Corinthians liga sinal de alerta para Ramón antes de jogo da vida contra Athletico
Mesmo assegurado por Fabinho Soldado, tom de cobrança pode aumentar para o treinador argentino no caso do Timão não vencer o Furacão
O Corinthians não trabalha com a hipótese de perder pontos para o Athletico-PR nesta quinta-feira (17), pelo Campeonato Brasileiro. E a avaliação do técnico Ramón Díaz passa diretamente por essa partida.
A diretoria corintiana considera bom o trabalho do treinador argentino em termos de desempenho, mas está muito incomodada com a falta de resultados positivos no Brasileirão e a ameaça cada vez mais real de rebaixamento à segunda divisão ao fim da temporada.
Ainda assim, a possibilidade de demissão do treinador não é considerada uma alternativa no momento.
O executivo Fabinho Soldado tem bastante autonomia no comando do futebol do Timão e banca o trabalho de Ramón Díaz e comissão técnica.
No entanto, há nos bastidores do Timão um discurso que critica e responsabiliza o treinador argentino no sufoco que o Corinthians passa pelo Brasileirão.
E um dos argumentos usados para defender essa tese está até mesmo atrelado ao sucesso corintiano nas competições de mata-mata (Copa do Brasil e Sul-Americana).
O entendimento de algumas pessoas internamente é que os torneios eliminatórios dividiram a atenção do clube sem que o plantel estivesse estruturado e Ramón Díaz não soube trabalhar isso.
Assim, o duelo contra o Furacão ganhou traços de decisão, até porque se trata de um confronto direto entre times ameaçados pelo rebaixamento.
Não vencer a equipe paranaense aumentará ainda mais esse coro contra o treinador no Corinthians. Ao contrário, a vitória tem poder de abafar o discurso e dar alguns dias tranquilos a Ramón.
HOJE JOGA O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA! 🏴🏳️
— Corinthians (@Corinthians) October 17, 2024
🎶 É SANGUE NO OLHOOOOOOOO… 🎶
⚽ Corinthians x Athletico
🏆 Brasileirão (30ª rodada)
⏰ 20h (horário de Brasília)
🏟 Neo Química Arena
📺 Premiere#SCCPxATH#VaiCorinthians pic.twitter.com/JyWfSmslU5
Renato Gaúcho pode dirigir o Corinthians?
O ambiente de pressão no Corinthians abriu margem para que alguns nomes fossem especulados no comando do clube alvinegro, o principal deles é Renato Gaúcho.
Atualmente no Grêmio, o treinador tem a sua continuidade na equipe tricolor constantemente contestada.
A possibilidade dessa troca, no entanto, é considerada inexistente no momento.
A diretoria corintiana gosta de Renato, em especial o presidente Augusto Melo. Tanto que houve uma investida pela contratação do treinador antes do fechamento com Ramón Díaz.
Isso abre margem para uma possível negociação para a próxima temporada.
No entanto, o Corinthians não trabalha de forma concreta o planejamento para 2025 por conta da instabilidade em campo e possibilidade de rebaixamento.
Além disso, o presidente Augusto Melo é alvo de um pedido de impeachment que deve avançar no Conselho de Ética e Deliberativo do clube alvinegro.
A diretoria corintiana, no entanto, está confiante que a destituição não vai acontecer.
Ramón usou datas Fifa para recuperar ambiente no Corinthians
O clima no vestiário após o jogo era quase de velório. Atletas e membros da comissão técnica ficaram muito abatidos ao deixar escapar os três pontos.
E isso tem a ver como uma espécie de “pacto” firmado pelo elenco corintiano antes da vitória sobre o Flamengo, no início de setembro, pela 25ª rodada do Brasileirão.
Na ocasião, o executivo Fabinho Soldado reuniu todo o grupo e firmou o compromisso de somar o máximo de pontos possíveis em casa. A reunião contou até com funcionários que não fazem parte do departamento do futebol, mas integram o cotidiano do clube.
A ideia teve a anuência de Ramón Díaz, que também vê a Neo Química Arena como um trunfo para salvar o Corinthians do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Desde então, o Timão havia vencido todas as partidas disputadas em casa: além do Flamengo, o Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro e dois compromissos em torneios mata-mata, contra Juventude (Copa do Brasil) e Fortaleza (Sul-Americana).