Brasil

Flamengo dá resposta ao mercado ao renovar com Victor Hugo, que pode ser peça importante em 2024

Novo contrato do Flamengo com Victor Hugo vai até dezembro de 2028 e serve como uma espécie de proteção às constantes sondagens da Europa

As categorias de base do Flamengo têm rendido frutos dentro e fora dos gramados. Vendidos cada vez mais jovens, as promessas cumprem seu papel, mesmo que reduzido, nas quatro linhas para serem vendidos aos mais altos preços para os mais diferentes mercados, embora a Europa seja sempre prioridade. Victor Hugo, no entanto, parece seguir um caminho diferente.

Nesta semana, o Flamengo encaminhou a renovação com o meia de 19 anos, e o novo contrato vai até dezembro de 2028. É uma clara aposta do Rubro-Negro em Victor Hugo, tanto perto quanto longe da cancha. Ele já recebeu diversas sondagens de clubes da Europa, mas confirmou, no ano passado, que quer fazer história no Rubro-Negro.

Renovação é resposta ao mercado

O Flamengo tem um dos meio-campistas mais valorizados no mercado do futebol, e essa não é uma afirmação exagerada. Segundo o CIES Football Observatory, em levantamento publicado neste mês, Victor Hugo é o segundo meia mais valioso atuando fora da Europa, atrás apenas de Gerson, companheiro de clube. Nicolás De La Cruz, apresentado recentemente pelo Rubro-Negro, também está na lista.

Victor Hugo é um jogador muito valorizado no mercado (Foto: Divulgação/CIES Football Observatory)

Por isso a ânsia do Flamengo para renovar o vínculo com um jogador que já tinha assinado contrato até 2027. A reportagem apurou, ainda, que houve uma leve valorização salarial ao meia, mas não teve acesso a uma possível mudança na multa rescisória. No contrato antigo, os clubes precisariam desembolsar 100 milhões de euros, mais de R$ 500 milhões na cotação atual, para tirar Victor Hugo do Ninho do Urubu.

Victor Hugo já recusou propostas

O meia recebe sondagens desde que subiu para os profissionais, em 2022, mas a grande proposta oficial chegou no ano passado, quando o Wolverhampton, da Inglaterra, ofereceu 20 milhões de euros (R$ 107 milhões na cotação da época. Na negociação, o Flamengo ainda teria direito a 20% de uma futura venda, ou seja, era uma oferta bem interessante, mas foi prontamente recusada pelo atleta. Ele também esteve no radar de outros clubes da Premier League, como é o caso do Brighton. 

O desejo de Victor Hugo é de fazer história no Flamengo antes de dar um novo passo na carreira. O meia já foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil logo no primeiro ano como profissional, mas a vontade é de conquistar títulos na condição de protagonista. Para isso, ele precisa de chances, e elas, finalmente, parecem estar no horizonte.

Victor Hugo é uma das grandes joias da base do Flamengo (Foto: Divulgação/CRF)

Hora de mais oportunidades?

Victor Hugo não teve muito tempo em campo desde a chegada de Tite. Ele foi um dos poucos a não ser utilizado como titular pelo novo treinador e entrou em apenas cinco dos 12 jogos da passagem de Adenor pelo Flamengo. O cenário, no entanto, mudou bastante para a jovem promessa com a saída de Everton Ribeiro, que não teve o contrato renovado e assinou com o Bahia. 

Com mais espaço, Victor Hugo tem tudo para recuperar a confiança e ser, pelo menos, um reserva imediato para o meio-campo do Flamengo. A versatilidade do jogador também ajuda: ele é meia de origem e gosta de atuar mais perto do gol, mas sua melhor sequência, sob o comando de Jorge Sampaoli, aconteceu com ele atuando como segundo volante.

Ao todo, Victor Hugo disputou 83 partidas pelos profissionais do Flamengo, sendo X como titular, marcou seis gols e distribuiu seis assistências.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo