Brasil

Busca por novo lateral esquerdo esfria e Flamengo já se mexe por Plano B na posição

O Flamengo queria contar com Matías Viña, mas a Roma estabeleceu um preço muito alto, então o nome de Juninho Capixaba é ventilado na Gávea

Após a aposentadoria de Filipe Luís no fim desta temporada, o Flamengo colocou a lateral esquerda como uma das prioridades no mercado de transferências. O clube, inclusive, já gostaria de ter solucionado a questão, mas tem encontrado uma grande resistência para comprar o principal alvo. Por causa disso, o Rubro-Negro começou a colocar mais forças em outras possibilidades.

O grande desejo do Flamengo para a lateral esquerda é o uruguaio Matias Viña, que teve uma passagem de sucesso pelo Palmeiras e hoje está no Sassuolo, emprestado pela Roma. No entanto, o clube da capital italiana tem complicado bastante a negociação pelo atleta.

Mais longe de Viña, o Rubro-Negro teve que começar a se mexer por outras opções. O principal nome é o de Juninho Capixaba, que fez um bom Campeonato Brasileiro pelo Red Bull Bragantino e poderia entrar na negociação que o clube já conduz para ter o zagueiro Léo Ortiz.

Roma estabelece valor alto e complica interesse em Viña

Não existe nenhum segredo de que Viña é o principal alvo do Flamengo para competir com Ayrton Lucas no setor. O clube chegou até a acertar valores com o empresário do atleta, mas o casamento não deve se concretizar por causa do montante pedido pela equipe italiana para negociar o uruguaio.

A Roma colocou seu preço: 10 milhões de euros (cerca de R$ 53 milhões na cotação atual). O Flamengo fez uma oferta em um valor bem abaixo do exigido pela Roma, e foi prontamente rejeitado. Tentando atender a um desejo de Tite, que pediu o atleta, o Rubro-Negro segue tentando, mas vê o negócio como bastante complicado no momento.

Algo que dificulta bastante as tentativas do Flamengo é o fato de que o clube italiano acredita que poderia receber ofertas no valor de sua avaliação do jogador, ou pelo menos próximas do que a dos cariocas, durante a próxima janela de transferências do futebol europeu, que acontece no início de 2024.

Hoje emprestado ao Sassuolo, Viña foi contratado pela Roma em 2021, pagando 13 milhões de euros ao Palmeiras. O lateral atuou em 37 jogos na sua temporada inicial na Itália, mas acabou perdendo espaço, sendo emprestado ao Bornemouth, da Inglaterra, em 2022/23, antes de chegar ao Sassuolo na temporada atual.

O Plano B que está perto de virar Plano A

Após se destacar com o Red Bull Bragantino no Campeonato Brasileiro, o nome de Juninho Capixaba virou uma unanimidade entre equipes que precisam se reforçar na lateral esquerda. No caso do Flamengo, a possibilidade de contar com o jogador é bastante considerada, até porque o Rubro-Negro já tem uma negociação ativa com o time de Bragança Paulista.

O Flamengo tem interesse de contar com o zagueiro Léo Ortiz, que pediu ao Bragantino para ser negociado ao fim da temporada. Desde então, a direção do Flamengo corre para tentar comprar o jogador, já tendo feito uma proposta de 5 milhões de euros (cerca de R$ 26,8 milhões na cotação atual), que foi recusada pelo time paulista, que pede algo próximo ao dobro para negociar o zagueiro.

Sem uma solução para a compra de Léo Ortiz, a diretoria rubro-negra decidiu tentar envolver os dois jogadores em uma negociação só. A oferta é de 11 milhões de euros (cerca de RS 59 milhões na cotação atual). O Bragantino ainda não respondeu, mas já existem questões sobre a forma de pagamento e a possibilidade de envolvimento de atletas do Flamengo.

Os dois nomes que mais são citados para trocar o Rio de Janeiro por Bragança Paulista são os do lateral Matheuzinho, que gostaria de ouvir propostas da Europa, e do atacante André, cria da base e que hoje está emprestado ao Estrela Amadora, de Portugal.

Foto de Matheus Rocha

Matheus RochaSubcoordenador de conteúdo

Matheus Rocha é natural de Uberlândia, onde se formou em Jornalismo na Unitri em 2014. Começou a carreira no jornalismo na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo