Planos no Real Madrid fazem António Oliveira recusar o Cuiabá
Com influência do pai, ex-treinador do Corinthians pretende fazer intercâmbio na Europa
Convidado para voltar ao Cuiabá, o técnico António Oliveira optou por permanecer na Europa, onde está desde que foi demitido do Corinthians, no início de julho.
O treinador, que está em Portugal, pretende visitar alguns clubes europeus, entre eles o Real Madrid, da Espanha.
A ideia é fazer um processo de atualização que inclui conversar com outros treinadores, entre eles o italiano Carlo Ancelotti.
O Fenerbahçe, da Turquia, também é um dos destinos pretendidos por António Oliveira no seu processo de atualização. Atualmente, a equipe turca é dirigida pelo português José Mourinho.
Para realizar esse intercâmbio pelo Velho Continente, António conta com Toni Oliveira, seu pai, que foi jogador profissional com passagem de destaque como meio-campista do Benfica entre o fim da década de 60 e o início dos anos 80.
Toni fez muitas amizades durante a sua trajetória no futebol, entre elas com Ancelotti e Mourinho, usando hoje os seus contatos para ajudar o filho, que também foi jogador, mas com menos destaque, e desde 2020 trabalha como técnico de equipes profissionais – tendo sido antes auxiliar em algumas comissões.
Com recusa de António, Cuiabá encaminha contratação de auxiliar
António Oliveira e a sua comissão deixou ótimas impressões à diretoria do Cuiabá, principalmente pelo trabalho feito na última temporada.
A saída dos profissionais do Dourado aconteceu somente porque o Corinthians assumiu o pagamento da multa rescisória deles no começo de 2024, após a saída de Mano Menezes.
Tanto que após António recusar o convite para retornar ao time mato-grossense, a diretoria do Cuiabá acertou a contratação de Bernardo Franco, que fazia parte da equipe técnica do português desde 2020.
António Oliveira, no entanto, não foi o responsável pela indicação, até porque a sua intenção era manter a sua comissão em trabalhos futuros que pudessem aparecer.
Antes, inclusive, um outro membro da comissão técnica de António recebeu o convite do Cuiabá, mas recusou pelo desejo de seguir trabalhando com o técnico português. Já Bernardo optou por seguir “carreira solo”.
Será a primeira experiência de Franco como treinador no futebol profissional. Ele trabalhava desde 2022 com António Oliveira, tendo trabalhado com o lusitano nas duas passagens pelo Cuiabá (2022 e 2023/24), além do Coritiba (2023) e Corinthians (2024).
Natural de Curitiba, o novo treinador do Dourado passou pelas categorias de base do Athletico entre 2018 e 2022, quando saiu para uma breve passagem no comando do sub-20 do Atlético-MG antes de começar a trabalhar com António Oliveira.
Goleada para o Palmeiras causou demissão do ex-treinador do Cuiabá
Penúltimo colocado no Campeonato Brasileiro, o Cuiabá corre riscos de ser rebaixado pela primeira vez na história da competição nacional.
No último sábado (24), a equipe do Mato Grosso foi goleada por 5 a 0 pelo Palmeiras, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pelo Brasileirão.
O resultado culminou na demissão de Petit, treinador português que havia assumido o clube após a saída de António Oliveira no começo da temporada.
Bernardo Franco, portanto, chega ao Dourado com a missão de evitar a queda do Cuiabá à segunda divisão.