Influência de Lucas vai além do campo e é exatamente o que o São Paulo precisa por vaga
Recém-chegado, Lucas já lidera elenco em busca de virada na Copa do Brasil e deve ser titular contra o Corinthians
Lucas Moura é exatamente do que o São Paulo precisa para tentar passar pelo Corinthians nesta quarta-feira (16), às 19h30 (horário de Brasília), no Morumbi, e avançar à final da Copa do Brasil. Uma cena do último domingo (13) no Maracanã exemplifica o tamanho da influência que o atacante pode ter no Tricolor no Majestoso decisivo.
O belo gol marcado por ele no empate em 1 a 1 com o Flamengo é o retrato fiel de como ele pode ajudar a equipe em campo. Personalidade, explosão, poderio decisivo. Todas características que o São Paulo terá de explorar para reverter a derrota por 2 a 1 em Itaquera no duelo de ida. Não à toa,
Lucas deve ser titular no clássico. Mas a influência dele vai bem além das quatro linhas.
E voltamos ao Maracanã. Mais exatamente, ao vestiário dos visitantes, minutos antes da partida do último domingo. Lucas veste a braçadeira de capitão pela primeira vez neste retorno, justo no dia de seu aniversário e da reestreia como titular do Tricolor. Ele pega o escudo do clube na camisa e dá um discurso forte aos companheiros.
– Isso aqui é São Paulo. A gente tem que saber o que representa isso daqui. Defender esse escudo. Ninguém tá aqui à toa. Eu não voltei pra cá à toa não. Isso aqui é o São Paulo, o maior clube do Brasil. Quantas pessoas queriam estar no nosso lugar? Acredita em cada um, acredita – disse o camisa 7, olhando nos olhos dos companheiros de elenco.
Ontem foi um domingo especial para @LucasMoura7!
Dia dos pais ☑️
Aniversário ☑️
Primeiro jogo como titular ☑️
Primeiro jogo como capitão ☑️
Primeiro gol ☑️#LucasRespondeAoCoração ❤️??#VamosSãoPaulo ??? Gutierre Filmes pic.twitter.com/wXCDg1yNF3
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 14, 2023
Influência além do campo
É possível que Lucas não vista novamente a braçadeira de capitão, que deve ser afixada uma vez mais no braço de Rafinha. Mas a influência do atacante no grupo de jogadores é tão positiva quanto imediata, desde que ele retornou ao clube. Ídolo são-paulino e com uma década de Europa na carreira, o camisa 7 puxou a frente para mobilizar o elenco em busca da virada contar o Corinthians.
O discurso no Maracanã é apenas uma faceta da liderança que Lucas assumiu no atual elenco são-paulino. O atacante chegou e tomou para si a responsabilidade de ser exemplo aos mais novos. Por sua postura, chama atenção pela entrega também nos treinamentos no CT da Barra Funda.
Lucas deve ser titular no Majestoso
Lucas, aliás, deve ser titular de Dorival Júnior no jogo desta quarta-feira. O atacante é substituto natural para Luciano, suspenso no duelo decisivo. A atuação entre os reservas no Maracanã apenas referendou sua condição de titular no Majestoso. Mesmo sem jogar há meses, o camisa 7 estreou contra o Atlético-MG e foi iniciou jogando já na partida seguinte – com direito a gol marcado.
– Vamos pensar direitinho a respeito. É natural que é uma possibilidade real dele (Lucas) iniciar, ele já vinha em um processo mais consistente em termos de preparação do que o próprio James, por isso temos que ter calma e paciência em um momento tão decisivo – disse o técnico Dorival Júnior.
James é alternativa
Para esta quarta-feira, Dorival conta também com James Rodríguez à disposição. O colombiano fez sua estreia como jogador do São Paulo contra o Flamengo, em uma situação parecida com a de Lucas. Ele também estava sem jogar desde abril, quando rescindiu com o Olympiakos, da Grécia. Mas seu estágio físico está abaixo do de Lucas. A tendência é de que ele seja alternativa no banco de reservas, especialmente pela intensidade esperada pelo treinador para o clássico decisivo.
– Vamos com calma em relação ao James, aos poucos ele vai se integrando, vai também alcançando as melhores condições – contemporizou o treinador.
Do que o São Paulo precisa para se classificar?
Como perdeu o jogo de ida por 2 a 1 em Itaquera, o São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar à final da Copa do Brasil. Uma vitória por um gol leva a decisão da vaga para os pênaltis. O Majestoso decisivo é nesta quarta-feira (16), às 19h30 (horário de Brasília), no Morumbi.