Felipe Andrade é trabalhado no Fluminense para ser um dos ‘novos Andrés’
Volante para Fernando Diniz apesar de ter feito base na lateral, Felipe seguirá sendo versátil e terá a capacidade de fazer outras funções no Fluminense

O Fluminense já se prepara há algum tempo para perder o volante André, alvo de cobiça do mercado europeu. Além de Martinelli e Alexsander, alternativas já tarimbadas do elenco profissional, outro jogador surge como um projeto similar: Felipe Andrade.
Se é lateral-direito de origem e passou boa parte das divisões de base em Xerém como zagueiro, Felipe Andrade teve as primeiras oportunidades no time profissional como lateral-esquerdo, até que Marcão enxergou no jovem características para transformá-lo em volante.
Ver esta publicação no Instagram
O projeto deve ir além. Já um volante também para Fernando Diniz, Felipe seguirá sendo versátil e terá a capacidade de fazer outras funções. Mas deve ser trabalhado para, apesar das características diferentes, preencher lacunas deixadas por André.
— Muito importante termos uma oportunidade dessa, ele (Fernando Diniz) gosta dos meninos de Xerém, que é uma fábrica de jogadores. Com destaques para Martinelli e André, que é um cara que eu me espelho bastante. Também no Felipe Melo, que tem liderança e passa isso pra gente — declarou Felipe Andrade na estreia, contra o Volta Redonda.
De volante à zagueiro? Felipe Andrade pode repetir André no Fluminense
É comum em situações de jogo que o técnico Fernando Diniz coloque André na zaga. A ideia é ter mais um homem ofensivo em campo, fazendo o time ser mais agressivo geralmente quando precisa modificar o resultado em campo.
Lelê fez 3 gols em 3 partidas, mas não tem como deixar de exaltar Felipe Andrade. Com certeza, quem vai sair melhor desse time alternativo do Fluminense.
Polivalente, o menino parece ter encontrado sua melhor posição. Impressionante a vitalidade no meio, capacidade em agregar no… pic.twitter.com/hwePpCWm8J
— Felipe Barros (@FelipeBMSa) January 26, 2024
Zagueiro de origem e mais alto que o titular, Felipe Andrade pode cumprir a exata mesma função. Se adaptando a função de primeiro volante, ele pode ser recuado para a posição original da mesma forma, como Diniz também já fez com Martinelli, que tem bom jogo aéreo.
A possibilidade de substituir tão bem funções específicas de um jogador que deve deixar o clube ajudam e muito Felipe Andrade.
— Comecei em outra posição, como volante. Joguei adaptado de zagueiro e lateral, mas consegui me adaptar também de volante. Graças a Deus estou tendo boas atuações. Feliz com a vitória, com a atuação da equipe e por a gente ter conseguido ficar até o final —, disse Felipe após a vitória sobre o Audax.
Novo André? Felipe Andrade vira projeto também de Fernando Diniz
Ninguém no CT Carlos Castilho passa desapercebido por Fernando Diniz. Jogadores que se esforçam e seguem os mantras do treinador, claro, chamam ainda mais atenção. Felipe Andrade é um desses.
Ver esta publicação no Instagram
Elogiadíssimo no clube pela postura nos treinamentos, o jogador é tido como um dos principais competidores do elenco e tem tudo para ganhar ainda mais espaço em 2024. Ele já foi destaque da equipe nas chances que teve com o grupo dos atletas menos utilizados por Diniz, que sob o comando de Marcão, colocou o Fluminense na liderança do Campeonato Carioca de maneira invicta.
COM A MELHOR E MAIS BONITA DO MUNDO! JOGARAM DEMAIS! ???? pic.twitter.com/1Wl5FX3TbB
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) January 26, 2024
Como volante, ele pode acabar tendo mais relevância como substituto de André, que deve ser negociado com a Europa. O jogador disputaria posição com Alexsander, Martinelli e os recém-chegados Gabriel Pires e Renato Augusto, um pouco mais ofensivos.