‘Vou incomodar alguns’: Filipe Luís já sabe como ganhar o respeito no Flamengo
Ex-jogador, agora treinador, foi apresentado como comandante do Rubro-Negro no Centro de Treinamento do clube
Filipe Luís foi apresentado oficialmente como técnico do Flamengo na tarde desta terça-feira (01), no Ninho do Urubu. Em coletiva séria, com o peso do tamanho do desafio, o ex-jogador comentou sobre como foram as negociações com o departamento de futebol.
Acima de como vai jogar ou como pretende ganhar a confiança, Filipe Luís foi perguntado como pretende fazer com a situação de Gabigol, mal dentro e fora de campo. Não apenas do atacante, mas de todo o elenco.
— Me preparei muito para esse momento aqui e estou muito feliz. Desafio muito importante e, como já falei para todos que trabalham no CT, preciso de todos. Preciso da torcida, da imprensa, da diretoria para colocarmos o Flamengo onde ele merece. Sozinho não vou conseguir. Preciso dos meus jogadores, do meu staff e de todos vocês. Esse desafio pode parecer uma pressão gigantesca, mas para mim é um privilégio poder liderar e guiar o melhor elenco da América até o caminho onde quero leva — disse Filipe, em suas primeiras palavras como treinador do Flamengo.
As primeiras palavras de Filipe Luís como treinador do elenco profissional do Flamengo: “Um privilégio guiar o melhor elenco da América”
— Gui Xavier (@guivxavier.bsky.social) October 1, 2024 at 2:13 PM
Gabigol é destaque da coletiva de Filipe Luís
Logo no início da entrevista coletiva, Filipe Luís foi perguntado sobre a situação de Gabigol. O atacante viveu dois anos complicados, envolvido em polêmicas e com atuações abaixo da expectativa. Diante da excelente relação com o atacante, o novo treinador quer o recuperar o mais rápido possível.
— Eu sei da capacidade que tem o Gabriel, não importa o tempo de contrato, se são dois meses, dois anos ou cinco anos. Eu vou dar a vida por ele e por todos os jogadores para melhorar individualmente para que joguem coletivamente organizados. Que eles sejam peças dessa engrenagem que façam a equipe funcionar — explicou.
Mais importante que a personalidade, está o campo e bola. Se com Tite, Gabigol não rendeu o esperado, Filipe quer um atacante mais próximo do seu auge, que viveram juntos entre 2019 e 2022.
— E eu vou fazer de tudo que está ao meu alcance para recuperar o melhor nível dele, o alto nível dele e o alto rendimento que ele tem e que já teve. E assim que ele começar a falar no campo e começar a ser o Gabriel que eu conheci, com certeza ele irá recuperar os minutos que ele precisa para poder ter uma sequência e desempenhar o melhor futebol dele.
Imposição e juventude no Flamengo
O ex-jogador pendurou as chuteiras em dezembro e teve ascensão meteórica até o cargo de treinador do Flamengo. Ele iniciou o ano como técnico do sub-17, substituiu Mário Jorge no sub-20 e, agora, comanda os profissionais. Nas categorias inferiores, os títulos vieram.
Mais importante que o campo e bola, será o vestiário. Filipe Luís era visto como liderança quando jogador, mas agora, em condição de tomada de decisões sobre o time, vai precisar agradar uns e desagradar outras. Esse fato, contudo, não incomoda o treinador.
— E eu sei que vou tomar decisões que vão incomodar alguns jogadores e que alguns deles vão ficar bravos comigo, mas não é com o Filipe Luís pessoa, é com o Filipe Luís treinador. É importante separar isso aí porque a maior forma de respeitar todos esses jogadores é treinando e deixando-os preparados para os jogos. Minhas decisões vão agradar alguns, a outros não, mas o importante é que a cobrança e o elogio vão existir em todos os momentos em que forem necessários.
Como vai funcionar o contrato de Filipe Luís?
O assunto gerou dúvida entre torcedores do Flamengo, ou seja, logo que o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e o executivo de futebol, Bruno Spindel, sentaram no palanque da sala de imprensa Victorino Chermont, logo foram perguntados sobre. O contrato vai mesmo até 2025.
— O contrato do Filipe será até dezembro de 2025. Foi um erro meu. As coisas foram feitas de maneira rápida para não ter vazamento, como não aconteceu. O Filipe Luís estará com o contrato até o final de 2025 e é o técnico do Flamengo — relembrou o vice de futebol.
Chefe do departamento de futebol, Braz ainda contou um pouco mais sobre como conseguiu convencer Filipe Luís a assumir o time principal. O próprio ex-jogador explicou que não houve qualquer hesitação durante o processo.
— Na manhã de ontem (segunda), encontrei o Filipe e quando falamos no telefone. Foi à minha casa e definimos tudo. Não demorou cinco minutos esse processo. O que se falou que ele não queria, não procede. O Filipe, de pronto, aceitou o convite. Numa conversa, pela relação que temos de confiança, entendemos que dar 15 meses de trabalho, não poderíamos não acreditar nele. Absoluta confiança nele. No trabalho dele. Tenho certeza que foi a decisão certa. Espero que dê certo como deu como jogador — finalizou.
Filipe Luís estreia nesta quarta-feira (02), diante do Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil. O jogo será disputado no Maracanã, a partir das 21h45 (de Brasília).