Anúncio da CBF sobre início da Série A só reforça os problemas do calendário brasileiro
Confederação cria pepino para final do Paulista e ainda pode ver alterações por causa da Conmebol

Na noite desta sexta-feira (7), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela detalhada da primeira rodada da Série A do Brasileirão, marcada para os dias 29, 30 e 31 de março.
Mas, por mais que tenha sido uma tentativa de mostrar que é organizada, a CBF só escancarou a bagunça do calendário brasileiro.
De acordo com a tabela detalhada pela CBF, o primeiro jogo seria entre os últimos dois campeões do torneio, Palmeiras (2023) e Botafogo (2024), no sábado (29), às 16h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque.
Talvez este jogo seja a “grande celebração de início do campeonato” prevista pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em 2023, mas que não foi vista em 2024, no primeiro Brasileirão em que ela poderia acontecer.
– Será uma grande festa para celebrar o início do campeonato, que é o mais disputado do mundo. A CBF seguirá trabalhando na nossa gestão para tornar cada vez mais as competições rentáveis para os clubes e empolgantes para os torcedores brasileiros – disse o presidente da CBF no lançamento do calendário brasileiro de 2024, ainda em 2023.
Só que não precisou ir longe para perceber que logo o primeiro jogo do Brasileirão pode ser afetado pela bagunça que é o calendário do futebol brasileiro.
No comunicado, a CBF afirma que como o Brasileirão começará no dia 29 de março e as fases de grupo de Libertadores e Sul-Americana terão início no dia 1º de abril, todas as federações com times da Série A devem ter seus estaduais se encerrando no dia 26 de março, uma quarta-feira.
Só que a confederação parece se esquecer que no dia 25 de março, último dia de uma janela de Data Fifa, o Brasil enfrenta a Argentina no país vizinho, às 21h (horário de Brasília).

Caso o último dia para as finais dos estaduais realmente seja no dia 26, alguns clubes brasileiros podem ter que atuar com atletas que estiveram em diferentes partes do continente na noite anterior.
Palmeiras e Santos, que ainda estão vivos no Paulistão, podem ter que disputar o jogo decisivo do estadual com Estêvão e Neymar, respectivamente, longe das melhores condições possíveis. Isso sem contar atletas que podem ser convocados para outras seleções.
E ainda existe a possibilidade de conflito com a Federação Paulista, que afirma que sua final acontecerá no dia 27, uma quinta-feira, para acomodar o retorno dos atletas da Data Fifa.
Dois dos times ainda vivos no Paulistão – Corinthians e Palmeiras – têm jogos marcados pela CBF para o sábado, menos de 48 horas após o que seria a final do estadual. E o Alvinegro ainda teria que viajar até Salvador para enfrentar o Bahia.
Em Pernambuco, a situação é ainda pior. A federação local trabalha com o dia 26 de março como data para a final, mas também existe uma rodada da Copa do Nordeste marcada para o mesmo dia, e o Sport tem jogadores estrangeiros que podem ser convocados por suas seleções.
Não adianta a CBF fazer uma festa dizendo que os times não atuarão em Data Fifa se eles ainda terão que entrar em campo no dia depois dos últimos jogos das seleções.
Os atletas acabam precisando retornar de forma extremamente corrida, existindo a chance de criar também uma vantagem para times que têm mais dinheiro.
Leila Pereira, por exemplo, já usou jatinhos para buscar jogadores do Palmeiras neste tipo de situação. E ela está correta em tentar o melhor para o seu time. Mas essa não é uma opção disponível para todos os times.
E como se toda a questão da Data Fifa não fosse o suficiente, a CBF ainda nota que os jogos podem ser alterados dependendo do calendário da Conmebol, já que os grupos de Libertadores e Sul-Americana serão sorteados apenas no dia 17 deste mês.
É torcer para o bom senso de detentoras de direitos televisivos para que ninguém saia completamente prejudicado.
Veja os jogos da primeira rodada do Brasileirão
29 de março (sábado)
16h30 – Palmeiras x Botafogo – Globo e Premiere
18h30 – Cruzeiro x Mirassol – Amazon Prime
18h30 – Grêmio x Atlético-MG – Premiere
18h30 – Bahia x Corinthians – Premiere
18h30 – Fortaleza x Fluminense – Premiere
18h30 – Juventude x Vitória – Premiere
21h – Flamengo x Internacional – SporTV e Premiere
30 de março (domingo)
18h30 – São Paulo x Sport – SporTV e Premiere
18h30 – Vasco x Santos – Record, Cazé TV (YouTube) e Premiere
31 de março (segunda-feira)
20h – Red Bull Bragantino x Ceará – Premiere