ficam?

Os dois voltam com as respectivas seleções e não estarão com o restante do grupo no treinamento de quarta-feira. Tanto Varela quanto Pulgar foram titulares nos duelos de Uruguai e Chile, respectivamente, ou seja, tiveram minutagem alta e precisam descansar.

Eles serão reavaliados pelo departamento médico antes de serem liberados — ou não — para o jogo contra o Bahia.

Situação das outras dúvidas

Entre os quatro jogadores que poderiam reforçar o Flamengo, três estão liberados. Arrascaeta, Gabigol e Léo Pereira se recuperaram dos problemas físicos sofridos em agosto e serão relacionados por Tite para a decisão.

O lamento ficou por conta de Nico De La Cruz, que não conseguiu iniciar a transição a tempo de ficar à disposição. O uruguaio sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita no jogo contra o Red Bull Bragantino e não viajou com a Celeste Olímpica para a Data Fifa. Como a Trivela já havia antecipado, ele deve estar 100% para o duelo diante do Peñarol, pela Libertadores.

Os rubro-negros enfrentam o Bahia nesta quinta-feira (12), valendo uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Como venceu o primeiro jogo por 1 a 0, em Salvador, o Flamengo pode até empatar no Maracanã que, mesmo assim, se classifica.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo