Brasileirão Série A

Fora da temporada: importância de Dudu no Palmeiras é maior do que mostram os números

Dudu rompeu ligamento do joelho e desfalcará o Palmeiras nos próximos meses

Com uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e uma lesão no menisco, o atacante Dudu está fora do restante da temporada de 2023. O camisa sete do Palmeiras torceu o joelho sozinho no gramado do Allianz Parque na partida contra o Vasco no último domingo (27). Nos próximos dias, o jogador será submetido a uma cirurgia. O período fora dos gramados para esse tipo de lesão costuma ser de quatro a seis meses.

A ausência do jogador, que já iniciou a recuperação com sessões de fisioterapia, trará problemas ao técnico Abel Ferreira na ponta esquerda, tanto por sua importância tática quanto técnica na equipe alviverde, que se traduzem no desempenho além dos números do ano.

No esquema de Abel Ferreira, Dudu é muito mais do que apenas gols

Dudu marcou apenas três gols e distribuiu sete assistências em 1.379 minutos jogados nesse ano, totalizando 10 participações em gols em 42 partidas – média de 0,23 participação por jogo. Os números o colocam atrás de todos seus companheiros de ataque: Artur (12), Rony (20) e Raphael Veiga (28).

Para além do que soma como participações diretas, Dudu é peça essencial na ponta esquerda do Palmeiras, responsável por dar amplitude no setor, espaçando a defesa adversária e saindo no mano a mano com o defensor rival.

No 1 x 1 com o marcador, o atacante mostra sua principal característica: o drible. No Brasileirão, ele lidera a estatística no elenco (2.9), com taxa de acerto de 69%. Ainda mostra força como armador, e é responsável por 1.8 passe decisivo a cada partida, empatado com Artur e atrás apenas de Veiga (2.1).

Ausência de Dudu no Palmeiras vai além dos números
Mapa de calor no Brasileirão mostra como Dudu atua próximo à linha lateral (Foto: SofaScore)

Às vezes, como na vitória por 4 x 0 frente ao Deportivo Pereira, o camisa sete flutua por dentro, aparece na articulação das jogas e vê o lateral Joaquin Píquerez ocupar o corredor esquerdo. Nessa partida, em especial, ele teve grande atuação, e deu assistência para gol de Mayke.

Quais opções Abel Ferreira tem para a vaga de Dudu?

Os poucas opções do elenco do Palmeiras evidenciam a importância de Dudu no elenco. O atacante esteve fora de algumas partidas recentemente por dores na panturrilha. Nesses jogos, quem entrou na sua vaga foi o jovem Jhon John, de 20 anos, que tem características de meia e atua mais por dentro. Taticamente, o jovem jogador revelado pelo alviverde pode exercer papel que Dudu fez contra o Deportivo Pereira, com Piquerez ou Vanderlan aparecendo no lado do campo.

Breno Lopes é a outra opção da ponta esquerda que pode fazer função mais próxima de Dudu, dando amplitude na lateral do gramado. Herói do título da Libertadores de 2020, o atacante nunca foi titular absoluto e frequentemente é alvo de críticas da torcida.

Há ainda uma possibilidade que poderia mexer com a estrutura do time atualmente: mover Rony para o lado esquerdo e escalar Endrick ou Flaco López como centroavante. Nesse cenário, a formação se manteria no 4-2-3-1, mas, novamente, os laterais teriam importância como alas pela esquerda.

Abel Ferreira terá tempo para testar as opções pela esquerda do ataque até os momentos mais sensíveis da temporada. O time paulista está praticamente garantido nas semifinais da Copa Libertadores ao vencer o Deportivo Pereira por 4 x 0 na ida das quartas de final. Caso avance, enfrenta Boca Juniors ou Racing, que ficaram no zero na partida de ida. As semifinais serão disputadas entre 27 de setembro e 4 de outubro. Com isso, o português terá pelo menos um mês para definir o substituto ideal de Dudu.

No Brasileirão, o Palmeiras é o principal concorrente do Botafogo, mas a distância ainda é grande. São 11 pontos de vantagem do Glorioso para os paulistas. O confronto direto entre as equipes só vai acontecer em novembro, na 31ª rodada. Nesse cenário, apenas uma queda vertiginosa de desempenho do time carioca colocaria o Alviverde na disputa pelo título nacional.

Próximos jogos do Palmeiras na temporada

  • Palmeiras x Deportivo Pereira, Libertadores, Allianz Parque, São Paulo-SP – 30 de agosto (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília);
  • Corinthians x Palmeiras, Brasileirão Série A, Neo Química Arena, São Paulo-SP – 03 de setembro (domingo), às 16h (horário de Brasília);
  • Palmeiras x Goiás, Brasileirão Série A, Allianz Parque, São Paulo-SP – 15 de setembro (sexta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo