Brasil

Contradição do presidente frustra torcida do Corinthians na janela

Augusto Melo afirmou que Ramón Díaz pediu a contratação de um zagueiro, mas técnico corintiano negou e o Timão fechou período de mercado sem reforçar o setor

A primeira janela de transferências do futebol brasileiro em 2025 fechou nesta sexta-feira (28) e o Corinthians contratou somente o lateral-esquerdo argentino Fabrizio Angileri

Desta forma, a zaga corintiana não será reforçada, o que frustra boa parte da torcida que aguardava a chegada de um atleta para o setor. 

Em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda”, há três semanas, o presidente Augusto Melo disse que o técnico Ramón Díaz havia solicitado a incorporação de um zagueiro canhoto no elenco. 

No entanto, o dirigente afirmou que não via necessidade devido a adaptação do garoto João Pedro Tchoca ao elenco profissional após um período emprestado ao Ceará

– O único (pedido) era um zagueiro, como não renovou com o Caetano tinha a necessidade de um zagueiro pela esquerda, mas como o João Pedro, o Tchoca, fez um final de campeonato maravilhoso pelo Ceará – destacou Augusto. 

A afirmação do presidente, no entanto, foi contradita por Ramón Díaz durante a entrevista coletiva concedida após a classificação do Corinthians à terceira fase preliminar da Libertadores, sobre a Universidad Central, da Venezuela, na última quarta-feira (26)

– Nunca falamos de contratar um zagueiro. Presidente falou? É? Em nenhum momento se falou. Temos cinco zagueiros. Cinco. Por que temos que gastar dinheiro em um zagueiro quando se tem cinco? Há que melhorar, há pressão, mas em momento nenhum você ouviu eu dizer que preciso de zagueiro. Sabemos as dificuldades, o momento e o esforço que fez o clube na fase anterior para comprar jogadores – destacou o treinador do Timão. 

Problemas defensivos marcam início de ano do Corinthians

A expectativa de que a zaga do Corinthians fosse reforçada existia desde o fim da última temporada. 

Embora o Timão tenha terminado bem o ano de 2024, com uma sequência de sete vitórias e classificação à Libertadores após lutar quase todo o Brasileirão contra o rebaixamento, o sistema defensivo era algo que se mostrava deficitário. 

Pelo lado direito, André Ramalho dominou a posição após ser contratado no segundo semestre. Porém, na esquerda, Cacá, Félix Torres e Gustavo Henrique tiveram os seus momentos de titularidade, mas nenhum agarrou as oportunidades. 

Gustavo Henrique terminou a temporada passada como titular ao lado de Ramalho, mas iniciou este ano afastado por uma lesão no tendão patelar do músculo adutor da perna direita. O defensor sequer estreou em 2025. 

Cacá, Gustavo Henrique e Félix Torres
Cacá, Gustavo Henrique e Félix Torres não conseguiram se firmar no Corinthians em 2024 (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Para piorar, Ramalho, que era o principal zagueiro corintiano, vive péssima fase e passou a ter a titularidade contestada. 

A instabilidade entre os defensores do Corinthians fez com que João Pedro Tchoca ganhasse espaço. 

O garoto passou quatro meses no Ceará, mas já agradava ao técnico Ramón Díaz antes mesmo de ser emprestado. 

O treinador argentino, inclusive, relutou em liberar o atleta à época, mas foi convencido pelo executivo de futebol Fabinho Soldado que argumentou sobre o crescimento que o zagueiro teria jogando com mais constância pelo Vozão. 

De volta, Tchoca ganhou chances em meio ao esquema de revezamento promovido por Ramón na primeira fase do Paulistão e logo passou os companheiros de posição Cacá e Félix Torres. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Outros garotos não convencem Ramón Díaz

Atualmente, a comissão técnica corintiana conta com cinco jogadores para a zaga: André Ramalho, Cacá, Félix Torres, Gustavo Henrique e João Pedro Tchoca. 

Renato, que faz parte do elenco, não agradou ao treinador corintiano e o Timão busca um time para emprestá-lo. 

Vice-campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro, Fernando Vera e Guilherme Gama foram promovidos ao elenco profissional, mas não caíram nas graças de Ramón e Emiliano Díaz. 

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo