Brasil

António Oliveira entra no radar do Cruzeiro após impasse com Renato

Portaluppi era a prioridade da Raposa, mas alta pedida salarial dificultou o negócio e abriu espaço para opção no mercado

Em busca de um novo técnico após a demissão de Fernando Diniz, o Cruzeiro avalia o nome do português António Oliveira, sem clube após deixar o Corinthians em julho do ano passado

De acordo com a apuração da Trivela, o nome do profissional entrou em pauta na Toca da Raposa após as conversas com Renato Gaúcho não avançarem da forma que as partes gostariam

Portaluppi era o plano principal para comandar a equipe celeste. Porém, segundo fontes ligadas ao clube mineiro, a pedida financeira do treinador foi considerada alta. 

O Cruzeiro tentou reduzir a solicitação do técnico, que, por sua vez, teria se mostrado irredutível.

A Raposa não dá o negócio como encerrado e segue aberta para retomar as conversas com Renato. No entanto, isso só é visto como possível se o treinador reduzir o valor pretendido. 

Enquanto isso, a diretoria cruzeirense avalia o mercado de técnicos. E um deles é António Oliveira. 

Nome no mercado e boa relação com o estafe pesa a favor de António no Cruzeiro

António Oliveira é considerado uma opção interessante pela direção do Cruzeiro por conta dos seguintes motivos:

  • Está no mercado, o que facilitaria na negociação;
  • O clube celeste possui bom relacionamento com os representantes do treinador. 

O nome do português, inclusive, surgiu a partir de conversas entre dirigentes cruzeirenses e pessoas ligadas ao estafe de António.

A Trivela apurou que o técnico está ciente sobre a possibilidade, mas entregou nas mãos da equipe que gerencia a carreira dele. 

Ainda assim, o profissional se mostra empolgado com a possível oportunidade de voltar a trabalhar no Brasil e em um time grande, como o Cruzeiro. 

Recentemente, António esteve no radar de Atlético-MG, Santos e Vasco da Gama, mas não foi prioridade em nenhum desses clubes. Por fim, o português foi preterido por Cuca, Pedro Caixinha e Fábio Carille, respectivamente.  

António Oliveira Corinthians
No Brasil, António Oliveira já dirigiu: Corinthians, Cuiabá, Coritiba e Athletico-PR (Foto: IMAGO / Fotoarena)

A ideia do treinador é voltar a treinar uma equipe brasileira. 

Após deixar o Corinthians, Oliveira passou um período na Europa e fez alguns intercâmbios em grandes times do Velho Continente, como o Real Madrid, da Espanha

Mesmo assim, António retornou ao Brasil após o período no exterior e desde então aguarda uma oportunidade para trabalhar novamente no país. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

António Oliveira pode ter concorrência lusitana por vaga na Raposa

Além de António, outros técnicos portugueses são monitorados pelo Cruzeiro. Entre eles estão os nomes de Leonardo Jardim, Luís Castro e Vasco Matos. 

Nos bastidores, o nome de Jardim é o mais forte. Porém, o treinador atualmente está empregado no Al-Ain, dos Emirados Árabes. Isso pode dificultar a possibilidade. 

Vasco Mattos é outro da lista que não está livre no momento. Alvo do Cruzeiro, o técnico defende atualmente o Santa Clara, de Portugal. 

A multa do profissional é de apenas 1 milhão de euros (R$ 6,14 milhões, na cotação atual). Mas o momento bom do time português, somado às investidas de outras equipes, como o Botafogo, pode dificultar um possível negócio. 

Liderado por Vasco, o Santa Clara está entre os cinco primeiros colocados do campeonato português, na quinta posição. São quatro pontos de diferença entre o time de Açores e os gigantes Benfica e Porto, que estão, respectivamente, em segundo e terceiro na tabela de classificação. 

Já Luís Castro, embora livre no mercado, já acenou o desejo de manter o padrão salarial que tinha no Al-Nassr, da Arábia Saudita, clube que dirigiu até setembro de 2024. 

A quantia é superior até mesmo à pedida de Renato Gaúcho, que assustou os cruzeirenses. 

Desta forma, a opção de António Oliveira se mostra a mais fácil para a Raposa no momento. O que mantém o treinador no radar do time mineiro, mas também o deixa na condição de plano alternativo enquanto outros nomes são sondados.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo