Brasil

Dorival deve seguir renovação forçada com mais mudanças contra a Espanha

Técnico já deu chance a seis estreantes, e não deve parar na Espanha

Assim que divulgou a sua primeira lista de convocados no comando da seleção brasileira, em primeiro de março, Dorival Júnior logo afirmou que a reformulação para a Copa do Mundo de 2026 seria gradual.

– Nenhuma reformulação pode ser feita de maneira radical. Ela necessita de uma mudança contínua e pautada em cima do reconhecimento do que alguns desses atletas fizeram ao longo dos anos, por merecerem estar onde estiveram, e naturalmente continuarão a estar – disse o treinador no auditório da sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Menos de um mês e cinco cortes mais tarde, as palavras do treinador já perderam a validade. Não que ele tenha mudado de opinião, mas é que as lesões praticamente forçaram Dorival a implementar uma considerável renovação na Seleção para a sua estreia com vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, no último sábado (23), em Wembley.

O primeiro Brasil do técnico teve cinco estreantes na equipe titular – Bento, Fabrício Bruno, Beraldo, Wendell e João Gomes. Depois, Pablo Maia e Savinho entraram no segundo tempo e elevaram para sete o número de novidades a pisar o gramado de Wembley com a camisa azul da Seleção.

Os estreantes da Seleção:

  • Bento (Athletico)
  • Beraldo (PSG)
  • Murilo (Palmeiras)
  • Pablo Maia (São Paulo)
  • Rafael (São Paulo)
  • Savinho (Girona)
  • Fabrício Bruno (Flamengo)
  • Wendell (Porto)
  • Galeno (Porto)
  • Léo Jardim (Vasco)
    *Em destaque, os jogadores que estrearam

Dos 26 convocados pelo treinador que se apresentaram à seleção brasileira em Londres na última segunda-feira (18) para o início desta Data Fifa, dez não haviam entrado em campo para representar o Brasil. E mais do que isso. Oito deles nunca sequer haviam sido convocados para a equipe principal.

A escalação titular da Seleção em Wembley teve média de idade 25,6 anos e apenas dois “trintões” em campo: o capitão Danilo, de 32, e Wendell, de 30. O elenco do Brasil para os dois amistosos tem uma média de idade ainda mais baixa, de 25,1 anos. Todos esses números são resultados de uma combinação entre as casualidades e as decisões do treinador.

– Muitas coisas precisam acontecer. É oportunidade de alguns outros aparecerem. Talvez tenha sido o maior ganho: mostrarmos que temos um contexto um pouco maior que possam estar vestindo a camisa da Seleção. Confio muito nos garotos, espero ainda muito mais da equipe, mas tenho certeza que nos dá uma mostra do que fazer para frente.– se impressionou o treinador, em sua entrevista coletiva.

Dorival pretende testar ainda mais jogadores contra a Espanha

Como esta é a última Data Fifa antes da disputa da Copa América, Dorival e sua comissão técnica desembarcaram na Europa com o plano de observar o maior número possível de jogadores nos dois amistosos em sequência. Somam-se a esta estratégia o desgaste do jogo contra a Inglaterra e o pouco tempo de recuperação para a partida contra a Espanha, nesta terça-feira (26), às 17h30 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu.

O treinador adiantou na entrevista coletiva em Wembley que irá avaliar o elenco e que deve dar chances a outros jogadores na partida em solo espanhol. Se não em condição de titular, ao menos no decorrer da partida. Há expectativa de que jogadores como Galeno e Murilo, por exemplo, ganhem minutos em campo.

– Temos que ter calma, é muito cedo. Teremos um jogo difícil e complicado daqui a três dias. A mesma equipe atuou ontem, com 24h a mais de descanso, por isso que precisamos repensar uma escalação para o jogo seguinte. Primeiro avaliarmos por completo nosso elenco e depois continuar a buscar com treinamentos novamente uma condição que nos dê e facilite quem for a campo tentar entrar e manter esse ritmo que apresentamos.

Beraldo foi um dos sete estreantes da Seleção em Wembley (IconSport)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Lesões fizeram Dorival acelerar renovação

A primeira convocação de Dorival Júnior teve muitas caras já costumeiras na Seleção, mas também espaço para novidades. Ele próprio um estreante, o treinador chamou cinco jogadores que nunca vestiram a camisa do Brasil antes. Os novatos na lista inicial eram: Beraldo (PSG)Murilo (Palmeiras), Pablo Maia (São Paulo), Rafael (São Paulo) e Savinho (Girona).

O próprio técnico afirmou em sua entrevista coletiva após apresentar os convocados que sua ideia era dar chances a jovens que poderiam estar em uma condição de protagonismo maior em 2026. Por isso, apareceram nomes como Savinho, de 19 anos, Beraldo, de 20 anos, e Pablo Maia, de 22 anos, em meio a jogadores mais experientes. Casos de Casemiro e Danilo, ambos com 32 anos.

– Vamos observar bem a chegada de alguns jovens, imaginar que esses jovens estarão em condição boa daqui a dois anos e meio. Fizemos reuniões com muitos jogadores, nem todos aqui estão, mas poderão estar futuramente. Tentamos fazer uma seleção que volte a nos representar de uma maneira séria, concentrada, focada, e tendo conhecimento do que representa vestir uma camisa como a nossa – afirmou Dorival à época.

Foto: (Icon Sport) - Casemiro está recuperado e está à disposição de Erik ten Hag no Manchester United
Dorival perdeu seu capitão para a estreia (Foto: IconSport)

O plano para esta renovação gradual parecia estar firmado. Mas aí, vieram as lesões. No intervalo de apenas alguns dias, Dorival perdeu os dois capitães da Seleção e chamou três estreantes para suprir as ausências na lista.

Ederson (Manchester City), Marquinhos (PSG) e Gabriel Martinelli (Arsenal) – três jogadores que disputaram a última Copa do Mundo – foram cortados devido a problemas médicos. Fabrício Bruno (Flamengo), Galeno (Porto) e Léo Jardim (Vasco) – três estreantes – aumentaram a relação de caras novas, como substitutos na convocação. De quebra, o capitão Casemiro (Manchester United) ainda sofreu uma lesão muscular, e Pepê (Porto) foi chamado para o seu lugar. Por fim, Gabriel Magalhães acabou cortado e deu lugar a Bremer.

Mas as lesões já atrapalham Dorival desde antes do corte. De imediato, Dorival já não poderia contar com Neymar, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo para reconstrução de ligamento. Alisson também está fora com um problema médico. Os experientes Ederson, Marquinhos e Casemiro ampliaram (e muito) a relação de desfalques.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo