Brasil

Corinthians sonda treinadores, mas indefinição mantém António Oliveira mesmo a contragosto

Nomes como Fábio Carille, Fernando Diniz e até Cuca foram levantados nos bastidores do Timão

A diretoria do Corinthians chegou à conclusão que a permanência do técnico António Oliveira é insustentável e há, pelo menos, duas semanas sonda alguns treinadores para ocuparem o espaço.

A falta de definição, no entanto, tem atrapalhado a equipe do Parque São Jorge e mantido o português no comando corintiano, mesmo com o clima do profissional estando longe dos melhores no clube alvinegro.

Pessoas ligadas à carreira de Fernando Diniz e Fábio Carille foram procuradas, mas não chegaram a abrir conversas. Quando o Timão fez a primeira procura pelo atual campeão da Libertadores, ele ainda estava empregado no Fluminense, onde foi demitido na última semana. Já o segundo, mesmo balançando, está empregado no Santos.

O nome de Cuca é avaliado positivamente por algumas pessoas no Timão, que defendiam até mesmo a contratação dele no início do ano, após a demissão de Mano Menezes.

No entanto, não houve sequer sondagem da diretoria corintiana ao treinador. Muito embora o profissional esteja em uma lista de possibilidades avaliadas, mas longe do topo. 

Cuca pelo Corinthians
Cuca teve passagem de apenas duas partidas pelo Timão no ano passado (Foto: Icon Sport)

António Oliveira pode ser demitido do Corinthians após o jogo contra o Palmeiras?

Muitas pessoas no Timão tratam o clássico contra o maior rival como a partida de despedida do treinador português. Mas isso não é um consenso para quem tem a caneta na mão. 

A insatisfação com António é grande por parte da diretoria, tanto por conta da ausência dos resultados, quanto em relação às rotas de colisão que o profissional tem entrado ao criticar publicamente a ausência de reforços e classificar o elenco como curto para as expectativas corintianas.

No entanto, o departamento de futebol do clube alvinegro só pretende demitir o técnico se estiver um nome de consenso internamente para ocupar o lugar imediatamente. 

A ideia é que Fernando Diniz fosse esse profissional. Ele agrada Fred Luz, profissional que está próximo para ser anunciado como CEO do Corinthians, e o executivo de futebol Fabinho Soldado. Porém, após deixar o Fluminense, a ideia do treinador é tirar um período sabático. A situação conturbada no Timão é mais um motivo que joga contra a instituição na ideia de contratar o profissional ex-Flu. 

Outro motivo que atrapalha um acerto com Diniz é o fato dele ser agenciado Giuliano Bertolucci, que também cuida da carreira de António Oliveira. O empresário já deixou claro à diretoria do clube alvinegro que só aceitará abrir conversas sobre Fernando, quando uma posição for tomada em relação a António. 

Ausência de interino também ajuda manutenção de António

Em caso de demissão de António Oliveira, o Corinthians terá dificuldades até mesmo de contar com um interino até o anúncio de um novo treinador.

Com a saída de Fernando Lázaro para o Grêmio, no início do ano, o clube alvinegro deixou de ter uma comissão técnica permanente. Bruno Lazaroni, que atualmente ocupa a função de auxiliar, foi trazido ao Timão por António. 

O ex-meio-campista Danilo, que comandava o time sub-20 do Corinthians, foi demitido na última semana. Ele já havia comandado interinamente o Timão em uma oportunidade no ano passado, justamente em um clássico contra o Palmeiras, entre a saída de Cuca, que pediu demissão por problemas extracampo, e a contratação de Vanderlei Luxemburgo. 

Danilo técnico do Corinthians contra o Palmeiras em 2023
Demitido do sub-20 nesta semana, Danilo chegou a comandar o elenco profissional do Timão em um jogo, e contra o Palmeiras, em 2033 (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Rafael Laruccia, que dirigia o sub-17 corintiano, é quem comandará o sub-20 a partir de agora. O profissional, no entanto, é visto com pouca bagagem para comandar o elenco profissional, ainda que de forma provisória.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é repórter na rádio 9 de Julho, comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília, e narrador freelancer.
Botão Voltar ao topo