Brasil

Sem Vini Jr, Diniz conta com Neymar para ser ainda mais protagonista em estreia pela Seleção

Neymar deve estrear nesta sexta-feira pelo Al Hilal antes de se apresentar à seleção brasileira

Fernando Diniz acaba de cortar Vini Jr da lista de convocados para as suas duas primeiras partidas como técnico da Seleção, contra Bolívia e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante do Real Madrid sofreu uma lesão muscular na coxa direita na partida contra o Celta de Vigo, pela La Liga, no último fim de semana. Ele será substituído por Raphinha, do Barcelona, na lista. A boa notícia é que o treinador deve, sim, ter Neymar à disposição para a sua estreia.

O camisa 10 deve estrear com a camisa do Al-Hilal já na próxima sexta-feira (1), no clássico contra o Al-Ittihad. O atacante está recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda, e a tendência é de que fique à disposição de Jorge Jesus para a partida que vale a liderança do campeonato saudita. Assim, Neymar deve se apresentar junto com os demais jogadores convocados por Diniz no dia 4 de setembro, em Belém.

O atacante já treina normalmente pelo clube árabe desde o último final de semana. Algo que contrasta com o tom adotado pelo técnico Jorge Jesus, em entrevista recente. O treinador do Al-Hilal disse que Neymar não teria condições de defender o Brasil nas Eliminatórias e chegou a criticar a convocação de Fernando Diniz.

A comissão técnica e o departamento médico da Seleção, por sua vez, mantinham linha direta com Neymar para acompanhar sua evolução. Nas conversas, inclusive com participação de Diniz, o atacante sempre reiterou o desejo de defender o Brasil e garantiu que teria condições de atuar.

Neymar (ainda mais) protagonista

A lesão de Vini Jr aumenta a responsabilidade de Neymar nesta primeira convocação de Diniz. Os dois atacantes são pilares do esquema de jogo que o treinador pretende para a Seleção. Sem o atacante do Real Madrid, o camisa 10 terá papel ainda maior no sistema ofensivo brasileiro.

Diniz, aliás, nunca escondeu que conta muito com Neymar para ser um referencial da Seleção. Tanto, que ele manifestou preocupação com a transferência dele para a liga saudita. O treinador está preocupado com a exigência técnica e competitiva que o atacante encontrará em treinos e jogos pelo Al-Ahli.

– Eu conversei com ele e ele se mostrou muito disposto e feliz em construir uma história comigo aqui. E sobre ele, já falei, mas vou repetir: é um jogador que é difícil surgir um igual. E acho que ele, pelo nível dele, pode escrever um capítulo, um capítulo ainda mais bonito da história dele, que ainda não chegou – disse o treinador, sobre Neymar.

Qual é a lesão de Vini Jr?

Vini Jr sofreu uma lesão muscular no bíceps femoral da coxa direita durante a vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Celta de Vigo, no último fim de semana, em partida válida pelo Campeonato Espanhol. O atacante apresentou o problema ainda nos primeiros minutos da partida. Aos 14, ele arrancou para receber um lançamento de Camavinga e sentiu a fisgada do local lesionado. O brasileiro de imediato sentou no gramado e pediu atendimento médico. Acabou substituído por Joselu.

O Real Madrid confirmou a lesão após exame médico na última segunda-feira. No comunicado oficial, o clube não informou o prazo de recuperação, mas Vini deve ficar fora por pelo menos duas semanas.

Ou seja: ele não terá condições de se apresentar à Seleção no próximo dia 4. E muito menos de atuar contra Bolívia, no dia 8, e Peru, no dia 12.

Quem será substituto de Vini Jr na seleção?

A CBF anunciou oficialmente nesta terça-feira (29) o corte de Vini Jr para os primeiros dois jogos da Seleção sob o comando de Fernando Diniz. Antes de definir o corte de Vini Jr, o médico da Seleção, Dr. Rodrigo Lasmar, entrou em contato com o departamento médico do Real Madrid, que enviou o laudo dos exames.

O técnico convocou Raphinha para o seu lugar. O atacante do Barcelona volta a defender o Brasil pela primeira vez desde a Copa do Mundo do Catar, em 2022. Ele foi titular de Tite no Mundial e atuou nas cinco partidas até a eliminação para a Croácia nas quartas de final.

Raphinha volta à Seleção no lugar de Vini Jr (Foto: Daniel Jayo/Getty Images/One Football)

Quando Diniz vai estrear na seleção brasileira?

Fernando Diniz estreia como técnico da Seleção no duelo com a Bolívia, no próximo dia 8, às 21h45 (horário de Brasília), no Mangueirão, pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Depois, no dia 12, às 23h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta o Peru, no Estádio Nacional, em Lima.

A comissão técnica e os jogadores desembarcam em Belém a partir da próxima segunda-feira (4). Diniz terá três treinos com os atletas antes da primeira partida – todos eles, no Estádio Mangueirão. Do Pará, a Seleção parte para Lima no sábado, com mais dois treinos previstos antes do duelo com o Peru.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo