‘Arbitragem 1×0’: São Paulo promete atitude após pênalti polêmico a favor do Palmeiras
Após partida, presidente Julio Casares se pronunciou sobre decisão que ajudou a eliminar o Tricolor

Tão logo soou o apito final da derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, nesta segunda-feira (10), no Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista, o São Paulo já se mobilizava em revolta e protestos contra a arbitragem.
O Tricolor reclama do pênalti polêmico cometido por Arboleda em Vitor Roque e convertido por Raphael Veiga. O lance decretou a eliminação da equipe no Paulistão.
Nas redes sociais, os perfis oficiais do clube fizeram publicações sobre o resultado do jogo com a seguinte legenda: “Arbitragem 1 x 0 São Paulo”.
Minutos depois, no Allianz Parque, o presidente Julio Casares concedeu entrevista coletiva em que disse que a decisão da arbitragem foi uma “vergonha”.
— Vocês podem ver que estamos com serenidade, com tranquilidade. Lamentamos o erro absurdo que o Brasil todo viu. Foi algo inacreditável. Foi uma vergonha. Mas estamos tranquilos. Quero desafiar vocês: onde estava o VAR? Será que vai ter áudio disponibilizado? Eu sempre enalteci. Mas hoje foi uma arbitragem pequena e absurda — Julio Casares.
São Paulo irá formalizar reclamação à FPF
O São Paulo pretende formalizar uma reclamação à Federação Paulista de Futebol (FPF) sobre as decisões da arbitragem e para ouvir os áudios da equipe de arbitragem de vídeo.
O diretor de futebol Carlos Belmonte afirmou que a principal revolta do clube não foi com o erro do árbitro Flávio Rodrigues de Souza, mas sim com a falta de ação do árbitro de vídeo.
— (Não há) Nada o que a gente possa fazer, a não ser solicitar o áudio do VAR. A gente quer entender o que o VAR falou ou não falou. Eu tenho dúvida se o VAR estava lá. Porque se o VAR estava lá e não chamou, alguma coisa errada aconteceu. Todo mundo que viu na TV, viu que não é pênalti — afirma Carlos Belmonte.

O lance do pênalti polêmico
O lance do pênalti polêmico ocorreu aos 43 do primeiro tempo. A defesa do São Paulo saiu jogando errado. A bola sobrou para o Palmeiras. Vitor Roque dominou dentro da área e caiu após um contato com Arboleda.
O árbitro não hesitou em marcar pênalti, com a jogada ainda em andamento. Uma decisão intempestiva, mesmo que Arboleda tenha firmado o pé no chão antes de Vitor Roque — já desequilibrado — buscar o contato com a sua perna. Pênalti marcado e convertido por Raphael Veiga.
— É um lance difícil para o árbitro. Ok, ele marcou o pênalti. Aí o VAR não chama para ver o lance. O erro do árbitro, eu admito. Eu não admito o erro do VAR. O árbitro é erro. O VAR é incompetência — Carlos Belmonte.
Quando o São Paulo volta a jogar?
Eliminado, o São Paulo só volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro, daqui a 20 dias. O Tricolor estreia na competição no domingo, 30 de março, às 16h (horário de Brasília), quando recebe o Sport no MorumBIS.