Fora da lista de Diniz, lateral-esquerdo Rogério pensa em defender a seleção da Itália
Hoje no Woflsburg, Rogério está em trâmites para tirar a cidadania italiana em busca do sonho da Copa de 2026

Rogério tem histórico de convocações na base
Revelado pelo Inter, Rogério coleciona convocações para a Seleção nas categorias de base, mas nunca recebeu chance na principal. O lateral disputou o Mundial sub-17 em 2015, o Sul-Americano sub-20 em 2017 e o Torneio de Toulon de 2019, pelo time sub-23.
O jovem foi negociado pelo Inter com a Juventus em 2016 sem sequer fazer um treinamento com a equipe profissional – muito menos estrear pelo clube. O jogador chamou a atenção do clube italiano após o destaque no Mundial sub-17 no ano anterior. O Brasil foi eliminado pela Nigéria na competição.
Rogério, porém, nunca chegou a estrear pela Juventus. O jovem atuou apenas nas equipes inferiores do clube italiano. Ele foi emprestado por duas temporadas seguidas ao Sassuolo, até o clube decidir comprar seus direitos de forma definitiva. Ao todo, foram seis temporadas vestindo verde e preto.
O Wolfsburg pagou seis milhões de euros ao Sassuolo pela contratação de Rogério. O lateral atuou em duas partidas pelo clube alemão na atual temporada da Bundesliga. Inclusive, ele foi titular na derrota por 3 a 1 para o Hoffenheim, na última rodada. O nome dele também esteve vinculado a Milan e Lazio durante a janela de transferências.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Legião de brasileiros na Azzurra
Rogério pode ser mais um ítalo-brasileiro, parte de uma legião de jogadores nascidos no Brasil e que defendeu a Itália recentemente. Alguns deles são os zagueiros Rafael Tolói e Felipe, o lateral-esquerdo Emerson Palmieri e o volante Jorginho.
A lista de convocados da Itália para esta data Fifa, porém, não tem jogadores nascidos no Brasil. A Azzurra enfrenta Macedônia e Ucrânia em dois jogos válidos pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2024.
Os convocados por Fernando Diniz
Para as primeiras rodadas das Eliminatórias, Diniz optou por convocar Caio Henrique, do Monaco, e Renan Lodi, do Olympique Marselha, na lateral esquerda. Na direita, Vanderson, também do Monaco, e Danilo, da Juventus, foram chamados. Confira abaixo, a lista completa:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Lucas Perri (Botafogo) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Marselha);
- Zagueiros: Ibañez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
- Atacantes: Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona).
Quando Diniz vai estrear na seleção brasileira?
Fernando Diniz estreia como técnico da Seleção no duelo com a Bolívia, no próximo dia 8, às 21h45 (horário de Brasília), no Mangueirão, pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Depois, no dia 12, às 23h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta o Peru, no Estádio Nacional, em Lima.
A comissão técnica e a maioria jogadores desembarcaram em Belém ao longo da última segunda-feira (4). Nesta terça-feira (5), Marquinhos, Raphinha e Gabriel Jesus se juntam à delegação na capital paraense. Diniz terá três treinos com os atletas antes da primeira partida – todos eles, no Estádio Mangueirão. Do Pará, a Seleção parte para Lima no sábado, com mais dois treinos previstos antes do duelo com o Peru.