Brasil

Arthur Sousa dá show na Arena e Corinthians bate Novorizontino para (finalmente) voltar à final da Copinha

Agora o Corinthians enfrenta na grande final o Cruzeiro; a partida acontece na quinta-feira (25), também na Neo Química Arena, às 15h30

O Corinthians está na final da Copa São Paulo de Futebol Junior. Os mais de 30 mil torcedores estiveram presentes na noite desta segunda-feira (22), na Neo Química Arena, em Itaquera, para acompanhar a semifinal diante do Novorizontino, foram presenteados com a vaga na decisão depois da vitória do Timãozinho por 3 a 0 sobre o Tigre. Arthur Sousa foi o nome da partida: o centroavante de 19 anos balançou a rede três vezes.

Na grande final o Corinthians enfrenta o Cruzeiro que venceu o Flamengo por 2 a 1, a decisão está marcada para o dia 25 de janeiro, aniversario da cidade de São Paulo. O jogo acontecerá na Neo Química Arena, às 15h30 (horário de Brasília).

O Timãozinho é o maior campeão da Copinha: são dez títulos conquistados e agora está focado em buscar o 11º caneco.

Primeira etapa movimentada com o Corinthians saindo à frente

Com o melhor dos ingredientes de uma semifinal, Corinthians e Novorizontino entraram em campo disputando a bola jogada a jogada, as duas equipes iniciaram a partida bem postada, fazendo a marcação exata nos setores que precisava, apesar disso o Corinthians teve mais domínio na primeira etapa, e foi criando mais oportunidades diante as dificuldades do adversário até a marcação do gol aos 19 minutos.

Como já característica na Copa São Paulo, o gol do Timãozinho foi uma pintura. A jogada começou pelo lado esquerdo do campo, com Kayke passando por três defensores, deixando todos na saudade para cruzar rasteiro, e encontrar Arthur Sousa. O centroavante alvinegro de bateu de letra para fazer o primeiro gol da partida.

Minutos depois, Vitor Meer recuperou a bola na linha de fundo, conseguiu limpar a jogada e colocar ela dentro da área para o Arthur que vinha chegando e teve tempo e calma suficiente para colocar a bola dentro da rede. Porém, após a análise do VAR, o tento foi anulado porque mesmo com o esforço do lateral do Timãozinho, a bola realmente saiu antes do cruzamento.

Depois da marcação, o rendimento do Corinthians caiu em campo, e o time passou a sofrer com a pressão do adversário, principalmente com a boa marcação do Novorizontino, que não deixava os donos da casa sequer passar do meio de campo. Com essa dificuldade para o Alvinegro, o Tigre conseguiu criar boas oportunidades. A primeira com Messias, que de fora da área encheu o pé e obrigou o goleiro Felipe Longo espalmar de qualquer jeito.
A segunda foi nos minutos finais da primeira etapa. O Corinthians cometeu uma falta frontal e por muito pouco não viu o adversário não empatar o placar. De perna esquerda, Galo bateu chapado e acertou o travessão. No rebote, o centroavante Canela conseguiu cabecear, porém, parou mais uma vez no travessão, e a defesa corintiana colocou rapidamente a bola para fora.

Novorizontino voltou melhor, mas Corinthians sacramentou vitória

Na volta do intervalo, o Novorizontino pressionou bastante e criou boas chances, e obrigou o goleiro alvinegro a trabalhar. Apesar da imposição dos “visitantes”, o Corinthians conseguiu se recompor dentro do campo e voltou a achar o caminho dos gols e consequentemente da classificação.

E se Arthur Sousa era alvo de críticas de alguns torcedores por não conseguir finalizar alguns lances nas fases anteriores, na noite desta segunda-feira (22) é possível dizer que o centroavante alvinegro calou a boca de todos, já que ele foi o autor dos três gols da semifinal. O segundo tento saiu dos mesmo pés do primeiro, mais uma vez com Vitor Meer, que roubou a bola e tocou na medida para Arthur, que dominou perfeitamente no peito e bateu na girando na bola sem dar chances de defesa.

Aos 27 minutos, o Timãozinho balançou a rede pela terceira vez. Com liberdade, o Corinthians conseguiu ter calma para fazer uma troca passes, fazendo a bola passar por todos os jogadores do elenco até chegar em Breno Bidon pelo lado. O meia deu um chapéu maravilhoso no marcador do Novorizontino, invadiu a área e tocou para Arthur Sousa, que chegou de trás e marcou seu terceiro gol na semifinal.

Números de Corinthians x Novorizontino – Semifinal da Copinha

  • Posse de bola: Corinthians 53% x 47% Novorizontino
  • Finalizações ao gol: Corinthians 7 x 2 Novorizontino
  • Escanteios: Corinthians 4 x 3 Novorizontino
Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo