Brasil

Eliminação na Libertadores deve fazer Corinthians jogar duas vezes em 48 horas

Timão tenta prorrogar estreia no Brasileirão, mas ida à Sul-Americana pode atrapalhar os planos do clube

O Corinthians está pouco otimista em alterar a data de estreia no Campeonato Brasileiro para o dia 30 de março, um domingo. E a eliminação na Libertadores é crucial para isso. 

Desclassificado na terceira fase preliminar do torneio continental, o Timão disputará a Sul-Americana. 

Existe uma tendência forte de que a estreia do clube na competição internacional aconteça em 1º de abril, uma terça-feira, dois dias após a data que os corintianos desejam iniciar no Brasileirão. 

A tabela da primeira rodada do campeonato nacional já foi desmembrada pela Confederação Brasileira de Futebol com os jogos de Corinthians e Palmeiras, finalistas do Paulistão, marcados para o sábado (29). 

No entanto, a Federação Paulista de Futebol e as equipes envolvidas na decisão do Estadual discutem nos bastidores a possibilidade de prorrogação dessas partidas para o domingo (30). 

Esse pedido de alteração é motivado pela data em que foi marcada a segunda partida final do Campeonato Paulista: 27 de março, uma quinta-feira. 

Inclusive, a decisão da FPF contraria um ofício encaminhado pela CBF às federações em novembro do ano passado. Nele, a entidade máxima do futebol brasileiro afirma que as finais estaduais envolvendo equipes da Série A precisam acontecer impreterivelmente até o dia 26 de março.

A decisão da Federação Paulista em marcar a final do Paulistão no dia seguinte ao estipulado pela CBF foi motivada pelo período de datas Fifa. 

Até 15 jogadores de Corinthians e Palmeiras podem estar envolvidos em jogos de seleções que serão disputados até o dia 25 de março. 

– Não tem pressão com a CBF, tem diálogo. Os dois clubes têm seis jogadores cada um convocados na data Fifa. Precisa repatriar, trazer de volta, dar descanso, para que eles façam uma final da importância de Corinthians e Palmeiras. Não é pressão, é a realidade. A final precisa ser no dia 27 – disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, após o conselho técnico da decisão estadual. 

Corinthians não contava com a Sul-Americana, que pode “bagunçar” ainda mais a situação

Se classificado à fase de grupos da Libertadores, o Corinthians fatalmente jogaria a primeira rodada na quarta ou quinta-feira (2 e 3). 

Porém, com a eliminação no principal torneio continental e a ida à Sul-Americana, as chances são grandes de o Timão fazer a estreia na terça-feira (1º). 

Isso porque o “SBT”, canal que possui os direitos de transmissão da competição em TV aberta, tem a primeira escolha de jogo e costuma exibi-los às terças-feira.  

Se considerada as duas últimas temporadas em que a Sul-Americana teve a participação do Corinthians e a emissora paulista era uma das detentoras, a tendência é que o clube alvinegro seja explorado ao máximo, pois rende bons índices de audiência. 

Racing Corinthians Final Sulamericana
Em 2024, o Corinthians chegou até a semifinal da Sul-Americana e foi eliminado pelo Racing (ARG) (Foto: IMAGO / PHOTOxPHOTO)

Porém, o Regulamento Geral de Competições da Conmebol veta que as empresas que possuem os direitos de transmissão monopolízem as escolhas por determinado clube. 

Assim, o “SBT” pode escolher no máximo três partidas do Timão para transmitir na fase de grupos. No total, são seis confrontos. 

Por outro lado, há possibilidade de o Corinthians entrar em acordo com a emissora para que outros jogos do clube sejam transmitidos e não o primeiro. Com isso, a estreia corintiana na Sul-Americana poderia acontecer nos dias 2 ou 3 de abril. 

De toda forma, o sentimento nos bastidores do Timão é que a eliminação do clube na Libertadores prejudica qualquer tipo de negociação para encaixar os jogos pelos campeonatos Paulista, Brasileiro e Copa Sul-Americana em datas ideais. 

Por conta disso, existe até uma certa “aceitação” de que o Corinthians jogará duas vezes em um intervalo de 48 horas, seja emendando a final do Paulistão com a primeira rodada do Brasileirão ou jogo pela competição nacional e a estreia pelo torneio continental. 

No entanto, a toalha ainda não foi jogada e os clubes aguardam o período de datas Fifa para resolverem isso. 

Neste momento, Corinthians, Palmeiras e até mesmo a FPF estão focadas na primeira partida válida pela final do Campeonato Paulista, que está marcada para este domingo (16), no Allianz Parque.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo