Dudu intensifica tratamento nas férias e quer ser novidade do Palmeiras ainda no primeiro semestre
Dudu se recupera de lesões no menisco e no ligamento cruzado anterior do joelho direito desde agosto de 2023
O elenco do Palmeiras se apresenta para iniciar oficialmente a pré-temporada de 2024 na próxima segunda-feira (8). Mas um jogador já trabalha na Academia de Futebol desde a última quarta-feira (3). Aliás, ele mal deixou de frequentar o ambiente do complexo. Em recuperação de uma grave lesão no joelho direito, sofrida ainda em agosto, Dudu intensificou o tratamento mesmo durante as férias para tentar voltar o mais breve possível a campo pelo Alviverde.
A verdade é que o atacante mal teve férias, de fato. Dudu seguiu em trabalhos na Academia de Futebol até o dia 29 de dezembro. Desde a lesão, ele ficou fora durante apenas uma semana, em que viajou para os Estados Unidos com a família. Mesmo à distância, ele cumpriu uma rotina de exercícios específicos de fisioterapia sob supervisão de profissionais do clube que acompanhavam a recuperação por vídeo-chamadas.
A expectativa é de que Dudu esteja à disposição de Abel Ferreira ainda no primeiro semestre de 2024. O departamento médico do Palmeiras não costuma dar prazo de retorno para atletas lesionados. Mas lesões semelhantes costumam demandar ao menos oito meses de recuperação. Por esta previsão, o atacante pode ser liberado para se juntar ao elenco já a partir de maio deste ano.
Mesmo com lesão, Dudu liderou o Palmeiras em um quesito em 2023
Dudu perdeu um total de 20 compromissos pelo Palmeiras devido à lesão. E mesmo assim, terminou o ano como líder do Palmeiras em um fundamento que costuma desequilibrar partidas. Ninguém no time deu mais dribles que Dudu em 2023. Com 46, o camisa 7 teve 16 a mais que Raphael Veiga, o segundo colocado no quesito entre os jogadores do clube.
Dudu, ou melhor, sua ausência, foi o grande motivo de o Palmeiras ter se tornado uma equipe sem capacidade de surpreender os adversários durante boa parte da temporada. De acordo com o Footstasts, o camisa 7 foi jogador com a maior média de dribles por partida no Brasileirão dentre aqueles que fizeram ao menos dez jogos, com 1,57 por partida. Pode parecer pouco, mas é mais que o dobro dos 0,58 de Endrick, o segundo colocado do time.
Dudu usou as redes sociais para desabafar sobre 2023
No final do ano passado, Dudu usou as redes sociais para desabafar sobre o longo período afastado dos gramados. O atacante valorizou a temporada em que o Palmeiras conquistou o bicampeonato paulista e também o bi no Brasileirão. Mas ele também reconheceu que a recuperação “Não está sendo fácil”.
Chegou ao fim mais uma temporada vitoriosa do nosso clube. Agradeço a Deus por me dar saúde e por me proporcionar momentos tão especiais ao lado dos meus companheiros e de todos os funcionários do Palmeiras.
Pra mim, 2023 foi um ano diferente, pois tive a infelicidade de sofrer a lesão mais grave da minha carreira. E isso não está sendo fácil, muito pelo contrário. Cada dia, enfrento duros obstáculos e esse período é de muito aprendizado e resiliência – escreveu o atacante na publicação.
A lesão de Dudu
O atacante Dudu sofreu uma torção no joelho direito na partida contra o Vasco, neste domingo (27). O camisa 7 foi submetido a exames nesta segunda-feira (28) e teve constatadas ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco. Ele iniciará a recuperação com sessões de… pic.twitter.com/mmOWIbm9b3
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 28, 2023
Dudu sofreu duas lesões diferentes no joelho direito no dia 27 de agosto, em um lance sozinho durante a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Vasco, no Allianz Parque, pelo Brasileirão. O atacante machucou o menisco e também rompeu o ligamento cruzado anterior e teve de passar por cirurgia. Desde então, ele perdeu o restante da temporada e teve de iniciar uma árdua rotina de recuperação para voltar ao Alviverde.
Mesmo com a lesão, o camisa 7 ainda conseguiu atuar em 42 jogos, com três gols marcados e sete assistências. E ele ainda alcançou uma marca expressiva graças ao título do Brasileirão. Ele igualou Ademir da Guia e Junqueira como o atleta mais vencedor da história do clube.