O que esperar de Filipe Luís no Flamengo? Conheça estilo de jogo do novo treinador
Ex-jogador estava nas categorias de base do Flamengo e vai assumir o profissional de maneira interina, pelo menos a princípio
O tamanho da responsabilidade de Filipe Luís aumentou de maneira exponencial nos últimos meses. É possível afirmar que pouquíssimos, quiçá ninguém esperava que o ídolo, apenas dez meses depois de pendurar as chuteiras, assumiria o elenco profissional do Flamengo. O sonho se tornou realidade antes do esperado.
Diante do baixo número de partidas, a amostra para entender melhor como jogam as equipes de Filipe Luís é pequena. Mesmo assim, a Trivela preparou um material para fazer com que o rubro-negro identifique algumas mudanças sutis.
Ver esta publicação no Instagram
O estilo de jogo de Filipe Luís
O Flamengo deve estar mais estacionado no campo ofensivo. Pelo menos essa é a vontade do seu novo treinador. Ele quer concretizar o esquema com uma pressão alta no campo de ataque, buscando recuperar a posse de bola rapidamente.
— Sempre pensei que o treinador tem que falar o menos possível, dar menos pistas possíveis. Mas o meu modelo de jogo é de propor sempre, sair jogando com a bola, posse no campo ofensivo e ataque ao espaço. É um jogo mais vertical neste ponto e baseado muito no último conceito, que é a pressão. A cada adversário que eu jogo, eu quero pressionar sempre para ter a bola, mas isso é muito difícil. Acredito ter a capacidade de fazer isso, por mais que às vezes erre ou acerte. Mas é um modelo baseado principalmente em pressionar e depois um jogo muito agressivo e em direção ao gol — explicou.
A PPP (Pressão Pós-Perda) é muito lembrada no time de Jorge Jesus, mas, durante a passagem pelas categorias de base, Filipe Luís também adotou um esquema com dois externos bem abertos no corredor, característicos de um jogo posicional.
Ao todo, ele disputou 37 jogos na breve carreira como treinador, sendo 26 vitórias, dois empates e nove derrotas. Suas equipes tem um saldo de gol de 33 positivo, com 77 marcados e 34 sofridos. Foram dois títulos: a Copa Rio (sub-17) e o Intercontinental (sub-20).
Primeiro contato com o elenco
O cenário é conhecido, já que Filipe esteve no dia a dia dos profissionais entre julho de 2019 até dezembro de 2023. As figuras também são as mesmas: Rodolfo Landim (presidente), Marcos Braz (vice de futebol) e Bruno Spindel (executivo de futebol) acompanharam o retorno de perto.
O ex-jogador chega ao time de cima com quatro nomes para a comissão técnica: Ivan Palanco, Márcio Torres e Daniel Alegria (auxiliares), além de Diogo Linhares, preparador físico. Todos trabalharam com Filipe Luís em categorias inferiores do Flamengo.
Publicação de @flamengoVer no Threads
Ainda que o elenco não seja o mesmo do seu auge no Flamengo, algumas figurinhas ficaram felizes em reencontrar o ex-companheiro. Tanto Pedro quanto Gabigol fizeram festa. Grandes amigos, Gerson e Filipe Luís trocaram um abraço apertado no Ninho do Urubu. O recado inicial é positivo.
Mudanças com o tempo
É claro que não vai dar para ver tudo de imediato, já que Filipe Luís tem apenas dois dias de preparação visando o próximo compromisso, que é o jogo contra o Corinthians, nesta quarta-feira (02), no Maracanã. O ex-jogador até se adiantou antes mesmo de chegar ao Ninho do Urubu, mas pouco adianta. Um ajuste ou outro serão possíveis.
Fica de consolo o tempo que ele terá depois da estreia. Mesmo que o resultado não seja dos melhores na ida, Filipe Luís terá quase três semanas até o jogo de volta, ou seja, mais tempo para tentar implementar um pouco mais as suas ideias.
Veja números de Filipe Luís na base do Flamengo
Sub-17
- 20 jogos (16 vitórias e 4 derrotas)
- 80% de aproveitamento
- +36 de saldo (53 marcados e 17 sofridos)
- 1 título (Copa Rio)
Sub-20
- 17 jogos (10 vitórias, 2 empates e 5 derrotas)
- 62% de aproveitamento
- +7 de saldo (24 marcados e 17 sofridos)
- 1 título (Intercontinental)