Brasil

Tite deve manter apoio à base em Bangu x Flamengo, jogo que pode dar a liderança do Carioca

Sem Pulgar e Allan, Tite tem tudo para apostar em Igor Jesus, cria das categorias de base, em jogo importante do Carioca

O Flamengo enfrenta o Bangu nesta quinta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), em jogo válido pela oitava rodada da Taça Guanabara. O duelo terá diversas nuances para a equipe de Tite que, pela primeira vez em 2024, contará com desfalques. Para repô-los, o treinador manterá sua confiança nas categorias de base do Rubro-Negro, em partida que pode render a liderança momentânea do Carioca.

Com o empate sem gols entre Fluminense e Vasco, a equipe de Tite ganhará a liderança da Taça Guanabara com uma vitória simples diante do Bangu. Com a maior parte dos titulares, uma novidade interessante das categorias de base e uma torcida apaixonada, naquele que pode ser o último jogo do Rubro-Negro fora do Rio no Estadual, assim chega o Flamengo.

Apostas na base

Tite jamais escondeu o apreço pelas categorias de base do Flamengo. Desde que chegou ao clube, o treinador cultivou uma excelente relação com Mário Jorge e Raphael Bahia, comandantes das divisões inferiores, e construiu um clima de unificação, uma vez esquecido em 2023. A utilização dos Garotos do Ninho também é uma prioridade para Tite.

Em entrevista recente, o treinador confirmou que concederá ainda mais importantes às jovens promessas, e que comunicou ao departamento de futebol que, se for para realizar contratações apenas para oxigenar o elenco, é melhor utilizar as categorias de base. O tamanho dessa moral reflete dentro de campo, já que o Flamengo utilizou quase 40 nomes, oriundos do Ninho do Urubu, diferentes em um mês de temporada.

— Contratem muitos bons jogadores. Se é para contratar um jogador que está em um processo de evolução, dê oportunidade à base. Eu entendo que se fortalece dessa forma, é melhor ter um grupo qualificado, com atletas mais qualificados, e espaço para esses jovens poderem, perto desses grandes atletas, desenvolverem esse caminho. Senão daqui a pouco fica um número excessivo de atletas. Vou pegar um, outro…eu não quero fazer isso. Vamos qualificar e dar oportunidade a esses garotos, com talentos, claro, não só com vontade, o Ninho forma atletas. Essa é a ideia — disse, em entrevista após o jogo contra o Orlando City.

Como o Flamengo chega ao jogo com sua primeira lista de desfalques de 2024, Tite, mais uma vez, deve provar o prestígio da base contra o Bangu. Pulgar suspenso, e Allan, em trabalho de reequilíbrio muscular, não viajaram com a delegação. Thiago Maia, última opção para a vaga de volante, está em negociação avançada com o Internacional e também ficou fora. Dessa forma, o comandante testou Igor Jesus no esquema.

De La Cruz e Viña completam a lista de ausências no Flamengo. Dessa forma, essa deve ser a escalação de Tite para enfrentar o Bangu: Rossi, Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Igor Jesus, Gerson e Arrascaeta (Victor Hugo); Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Liderança muito próxima do Flamengo

O Rubro-Negro dependia de apenas um resultado para estar habilitado a assumir a liderança da Taça Guanabara. Como o Fluminense não venceu o Vasco, tendo ficado no empate em 0 a 0, os comandados de Tite tem a possibilidade de terminar a rodada na ponta, pelos critérios de desempate. O Flamengo ficaria com o mesmo número de pontos do Tricolor, mas levaria vantagem no saldo de gols.

  1. Fluminense – 18 pontos (5 vitórias e +9 de saldo)
  2. Flamengo – 15 pontos (4 vitórias e +10 de saldo) – Um jogo a menos
  3. Botafogo – 14 pontos (4 vitórias e +6 de saldo)
  4. Nova Iguaçu – 14 pontos (4 vitórias e +2 de saldo) – Um jogo a menos
  5. Vasco da Gama – 13 pontos (3 vitórias e +3 de saldo)
O Flamengo é um dos principais favoritos ao título Carioca de 2024 (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Vitória também seria prêmio para os torcedores

Além da importância do resultado por si só, um triunfo deixaria a torcida do Flamengo, não apenas no Rio de Janeiro, muito feliz. Contra o Bangu, o Rubro-Negro fará seu quinto, e provavelmente último, compromisso longe de terras cariocas nesta edição do Campeonato Carioca. As outras partidas foram um sucesso, dentro e fora das quatro linhas.

A equipe de Tite venceu Audax e Sampaio Corrêa, com os profissionais, e conseguiu empates diante de Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu, quando o time de cima estava em pré-temporada nos Estados Unidos. Foram os Garotos do Ninho, inclusive, que garantiram a invencibilidade do Rubro-Negro ao longo dos 15 dias em que Tite e companhia estiveram na Flórida.

Para a torcida, a turnê foi considerada um grande sucesso. O Flamengo bateu recordes de renda e movimentou mais de 135 mil torcedores no período. O duelo diante do Bangu, inclusive, deve fechar a passagem do clube por Norte e Nordeste com chave de ouro. Os envolvidos na partida esperam um Estádio Baptistão, em Aracaju, Sergipe, totalmente lotado. A capacidade do local é de quase 16 mil pessoas.

Veja a lista completa de relacionados do Flamengo

Goleiros: Dyogo Alves, Matheus Cunha e Rossi
Zagueiros: Cleiton, David Luiz, Fabrício Bruno e Léo Pereira
Laterais: Ayrton Lucas, Carbone, Varela e Wesley
Volantes: Evertton Araújo, Igor Jesus, Rayan Lucas
Meias: Arrascaeta, Gerson, Lorran, Matheus Gonçalves e Victor Hugo
Atacantes: Bruno Henrique, Everton Cebolinha, Gabigol, Luiz Araújo e Pedro

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo