Brasil

Flamengo repete roteiro apresentado por Tite ao não se aproximar de Igor Coronado

Tite avisou em coletivas, e Flamengo não avança por Igor Coronado para dar mais oportunidades aos Garotos do Ninho

O Flamengo está no mercado em busca de reforços, mas suas prioridades estão muito claras nesta janela. Tendo contratado De La Cruz e Matias Viña, o departamento de futebol concentra todos os esforços para fechar com um zagueiro, mirando principalmente na figura de Léo Ortiz. Dessa forma, o Rubro-Negro não pretende abrir negociações em outras frentes, incluindo com um nome que ganhou força entre torcedores em janeiro.

Igor Coronado, que está de saída do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, foi oferecido por mais de um empresário, conforme publicou o ge, e a Trivela confirmou. Ciente de que o atleta é de alto calibre, o Flamengo agradeceu, mas não abriu negociações. Pelo planejamento, revelado por Tite nas últimas coletivas, o Rubro-Negro quer dar mais oportunidades às categorias de base.

— Contratem muitos bons jogadores. Se é para contratar um jogador que está em um processo de evolução, dê oportunidade à base. Eu entendo que se fortalece dessa forma, é melhor ter um grupo qualificado, com atletas mais qualificados, e espaço para esses jovens poderem, perto desses grandes atletas, desenvolverem esse caminho. Senão daqui a pouco fica um número excessivo de atletas — disse Tite, em coletiva após o empate com o Orlando City, ainda na Flórida.

Quem deve ganhar oportunidades nessa história

Além de fugir dos altos salários que o jogador recebia na liga saudita, o Flamengo não buscou a contratação por entender que a safra de jovens de meio-campo é interessante. Victor Hugo, Matheus Gonçalves e até mesmo Lorran pedem passagem e têm sido relacionados frequentemente por Tite. A chegada de Igor Coronado tiraria o espaço do trio em 2024.

Victor Hugo está entre os profissionais do Flamengo desde 2022 e, nesta temporada, o sentimento dentro do clube é de que ele pode dar o salto esperado pelo departamento de futebol. Matheus Gonçalves é outro que nutre grandes expectativas, após boa passagem por empréstimo pelo Red Bull Bragantino. Lorran é o mais jovem do trio e teve poucas oportunidades no time de cima, mas é visto como a grande joia dessa safra.

Tite tem mostrado um carinho diferente com a base do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Não é como se a contratação de Igor Coronado estivesse totalmente descartada. Como mencionado, o Flamengo vê o meia como um bom jogador, mas que está fora das prioridades da equipe.

Copa América preocupa o Flamengo

A Trivela ouviu que uma das poucas circunstâncias que podem mudar a situação de Coronado internamente é a disputa da Copa América. O meio-campo deve ser o setor do Flamengo mais afetado pela disputa, já que a CBF informou, ainda em 2023, que não paralisará suas competições durante o torneio de seleções. Pulgar, Gerson, Arrascaeta e De La Cruz estão entre os nomes passíveis de convocação. 

Os estrangeiros, inclusive, só ficam de fora das listas de Uruguai e Chile em caso de lesão, já que são titulares de suas respectivas seleções. Com isso, o meio-campo ficaria com Allan e Thiago Maia, além do trio de garotos. É possível que o Flamengo perca seus atletas por até nove rodadas.

Conheça Igor Coronado

Nascido em Londrina, no Paraná, assim como outros jogadores do Flamengo, como Matheuzinho, Igor Coronado se mudou para a Inglaterra aos 12 anos de idade para acompanhar a família. As categorias de base do MK Dons foram as primeiras a abrirem as portas ao brasileiro, que se profissionalizou por lá mesmo. Entre passagens pelo futebol suíço e maltês, o meia recebeu sua primeira grande oportunidade, na Itália.

O desempenho no Trapani, da segunda divisão, foi tão interessante que o Palermo, da Série A, fechou sua contratação na temporada 2016/2017. As 13 participações em gol ao longo do ano fez com que Igor Coronado despertasse o interesse do Oriente Médio. Primeiro, passou pelo Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, onde marcou 50 vezes em 86 jogos, além de ter distribuído 26 assistências.

Igor Coronado teve bom desempenho na Arábia Saudita, mas, pelo menos por enquanto, não está na mira do Flamengo

Os números impressionaram o Al-Ittihad, que fechou a contratação em 2021. Ao todo, foram 75 jogos, com incríveis 35 assistências e 16 gols marcados. Conhecido pelo excelente passe, Coronado é um nome que deve dar o que falar no mercado brasileiro, mas, por enquanto, não está na pauta do Flamengo.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo