Brasil

Diante do Cruzeiro, Corinthians vai em busca do 11º título da Copinha e de fim do jejum de conquistas da categoria

Último título do Corinthians foi em 2017, vencendo o Batatais por 2 a 1; Timãozinho tenta completar campanha invicta jogando em casa

O Corinthians está a 90 minutos de mais um título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Até agora são 10 canecos levantados, que faz do Timãozinho o maior campeão da competição mais disputada das categorias de base do país. A grande final acontece tradicionalmente no aniversário da Cidade de São Paulo, ou seja, nesta quinta-feira (25). A partida contra o Cruzeiro começa às 15h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena.

A campanha invicta do Corinthians

A trajetória do Corinthians na Copinha é animadora, já que o time chegou a final sem perder uma única partida no campeonato. Isso tudo depois de viver uma temporada conturbada em 2023, sendo eliminado de todas as competições que disputou da categoria: Brasileirão, Campeonato Paulista, Copa do Brasil e até mesmo a própria Copa São Paulo. Mas até aqui o Timãozinho tem uma ótima campanha, na fase de grupos venceu dois e empatou um: Ji-Paraná (6 x 0); Bangu (1 x 0) e Marília (0 x 0).

A sequência de vitórias continuou nas etapas seguintes:

O time foi criando casca a cada fase, e amadurecendo taticamente dentro do campo, fator essencial para a conquista da vaga para a decisão, em entrevista o lateral direito Léo Mana, e capitão da equipe, falou sobre essa mudança na postura do time:

— Na última Copinha a gente não conseguiu fazer uma boa competição, mas a gente teve paciência, cabeça no lugar e muita união do grupo para gente chegar firme nessa Copa São Paulo — disse o jogador.

Os principais nomes do Corinthians na Copinha

O elenco do Corinthians se mostrou maduro dentro da disputa e, apesar da pouco idade, alguns jogadores chamaram atenção por suas atuações com o Timãozinho durante toda a Copinha, e devem ser integrados ao elenco profissional já próximos dias pós-final. Os nomes que mais chamam a atenção são:

  • Léo Maná (lateral direito) – Integra o elenco principal desde a temporada de 2022, mas foi chamado por Danilo para disputar a Copa São Paulo. Léo marcou quatro gols durante a competição, e deu duas assistências. O contrato dele com o Corinthians vai até o abril de 2026;
  • Kayke (atacante) – Um dos principais nomes do Timãozinho na Copa São Paulo. Kayke tem chamado atenção pela sua qualidade nas assistências, que somam cinco durante a competição e mais dois gols marcados;
  • Pedrinho (meia) – Artilheiro do Corinthians na Copinha, com seis gols. Pedrinho mostrou muita eficiência nas finalizações, principalmente de fora área, acertando bons chutes de longa distância, tirando qualquer chance de defesa dos goleiros adversários;
  • Breno Bidon (meia) – Um dos pilares da equipe sub-20 do Corinthians, e peça fundamental para a campanha feita pelo time na disputa. Breno tem um gol e uma assistência na Copa São Paulo, e chama atenção pela qualidade na criação de jogadas e na movimentação dentro do campo;
  • Arthur Sousa (centroavante) – Cotado para subir ao elenco profissional, para ocupar uma das posições mais carentes do time. Arthur marcou quatro gols na competição, três deles na semifinal. Apesar do baixo número de tentos, o garoto é o pivô que briga dentro da área e obriga o adversário a cometer as faltas. A própria diretoria já ventilou que ele possa ocupar a vaga para a sequência no Campeonato Paulista.

O último título conquistado foi há sete anos com uma campanha invicta

A última vez que o Corinthians levou um troféu da Copa São Paulo, foi em 2017. A final foi contra a equipe do Batatais, do interior Paulista. O jogo aconteceu no Pacaembu, que na época ainda não tinha sido vendido a iniciativa privada, com vitória do Timão por 2 a 1.

Na campanha daquele ano, o Timãozinho também não perdeu uma única partida, foram oito jogos e oito vitórias:

  • Fase de Grupos: Corinthians 6 x 0 Pinheiro; Corinthians 4 x 0 Operário (MS); Corinthians 3  x 2 Taubaté;
  • Segunda Fase – Corinthians 5 x 1 Manthiqueira
  • Terceira Fase – Corinthians 2 x 1 Coritiba
  • Oitavas de Final – Corinthians 3 x 1 Internacional
  • Quartas de Final – Corinthians 2 x 1 Flamengo
  • Semifinal – Corinthians 3 x 0 Juventus
  • Final – Corinthians 2 x 1 Batatais
Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo