Corinthians e Palmeiras negociam com a Conmebol para adequar tabelas pensando no Brasileirão
Finalistas do Paulistão buscam fugir de estreia por competições continentais na terça-feira e ganhar força em negociação com a CBF para mudar datas do Brasileirão

Antes mesmo do sorteio que definirá os grupos da Copa Libertadores e Sul-Americana, Corinthians e Palmeiras negociam com a Conmebol a possibilidade de adequação das suas tabelas nas competições internacionais.
O intuito das duas equipes é não estrear na terça-feira, dia 1º de abril, o que abriria margem para negociação com a CBF para que os jogos pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro aconteçam no domingo, 30 de março.
A ideia é ganhar um dia a mais de descanso, já que Corinthians e Palmeiras jogam a partida de volta pela final do Campeonato Paulista no dia 27 de março, uma quinta-feira.
Segundo informações obtidas pela Trivela, a Conmebol sinalizou positivamente para que as estreias dos finalistas do Paulistão aconteçam na quarta e quinta-feira, dias 2 e 3 de abril, respectivamente.
Em relação ao Verdão, não haverá grande impacto ao que já era aguardado previamente. A tendência é que a equipe alviverde tenha a sua estreia na Libertadores exibida em TV aberta.
Detentora dos direitos nesta plataforma, a Globo transmite geralmente as partidas do meio da semana às quartas-feiras, às 21h30 (horário de Brasília). Já em relação ao Corinthians, pode significar a ausência na TV aberta ou a readequação da grade do SBT.
A emissora paulista detém os direitos na Sul-Americana e pode escolher até três jogos da mesma equipe para transmitir na fase de grupos. Existe a possibilidade de que outras partidas do Timão sejam exibidas pelo canal e a estreia seja restrita a plataformas pagas.
Outra alternativa é o SBT adaptar a programação para transmitir o duelo envolvendo o clube alvinegro na quinta-feira, dia 3 de abril.
Situação semelhante ocorreu em Racing e Corinthians, pelo jogo de volta da semifinal da Sul-Americana no ano passado. O jogo aconteceu em uma quinta-feira e teve transmissão em TV aberta, pelo SBT.
Brasileirão é outro problema para Corinthians e Palmeiras
Ainda que consiga adequar os jogos pelas competições da Conmebol para datas ideais, Corinthians e Palmeiras também têm problema de ajuste no Brasileirão.
Com a Federação Paulista de Futebol, os dois times tentam convencer a CBF a alterar as estreias na competição nacional para domingo, 30 de março.
Na tabela desmembrada da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, os jogos de Timão e Verdão estão marcados para o sábado, 29 de março.
A partida do Corinthians tem cenário de mudança mais factível, pois o clube enfrenta o Bahia, em Salvador. De todo modo, a Trivela apurou que a sensação internamente no clube alvinegro não é de grande expectativa pelas mudanças.
Ainda assim, há movimentações nos bastidores para que a adequação ocorra, combinado alinhado com FPF e Palmeiras.
Contrariando um ofício enviado pela CBF em novembro do ano passado, a Federação Paulista marcou o jogo de volta pela final do Paulistão para o dia 27 de março. No documento, a entidade máxima do futebol brasileiro disse às federações estaduais encerrarem os seus campeonatos até o dia 26 de março
A decisão da FPF foi motivada pela quantidade de atletas de Corinthians e Palmeiras presentes no período de datas Fifa, que se encerra no dia 25 de março.

No total, 10 jogadores das duas equipes estarão envolvidos em jogos de seleção, cinco de cada lado:
No Corinthians:
- Félix Torres (Equador);
- José Martínez (Venezuela);
- André Carrillo (Peru);
- Ángel Romero (Paraguai);
- Memphis Depay (Holanda).
No Palmeiras:
- Joaquín Piquerez (Uruguai);
- Emiliano Martínez (Uruguai);
- Richard Ríos (Colômbia);
- Facundo Torres (Uruguai);
- Estêvão (Brasil).
Richard Ríos e Ángel Romero retornarão juntos ao Brasil em voo fretado que terão os custos divididos entre corintianos e palmeirenses. Os jogadores se enfrentam pelas Eliminatórias Sul-Americana no dia 25 de março, em Barranquilla, na Colômbia.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Discussão por datas envolve até o São Paulo
A situação mais delicada na adequação das tabelas envolve o Palmeiras. A estreia do Verdão no Campeonato Brasileiro está marcada para o sábado, 29 de março, dois dias após a final do Paulistão.
A equipe alviverde recebe o Botafogo, no Allianz Parque, em duelo que coloca frente a frente o campeão e o vice do Brasileirão no ano passado.
Assim, a CBF trabalha para realizar a cerimônia de abertura da competição nacional nesta partida, que, inclusive, terá transmissão em rede nacional por meio de uma das detentoras da TV aberta.
De toda forma, o Verdão tenta levar o evento para o domingo, 30 de março. Porém, isso esbarra na estreia do São Paulo no Brasileirão.
O Tricolor recebe o Sport, no Morumbis, às 16h (de Brasília) da data em que o Palmeiras deseja jogar.
Para piorar, o São Paulo vive momento de litígio com Palmeiras e FPF por conta de decisões recentes envolvendo o rival e a entidade que gere o futebol paulista.
A situação piorou ainda mais com a eliminação polêmica da equipe são-paulina na semifinal do Paulistão, com erro de arbitragem que definiu a classificação palmeirense.
Assim, a tendência é que o Tricolor não facilite qualquer tipo de movimento envolvendo o Palmeiras e a Federação Paulista para adequação de datas na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Por questões de segurança, Palmeiras e São Paulo não podem jogar em cidades iguais no mesmo dia – a não ser em duelos entre eles, que possui determinação para torcida única do mandante.