Por que fim do jejum de Valência é tão importante para o Internacional? Roger responde
Depois de 12 jogos, atacante equatoriano voltou a marcar com a camiseta colorada no empate em 2 a 2 com o RB Bragantino
Depois de 12 jogos, Enner Valencia voltou a marcar gol com a camiseta do Internacional. O jejum foi encerrado no empate em 2 a 2 com o RB Bragantino, na noite de quarta-feira (25), no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista/SP, em partida atrasada da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
✅Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Aos 31 do segundo tempo, dois minutos após Vitinho fazer o segundo gol do Bragantino, e logo após entrar em campo no lugar de Rafael Borré, Enner Valencia aproveitou bate-rebate dentro da área adversária e chutou forte para a rede.
Após a partida, Roger fez questão de deixar claro o quanto o equatoriano significa para os companheiros de elenco.
— Junto com o ponto que a gente leva para Porto Alegre, o ponto alto foi o Valencia voltar a marcar, voltar a se movimentar pelo campo da forma como entrou. […] A felicidade dele é de todos. A prova é todo mundo feliz, não sabendo se pega a bola no fundo da rede ou abraça o colega que marca depois de um longo jejum — comemorou o técnico Roger Machado.
Último gol de Valencia havia sido contra Juventude de Roger
Este foi o primeiro gol de Valencia sob o comando do novo treinador. Curiosamente, a última vez que o atacante equatoriano havia balançado a rede com a camiseta do Inter havia sido contra o Juventude de Roger, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS, no dia 13 de julho, no empate em 1 a 1 que decretou a eliminação colorada na Copa do Brasil.
Naquele jogo, Valencia por pouco não foi agredido por um torcedor colorado que invadiu o campo, mas foi contido por Alan Ruschel, capitão do Juventude, que acabou expulso.
Desde então, Valencia entrou em seca e má fase que tiveram o ápice novamente em jogo contra o Juventude, no dia 13 de agosto, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, já com Roger no comando colorado. O camisa 13 desperdiçou pênalti e foi substituído no intervalo. Do banco de reservas, viu os companheiros virarem o jogo no segundo tempo.
Após o jogo seguinte — derrota por 1 a 0 para o Atlético-GO, no dia 18 de agosto, no Antônio Accioly, em Goiânia/GO — Valencia perdeu, definitivamente, lugar no time titular. E mesmo quando entrava no lugar de Borré, pouco apresentava.
A ida para a Seleção Equatoriana, na última Data Fifa, ajudou Valencia na recuperação da auto-estima. Capitão da La Tri, o centroavante marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Peru, no dia 10 de setembro, em Quito, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
De volta ao Inter, Valencia recebeu o carinho da torcida colorada, animada pela sequência de bons resultados, na goleada por 3 a 0 sobre o Cuiabá, no dia 16 de setembro. Uma faixa com o nome do atacante foi estendida pela Guarda Popular no Beira-Rio.
O apoio externo, da torcida, e, evidentemente, interno, dos companheiros, da comissão técnica e da direção colorada, parece ter surtido efeito, como mostra o gol marcado diante do RB Bragantino.
Valencia e Borré juntos novamente? Roger opina
Diante desse ressurgimento de Enner Valencia, Roger comentou até sobre a possibilidade dele voltar a ser titular ao lado de Borré, que também marcou no empate com o RB Bragantino e soma cinco gols nos últimos oito jogos.
— Tudo é possível. Eu já disse que imaginava que não podia jogar os três meias e foi possível, encaixou bem. A questão toda é que depende das circustâncias da partida. Certamente a gente vai ter mais capacidade ofensiva, mas vamos perder poder de contenção do adversário — avaliou Roger, que detalhou como pode utilizar a dupla.
— Nessa situação dá para deixar o Fernando na frente da defesa, fazer 1-3-2 com Alan [Patrick], dois pontas/meias e dois centroavantes. […] Já treinei em outros momentos alternativas para dentro do jogo. Talvez uma formação assim caiba muito mais em casa, com o resultado mais adverso, eu tendo que ir para frente, pode ser que tenha um casamento melhor — explicou.
Enner Valencia na temporada 2024 pelo Internacional
- 28 jogos (20 como titular)
- 1679 minutos
- 9 gols
- 2 assistências
- 186 minutos p/fazer gol
- 152 minutos p/participar de gol
Internacional no Campeonato Brasileiro 2024
- 8º colocado, com 42 pontos em 26 jogos
- 11 vitórias, 9 empates e 6 derrotas
- 53% de aproveitamento
- 32 gols feitos e 23 gols sofridos
Próximos jogos do Internacional
- Internacional x Vitória — Campeonato Brasileiro — domingo, 29 de setembro de 2024, às 18h30min (horário de Brasília);
- Corinthians x Internacional — Campeonato Brasileiro — sábado, 5 de outubro de 2024, às 19h (horário de Brasília).