Equador toma decisão sobre Zubeldía e avança para contratar novo técnico
Técnico do São Paulo era o favorito para assumir o cargo após demissão de Félix Sánchez

O São Paulo nunca se preocupou e agora tem ainda mais motivos para ficar tranquilo diante do interesse da seleção do Equador em Luis Zubeldía. Isso, porque a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) decidiu ir por outro caminho para buscar um novo treinador.
Conforme apurado pela Trivela, a entidade desistiu de tentar a contratação do argentino neste primeiro momento, por saber que se trata de um negócio complicado.
O Equador tem conversas avançadas com Beñat San José para comandar a seleção equatoriana. O espanhol de 44 anos é o atual técnico do Atlas, do México, e está perto de um acerto com a FEF. As negociações são intermediadas pela OTB Sports.
Ele passa a ser o favorito a assumir o cargo no lugar de Félix Sánchez, demitido na última sexta-feira (5), após a eliminação na Copa América.
Conforme o jornal El Comércio, Zubeldía era o “ficha 1” para comandar La Tri em busca de uma vaga na Copa do Mundo de 2026 após a saída de Félix Sánchez. Mas nunca foi o único candidato.
O uruguaio Guillermo Almada, já campeão equatoriano pelo Barcelona e hoje no Pachuca, do México, também era bem cotado na lista. Assim como os argentinos Sebastián Beccacece e Jorge Sampaoli.

São Paulo nunca se preocupou com possível saída de Zubeldía
O interesse da seleção equatoriana em Luis Zubeldía nunca preocupou o São Paulo.
Tanto que nada mudou no dia a dia de atividades no CT da Barra Funda desde que as especulações sobre uma possível saída surgiram.
A diretoria do São Paulo vê Zubeldía totalmente focado no trabalho pelo clube. O próprio treinador já afirmou em mais de uma entrevista coletiva que é um “sonho” dirigir o Tricolor.
Em momento algum o técnico não falou aos dirigentes que foi procurado ou recebeu proposta para assumir o Equador. O foco com que ele trabalha de olho no duelo com o Atlético-MG, na próxima quinta-feira (11), também tranquiliza a diretoria.
?? São Paulo busca reforços para duas posições no time, mas encontra dificuldades nas negociações
O @eduardodeconto te conta os alvos do tricolor paulista nessa janela ⬇️https://t.co/fEvqeQKWf8
— Trivela (@trivela) July 10, 2024
Em entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, no último sábado (6), o auxiliar técnico Carlos Gruezo desconversou sobre o interesse da seleção equatoriana. Garantiu que toda a comissão técnica está satisfeita no clube.
— Como equatoriano, sempre é bom estar dentro da seleção, ou de um clube grande. Mas nós estamos bem no São Paulo. Estamos muito felizes de estar aqui. Temos um compromisso e contrato. Se vai especular sempre, não apenas o Luis, quatro ou cinco outros treinadores. Como comissão técnica, nosso pensamento e trabalho está no São Paulo — disse o auxiliar Carlos Gruezo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Contrato também protege o São Paulo
Além da tranquilidade, o São Paulo se vê protegido pelo contrato com o técnico, válido até o fim de 2025. Qualquer interessado em tirar Zuebldía terá de pagar uma indenização referente a três salários do comandante.
Internamente, o clube entende que qualquer possível proposta da seleção do Equador não seria vantajosa financeiramente para o treinador.
> Os próximos jogos do São Paulo
- Atlético-MG x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Grêmio — Brasileirão — quarta-feira (17), às 20h (horário de Brasília);
- Juventude x São Paulo — Brasileirão — sábado (20), às 16h (horário de Brasília).