Brasil

O bilionário Flamengo pode ter quatro titulares formados na base contra o Grêmio

Desfalques por convocação e jogadores entregues ao departamento médico fazem com que Tite se vire para a base

Mesmo que ainda esteja de folga, o Flamengo já observa o próximo compromisso de 2024. Tite e companhia estão cientes de que terão desfalques importantes no jogo contra o Grêmio, na quinta-feira (13), sejam eles por lesão ou convocação, visando a Copa América. Dessa forma, a comissão técnica vai precisar muito de boas atuações dos Garotos do Ninho.

A base do Flamengo tem rendido bons frutos fora de campo, mas, na Era Tite, não é protagonista nas quatro linhas. Poucas promessas tendem a receber minutos do treinador, como é o caso de Lorran. Agora, eles precisarão dar conta do recado em momento crucial.

Caras novas e velhos conhecidos

Arrascaeta, De La Cruz, Pulgar, Varela e Viña são os convocados, enquanto Allan, Ayrton Lucas e Léo Pereira estão entregues ao departamento médico. O zagueiro é o único com boas chances de estar em campo diante do Grêmio, já que está em transição física para retornar aos gramados. Os outros dois se lesionaram recentemente e não devem atuar.

São cinco vagas abertas no time titular, que devem ser preenchidas pelos Garotos do Ninho. Wesley, sendo o único lateral direito de origem à disposição, entra no lugar de Varela. A ausência de Pulgar e Allan coloca Igor Jesus nas mesmas condições, assim como Zé Welinton na esquerda. A lateral, contudo, também pode ser feita por Léo Pereira e Carbone, que já foram improvisados no setor em 2024.

Sem os uruguaios no meio-campo, Tite pode montar o esquema de duas maneiras diferentes, com um ou dois jogadores formados na base. Lorran mostrou que pode ser um substituto natural para Arrascaeta, a questão é quem entra na vaga de Nico. Se o comandante optar por manter Gerson na ponta direita, Victor Hugo é opção, mas se retornar o Coringa para segundo volante, Luiz Araújo é a primeira opção.

Dessa forma, esse é um esboço do time: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Ortiz (David Luiz) e Léo Pereira (Zé Welinton); Igor Jesus, Victor Hugo (Luiz Araújo), Lorran e Gerson; Cebolinha e Pedro. 

Copa América mostra problemas no elenco

Não é como se o Flamengo tivesse um plantel fraco, pelo contrário, o clube possui um dos mais robustos da América do Sul, mas a falta de paralisação do Brasileirão na Copa América escancara algumas realidades.

A primeira, e mais importante, é a lateral direita: Wesley não vem em momento de confiança, mas vai precisar dar conta do recado de maneira urgente.

Lorran é outra questão. O meia é considerado uma das maiores joias do Flamengo nos últimos anos, mas, como toda jovem promessa, vai oscilar. Confiar num atleta de 17 anos para substituir Arrascaeta, o grande craque do time, não parece um bom planejamento por parte do Rubro-Negro.

Hora de dar conta do recado

Para os garotos que estarão em campo, a oportunidade é de ouro. É a chance de ser importante durante uma campanha importante do Flamengo no Campeonato Brasileiro, em momento complicado em que as baixas, sem dúvida, serão muito sentidas. E não para por aí.

Além de contribuir dentro de campo, o momento é fundamental para consolidar as jovens promessas no mercado.

A janela de verão da Europa está perto de abrir, e o Flamengo quer os holofotes nas suas joias. Victor Hugo e Wesley, por exemplo, vem recebendo sondagens de clubes do Velho Continente e, caso recebam propostas interessantes, devem ser vendidos.

Tite brinca com Wesley durante atividade no Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Caberá a Tite saber dosar as oportunidades, a fim de que todos possam contribuir, seja dentro ou fora de campo. A comissão técnica contará com quase uma semana de treinos para definir o time que vai representar o Flamengo diante do Grêmio.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo