Brasil

Seleção tem canal direto com Neymar para monitorar lesão e mantém convocação

Fernando Diniz tem conversas seguidas com Neymar para contar com atacante na Seleção

Fernando Diniz mantém confiança inabalada de que poderá contar com Neymar em sua estreia no comando da Seleção. E isso, mesmo após o jornal português Record publicar nesta terça-feira (22) que o atacante se recupera de duas lesões musculares e só terá condições de atuar pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, daqui a um mês.

O prazo, se confirmado, impede que o camisa 10 defenda a Seleção nos jogos contra Bolívia, em 8 de setembro, e Peru, no dia 12, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Mas a CBF mantém a convocação de Neymar e tem motivos para isso.

Conforme apurado pela Trivela, Fernando Diniz e o departamento médico da Seleção mantêm contatos frequentes com Neymar e monitoram a recuperação do atacante em paralelo ao tratamento feito pelo clube e às notícias que surgem sobre a situação física do atacante. A comissão técnica garante estar ciente do quadro do atleta. Mas como ainda restam 13 dias até a apresentação do elenco brasileiro em Belém, há expectativa de que o jogador possa estar à disposição.

Qual a lesão de Neymar?

Na verdade, são duas lesões. O jornal português Record teve acesso a um comunicado médico do Al-Hilal que detalha a situação física de Neymar. De acordo com a publicação, o atacante tem duas lesões no músculo quadríceps femoral, da coxa direita. A previsão é de que ele só possa atuar daqui a um mês.

A primeira, uma lesão miofascial da parte próxima, é de grau baixo e poderia ser tratada até o final de semana. Já a outra, um edema na parte distal do tendão, é mais grave e demandaria uma recuperação de quatro semanas. O relatório ainda informa que a situação do jogador de 31 anos será atualizada na próxima segunda-feira (28), quando passará por uma ressonância magnética.

Jesus criticou convocação

O técnico do Al-Hilal, Jorge Jesus, criticou a convocação de Neymar por Fernando Diniz em entrevista coletiva no último sábado, dia do evento de apresentação do jogador na Arábia Saudita. O treinador subiu o tom e chegou a cogitar que ele seja “obrigado” a atuar mesmo sem ter condições de jogo.

– Já que estamos falando do Neymar, não sei por que está na convocação da seleção do Brasil, um jogador que está lesionado. Se calhar, vão obrigar o Neymar a ir ao Brasil. Não vai jogar, porque não tem condições de jogar. Nem treinar, quanto mais de jogar. Mas sei que está na convocação. Sei que esse é um tema que temos que discutir. Hoje não vejo justificativa nenhuma do Neymar ir ao Brasil, se está lesionado – indagou Jesus.

 

Diniz quer Neymar protagonista

As declarações de Jorge Jesus podem frustrar os planos de Fernando Diniz. Mesmo que ele esteja preocupado com os efeitos que atuar na Arábia Saudita possam causar para Neymar, o técnico quer que o camisa 10 seja protagonista da Seleção. A sua entrevista após a primeira convocação deixa isso bem claro.

O curioso sobre a entrevista de Jorge Jesus é que Diniz afirmou que teve uma conversa com Neymar antes da convocação. Ou seja: o assunto não deve ter sido tratado durante o papo entre técnico e atleta. Caso o atacante, de fato, não tenha condições de atuar, o problema físico pode ter sido recente.

– Eu conversei com ele e ele se mostrou muito disposto e feliz em construir uma história comigo aqui. E sobre ele, já falei, mas vou repetir: é um jogador que é difícil surgir um igual. E acho que ele, pelo nível dele, pode escrever um capítulo, um capítulo ainda mais bonito da história dele, que ainda não chegou – disse o treinador.

O que diz a CBF

Durante a noite deste sábado, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou uma “nota de esclarecimento”, afirmando que o departamento médico da entidade avalia a condição física de Neymar e que a “comissão técnica está ciente da situação”, além de reforçar que a apresentação dos jogadores deve ser apenas daqui 15 dias.

O departamento médico da Seleção Brasileira Masculina de Futebol informa que vem monitorando há alguns dias as condições clínicas do jogador Neymar Jr. A comissão técnica está ciente da situação e tem mantido contato constante com o atleta, acompanhando a sua evolução.

A apresentação dos jogadores convocados pelo técnico Fernando Diniz está prevista para cerca de 15 dias.

Qualquer atualização sobre o quadro clínico do jogador será informada no momento oportuno.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo