Memphis aprende com derrota para o São Paulo e Hugo Souza garante ponto para o Corinthians
Neerlandês assumiu o protagonismo esperado, colocou o Timão de volta ao jogo e, junto ao goleiro corintiano, foi fundamental pelo ponto conquistado fora de casa

Quando o Corinthians perdeu para o São Paulo pelo Paulistão, há 11 dias, o atacante Memphis Depay teve atuação discreta, enquanto Oscar e Lucas Moura decidiram a partida.
Onze dias depois, o neerlandês assumiu o protagonismo e foi fundamental para que o Timão não fosse derrotado novamente em um clássico, dessa vez contra o Palmeiras.
Mesmo com a equipe alviverde dominando o primeiro quarto do jogo e abrindo o placar antes dos 10 minutos, foi Memphis quem mudou de posicionamento e colocou o Corinthians de volta ao Dérbi.
Primeiro organizando o meio-campo ao se aproximar de Igor Coronado. Segundo, justamente por conta da mudança tática, influenciando diretamente no gol de empate do Timão.
Próximo do fim da etapa inicial, Memphis recuperou a bola de Richard Ríos, e deu ótimo passe para Yuri Alberto empatar.
Foi protagonista aquele de quem se espera o papel, tal qual outro que já tem figurado nesta condição há tempos: Hugo Souza.
Atuação segura do goleiro corintiano que, em especial, defendeu um pênalti cobrado por Estêvão nos minutos finais e garantiu o ponto conquistado pelo Corinthians fora de casa.
Perdido, Corinthians se encontrou em Memphis
O Corinthians demorou para entrar em campo. Perdido defensivamente e inoperante com a bola nos pés, o Timão praticamente assistiu ao Palmeiras nos primeiros 25 minutos.
A passividade corintiana, principalmente sem a posse, foi crucial para que o adversário abrisse o placar cedo.
O Palmeiras saiu trocando passes desde o goleiro Weverton sem que o meio-campo do Corinthians encostasse. Para piorar, o meia Maurício recebeu passe do lateral Piquerez entre os dois zagueiros do Timão e finalizou bem para fazer o gol.
A equipe alvinegra criou a primeira chance de gol justamente aos 25, quando Memphis saiu da área e auxiliou Igor Coronado na dinâmica de criação.
Em boa troca de passes da dupla, o neerlandês deixou Yuri Alberto na cara do gol, mas o centroavante parou em boa defesa do goleiro Weverton.
O arqueiro palmeirense ainda trabalharia novamente no segundo tempo, espalmando uma finalização de chapa do zagueiro André Ramalho após cobrança de escanteio.
Já dentro do jogo e posicionado mais centralizado do que atacante, Memphis foi fundamental no empate do Corinthians, já perto do fim do primeiro tempo.
O neerlandês tomou a bola de Richard Ríos e encontrou Yuri Alberto, que bateu cruzado e marcou para o Timão.
Na comemoração, o centroavante deu uma voadora na bandeira de escanteio e recebeu um cartão amarelo que ainda custaria caro.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Fã ou hater?
Durante o intervalo, torcedores do Palmeiras que estavam no Gol Sul do Allianz Parque direcionaram gritos de “ladrão” ao camarote onde supostamente estava Augusto Melo, presidente do Corinthians.
A Polícia Civil e o Ministério Público do Estado de São Paulo investigam um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro no acordo do Timão com a “Vai de Bet”, empresa de apostas esportivas que foi patrocinadora da equipe alvinegra entre janeiro e junho de 2024.
Castigo a Yuri Alberto veio a galope
Aos 16 minutos do segundo tempo, Yuri Alberto foi castigado pelo cartão amarelo recebido na celebração do gol, ainda no primeiro tempo.
O atacante corintiano forçou o contato com Naves, simulou uma falta e recebeu outra advertência que, somada, resultou em expulsão.
Árbitro da partida, Raphael Claus teve o mesmo preciosismo que quase 10 anos atrás, quando expulsou o goleiro Cássio por cera no primeiro Dérbi realizado no Allianz Parque, e que foi vencido pelo Timão, por 1 a 0.
Hugo Souza salvou geral

No fim, Hugo Souza, como já é praxe, salvou o Corinthians.
Quando o empate com um a menos era ótimo negócio para o Timão, Charles cometeu pênalti em Estêvão, no minuto final do tempo regulamentar.
A própria revelação palmeirense cobrou, mas parou na defesa do arqueiro corintiano.
A defesa salvou Ryan, Yuri Alberto, a zaga corintiana, que foi muito mal, e, sobretudo, o ponto conquistado pelo Timão no Allianz Parque.