Brasil

Promessa de utilizar a base abre leque de opções ainda maior para Tite no Flamengo

Garotos do Flamengo podem ser importantes na rodagem do elenco em 2024, especialmente os mais experientes, como Victor Hugo e Matheus Gonçalves

A ideia de um elenco robusto é vista como prioridade no Flamengo desde o início da gestão Rodolfo Landim, mas a maneira com que é feita essa montagem mudou com a chegada de Tite. Ao contrário de outros, que buscavam o maior número de peças possível, o treinador gosta de nomes certeiros, que realmente vão agregar ao plantel. Se sair desses moldes, a base se torna aliada.

Tite apresentou o pensamento em entrevista coletiva recente, após o empate em 1 a 1 com o Orlando City, ainda nos Estados Unidos, e dividiu opiniões. É importante frisar que, no momento, o Flamengo só anunciou dois reforços: Nicolás De La Cruz e Matias Viña. 

— Contratem muitos bons jogadores. Se é para contratar um jogador que está em um processo de evolução, dê oportunidade à base. Eu entendo que se fortalece dessa forma, é melhor ter um grupo qualificado, com atletas mais qualificados, e espaço para esses jovens poderem, perto desses grandes atletas, desenvolverem esse caminho. Senão daqui a pouco fica um número excessivo de atletas — disse.

Número alto de jogadores utilizados

Diante das circunstâncias de início do Carioca e pré-temporada nos Estados Unidos, Tite — e Mário Jorge, técnico do sub-20 — aproveitaram para conceder oportunidades do máximo de Garotos do Ninho possível. Ao todo, foram quase 40 atletas utilizados entre a estreia na temporada, diante do Audax, e os últimos dois clássicos, além do jogo atrasado contra o Volta Redonda. Os números impressionam.

O início de 2024 também marcou a estreia de pelo menos dez jovens promessas das categorias de base do Flamengo. São eles: Caio Barone, Carbone, Iago, Lucyan, Luis Aucélio, Pedro Estevam, Rayan Lucas, Santiago Ocampos, Zé Welinton e Wallace Yan. Alguns participaram da pré-temporada nos Estados Unidos, enquanto outros, que representaram na Copinha, ganharam chances no Campeonato Carioca. Tite rasgou elogios a todos.

— Não sei o que o Ninho tem, mas ele forma muitos atletas. (Carlos) Noval (gerente de transição) pode falar bastante a respeito, as categorias de base municiam o profissional com garotos de qualidade e personalidade. Talvez nós tenhamos um pouco de feeling, e o Juan ajuda a acolher um pouquinho e deixar à vontade. Vi principalmente que os atletas (profissionais) abraçam e deixam os garotos à vontade. Quando você tem um grupo de atletas que dá a confiança aos garotos principalmente de poder errar, eles se sentem mais à vontade. É o nosso treinamento, é a base do Flamengo, e essas oportunidades vão surgindo — analisou.

Mais experientes puxam a fila

Claro que as primeiras chances são muito importantes, mas Tite busca mesmo é a consolidação dessas peças como opções confiáveis na equipe profissional. Alguns já podem ser considerados deste nível, como Wesley, Victor Hugo e os dois Matheus, Gonçalves e Cunha, todos com lastro de diversas partidas na equipe de cima, entre Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. A missão do comandante é com eles.

Todos eles, inclusive, foram titulares no último compromisso do Flamengo, diante do Volta Redonda. Tite ainda pode unir o útil ao agradável com essa consolidação, já que os Garotos do Ninho têm rendido frutos não apenas dentro de campo, mas aos cofres do Rubro-Negro. Victor Hugo e Wesley, por exemplo, são nomes que devem receber propostas da Europa na janela do meio do ano. 

Victor Hugo e Wesley são garotos da base que se consolidaram entre os profissionais do Flamengo (Foto: Reprodução/Instagram)

Os atletas também podem ser importantes durante a disputa da Copa América. A CBF já avisou, durante a divulgação do seu calendário, que não parará as competições nesta Data Fifa, ou seja, o Flamengo espera perder pelo menos quatro atletas: Pulgar, Arrascaeta, Varela e De La Cruz. Viña, Gerson e Ayrton Lucas também têm grandes chances de convocação, ou seja, a molecada vai precisar representar.

Hora da grande joia desabrochar?

Se existem alguns atletas da base mais consolidados, o 2024 parece caminhar para que o Flamengo apresente a sua próxima grande joia ao futebol brasileiro. O meia-atacante Lorran, de apenas 17 anos, é uma das promessas mais aguardadas internamente. Entre força física, dribles curtos e excelente chute, de praticamente todas as posições do campo de ataque, o jogador impressionou na base.

Lorran recebeu suas primeiras oportunidades nos profissionais em 2023, durante a disputa do Campeonato Carioca, mas também chegou a ser relacionado por Sampaoli para alguns compromissos do Brasileirão. Com Tite, a promessa é de voos ainda mais altos, mas, como no conto do Ícaro, sem chegar muito perto do sol. É hora de lapidar mais essa joia da fábrica de talentos que é o Ninho do Urubu.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo