Filipe Luís é o 11º ex-jogador do Flamengo a comandar o clube no século; veja lista
Já virou rotina para os rubro-negros terem rostos conhecidos na área técnica, especialmente os que vieram do campo
Com a saída de Tite, Filipe Luís assumirá a equipe profissional do Flamengo de maneira interina. É uma ascensão meteórica para o ex-jogador, que pendurou as chuteiras em há pouco menos de um ano. O modus operandi, contudo, não é nenhuma novidade para o clube.
O Rubro-Negro tem o costume de empregar ex-jogadores do clube. Foram vários só neste século, alguns que deram certo, outros não.
A Trivela relembra as campanhas e explica como vai funcionar a passagem de Filipe Luís.
Filipe Luís assume o Flamengo
Um plano a curto e longo prazo. Ainda que tenha pouca experiência, a diretoria do Flamengo confia em Filipe Luís, até mesmo para sequência em 2025. Inicialmente, caso Rodrigo Dunshee vença e mantenha a situação no poder, o ex-jogador deve permanecer.
Se a diretoria apoia, a questão será como o elenco vai receber a transição. Filipe Luís era companheiro da vasta maioria dos jogadores há poucos meses, ou seja, a nova função, com maior poder de decisão, pode minar relações. A falta de lastro na carreira é uma questão a ser analisada ao longo do trabalho.
Certo mesmo é que Filipe Luís também conta com a confiança da torcida do Flamengo. É ídolo e já conquistou títulos importantes na base, como o Intercontinental sub-20.
E as burocracias?
Uma questão nas redes sociais, já que muitos acreditavam que treinador ainda não tinha a Licença A da CBF. O documento já está pronto, ou seja, ele está liberado para competições nacionais. No caso da Libertadores é diferente, já que a Conmebol exige a Licença PRO.
A mais fácil é fazer com que o auxiliar, Ivan Palanco, espanhol que chegou ao Flamengo no início da temporada para integrar a comissão de Filipe Luís, assine as súmulas das partidas. Ele tem a Licença PRO da Uefa.
Não há qualquer tipo de preocupação interna com as burocracias. O Flamengo terá Filipe Luís na área técnica já nesta quarta-feira, diante do Corinthians, pela Copa do Brasil.
— Vai ser ele e ponto final. Todo cuidado está sendo tomado para esse tipo de situação — disse uma fonte do clube.
Relembre outras passagens de ex-jogadores pelo Flamengo
Filipe Luís é o 11º ex-jogador a assumir o Flamengo no século XXI. Os nomes variam entre ídolos nacionais e outros poucos conhecidos. Alguns conseguiram conquistar títulos de expressão, enquanto outros tiveram passagens pífias.
Como o clube estava bastante bagunçado no início dos anos 2000, a quantidade de técnicos foi absurda. Andrade, por exemplo, teve três passagens pelo Flamengo, sendo a última a mais vitoriosa, culminando no título brasileiro de 2009.
Jayme de Almeida também conquistou uma Copa do Brasil, em 2013. Zagallo e Luxemburgo foram bem.
Evaristo de Macedo, Carlos Alberto Torres e Renato Portaluppi foram decepções, enquanto Rogério Lourenço e Deivid, os mais inusitados. Esse último, inclusive, atuou como interino em apenas duas partidas, e a experiência lembrou os gols perdidos dentro de campo pelo Flamengo.
Diante do maior poderio financeiro, esse tipo de aposta é cada vez mais incomum no Flamengo, o que deixa a mudança em favor de Filipe Luís ainda mais arriscada.
Os 11 ex-jogadores que treinaram o Flamengo desde 2001
- Zagallo (2001)
- Carlos Alberto Torres (2001 – 2002)
- Evaristo de Macedo (2002 – 2003)
- Andrade (2005, 2009 – 2010)
- Liminha (2005)
- Rogério Lourenço (2010)
- Vanderlei Luxemburgo (2010 – 2012, 2014 – 2015)
- Jayme de Almeida (2012, 2013 – 2014)
- Deivid (2015)
- Renato Portaluppi (2021)