Flamengo terá retornos de Arrascaeta e De La Cruz após Data Fifa? Veja o que sabemos
Rubro-negro tem diversos lesionados em estágios diferentes; Pausa para a Data Fifa pode ser crucial para time de Tite
O Flamengo vive um momento muito complicado na parte física. São oito atletas entregues ao departamento médico, a maioria entre titulares, ou seja, Tite tem precisado quebrar a cabeça para manter a equipe competitiva em meio aos desfalques. A situação, contudo, deve melhorar com o descanso na Data Fifa.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Dos nomes que estão fora de ação, alguns são esperados já no primeiro jogo após as Eliminatórias para a Copa do Mundo, enquanto outros voltam ainda em setembro. Mais importante que os retornos, o Flamengo precisa manter esses atletas saudáveis. A Trivela ouviu o plano e explica, no detalhe.
Quem volta agora e quem vai demorar um pouco mais?
Os mais próximos de voltarem aos gramados são Gabigol e Léo Pereira. O atacante sofreu uma lesão muscular na coxa, enquanto Léo Pereira teve uma entorse no joelho. Eles continuarão o trabalho específico com o departamento de saúde e alto rendimento até o fim de semana, quando há a expectativa de início da transição.
Arrascaeta é outro que pode reforçar o Flamengo contra o Bahia, na quinta-feira (12), pela Copa do Brasil. O uruguaio sofreu lesão similar a de Gabigol, mas, por ter um histórico mais importante nos problemas físicos, sua situação é tratada com cautela. O departamento médico não forçará caso o atleta não esteja 100%.
Companheiro do camisa 14, De La Cruz também tenta se recuperar a tempo do mata-mata nacional, mas as chances são baixas. Nico deve ficar à disposição mesmo contra o Peñarol, uma semana depois. A reportagem apurou que o uruguaio é quem mais evoluiu desde a contusão.
Michael só volta aos gramados em outubro, enquanto outros dois atletas estão fora de ação nesta temporada: Everton Cebolinha, com lesão grave no tornozelo, e Matias Viña, que rompeu os ligamentos do joelho. Ambos passaram por cirurgia e estão em fase de repouso com fisioterapia.
A última situação que preocupava era a de David Luiz. O zagueiro deixou o gramado da Neo Química Arena, no último domingo (01), com dores no adutor da coxa, mas já não sente mais os efeitos. Ele passará por reavaliação e é esperado pela comissão técnica sem mais problemas.
Data Fifa traz paz, mas também preocupa
Ciente da sina com as lesões, o Flamengo está com os olhos bem atentos ao período de jogos das seleções sul-americanas. O clube teve quatro atletas convocados: Gerson, Erick Pulgar, Pedro e Varela.
Desse quarteto, dois apresentam desgaste físico elevado (Gerson e Pulgar) e outros dois retornaram de lesão recentemente (Varela e Pedro). O lateral uruguaio, inclusive, deixou o jogo contra o Corinthians reclamando de dores no quadril, mas foi convocado mesmo assim por Marcelo Bielsa. Segundo o preparador do Flamengo, Fábio Mahseredijan, o clube se sente seguro por trocar informações com as comissões.
— Quando estávamos lá recebíamos dos clubes e o Flamengo já enviou à comissão técnica os dados dos dois atletas. Principalmente nesse período congestionado. As métricas do GPS, se tem alguma reclamação. No caso do Pedro, o Tannure (chefe do DM do Flamengo) conversou com o Rodrigo Lasmar (DM da seleção), ele recebeu os exames. Todos os dados que tem dentro do Flamengo foram comunicados à CBF. Temos certeza que eles vão estar muito bem resguardados — disse, durante a coletiva na Neo Química Arena.
Janela passa tranquilidade ao Flamengo
Apesar de tantos problemas, o mercado interessante do clube faz com que Tite ganhe certa tranquilidade para os próximos passos. Nenhum reforço vai poder ajudar no próximo compromisso, que é o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, por não estarem inscritos, mas, depois disso, o treinador terá opções para variar o time.
Certo mesmo é que o período de Data Fifa funcionará muito mais como um spa do que necessariamente de intensidade nos treinamentos. A prioridade é fortalecer o aspecto físico para o terço final de 2024, que promete ser de fortes emoções para os corações rubro-negros.