Como De La Cruz pode encaixar no concorrido meio-campo do Flamengo
Características batem com as preferidas por Tite, mas contribuição de De La Cruz vai muito além do que é visto pelo torcedor comum
A contratação de Nicolás De La Cruz foi o primeiro presente de Natal do departamento de futebol para o torcedor do Flamengo. O clube pagou caro, cerca de R$ 80 milhões, à vista, junto ao River Plate, mas conseguiu realizar o sonho antigo de ver o uruguaio vestir a camisa rubro-negra. Isso não significa, contudo, que ele terá vaga catiga na equipe comandada por Tite.
O meio-campo do Flamengo só não é mais concorrido que o ataque, e possui peças que pouquíssimos clubes esbanjam na América do Sul. Arrascaeta, Gerson e Pulgar são apenas alguns dos nomes que compõem o setor para que chega De La Cruz. Mas como o uruguaio poderá encaixar no meio dessas boas opções? A Trivela tenta explicar.
As características de De La Cruz
Ao analisar o estilo de jogo do uruguaio, encontrei um meia muito versátil. É capaz de atuar mais recuado, como segundo volante, e buscar jogo lá atrás para iniciar a transição, mas também chega ao campo de ataque com muita precisão. É algo que Tite valoriza muito, os “mini-jogos” que ele tanto fala, podem ser definidos pelas características do meia. Esse jogador de várias fases pode ser exemplificado pelo mapa de calor do River Plate em 2023, cedido pela plataforma SofaScore.
O estilo de Nicolás De La Cruz é pautado pela verticalidade. O uruguaio está sempre de cabeça erguida, buscando a melhor opção, isso quando tem a bola. Sem a redonda, o meia se torna ainda mais perigoso, já que consegue atacar muito bem os espaços e se posicionar, tanto para conceder assistências, quanto para finalizar em gol. Os chutes de fora da área, inclusive, são ponto forte do atleta.
É importante destacar, também, que a transição feita por De La Cruz lá atrás, buscando a bola com os zagueiros, não é realizada exclusivamente com a posse no chão. O uruguaio também tem como característica a bola longa. Se não tiver pressão, ele consegue quebrar as linhas com um lançamento. Seu aproveitamento no quesito em 2023 é de 55%, acertando mais de duas por jogo.
Pela Seleção Uruguaia, o posicionamento é diferente. Ainda que Marcelo Bielsa goste do jogo de movimentação, De La Cruz tem sido utilizado muito mais no setor ofensivo, para trabalhar as jogadas já construídas e servir os companheiros. Não à toa, o novo reforço do Flamengo é o líder de assistências das Eliminatórias e, também, está na vice-liderança da artilharia.
Nicolás de la Cruz entre todos os jogadores das Eliminatórias CONMEBOL 23/25:
1º em assistências (3)
2º em gols (3)
2º em participações em gols (6)
2º em grandes chances criadas (3)
2º em passes decisivos (16)
2º em Nota Sofascore (7.65)
3º em faltas sofridas (19)??? pic.twitter.com/4gV9t3cD6b
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) December 17, 2023
Tite vai ter que mudar o esquema?
Seria muito fácil responder com um simples não, mas as análises são característica da Trivela e, dessa vez, não será diferente. Pelo tamanho do investimento, é natural que torcedor, diretoria e até alguns atletas esperem que De La Cruz chegue para ser titular absoluto, mas calma, o elenco do Flamengo é forte demais para fazer tal afirmação. Tite, no entanto, pode potencializá-lo.
Pelas características de buscar o jogo e fazer a saída, De La Cruz pode se tornar uma dupla ideal para Erick Pulgar, outro jogador muito inteligente em transição. A aproximação dos dois gera oportunidades de quebrar a primeira linha de marcação adversária e servir o meia mais avançado no esquema de Tite que, no momento, é Arrascaeta, mas pode ser Gerson ou Everton Ribeiro. E não para por aí.
De La Cruz também pode ser fundamental em outra características do time de Tite: a troca de corredor. Sob a batuta do treinador, o Flamengo voltou a ter um toque de bola objetivo, buscando sempre a verticalidade. É justamente nesse ponto que o uruguaio pode voar, tanto com a bola nos pés, utilizando da sua visão de jogo, quanto sem, atacando os espaços e servindo de opção.
O que gera o debate sobre De La Cruz é a quantidade de vagas. Tenho certeza que Tite gostaria de ter mais de 11 jogadores em campo, mas esse é o futebol, e os treinadores estão ali para fazerem escolhas. Como gosta dos pontas abertos, e não abre mão deles, Adenor conta com apenas três espaços no meio-campo que, como mencionado, é muito forte. Então como escolher?
Em uma temporada longa, de muitos compromissos consecutivos, rodar o elenco é fundamental. Tendo opções de ponta para não perder o nível entre uma substituição ou outra é o sonho de qualquer treinador. Tite vive isso, é cascudo e saberá usar todos da melhor maneira possível. Dessa forma, o debate não deveria ser se De La Cruz será titular, e sim como o treinador pode extrair o melhor dele em campo, afinal, quem ganha nisso é o Flamengo.
De La Cruz é anunciado pelo Flamengo
Logo depois da publicação desta análise, o Flamengo anunciou oficialmente a contratação de Nicolás De La Cruz. O meia uruguaio foi presenteado com uma camisa do clube, em ação conjunta com o Mercado Livre, parceiro e patrocinador do Rubro-Negro. Durante o curto vídeo, o jogador manda um recado para a torcida: “Nação, estamos juntos em 2024! O melhor está chegando!”.
Já não sabe, Nação? A MAIOR TORCIDA DO MUNDO MERECE TODOS OS PRESENTES!
O DE LA CRUZ É NOSSO!
E você já pode comemorar com o Manto Sagrado com o nome dele na loja oficial do Flamengo no @mercadolivre! Corre que o estoque é limitado: https://t.co/JF8TxPxBgh
#FlaMeli ?? pic.twitter.com/rwWjmB8z2D
— Flamengo (@Flamengo) December 24, 2023