Lucas Moura e James no Maracanã é estratégia do São Paulo para ‘jogo da década’
Reforços devem estar em campo para ganhar ritmo de jogo junto com uma equipe alternativa antes de decisão com o Corinthians
Dorival Júnior deve preservar forças no São Paulo e mandar a campo uma equipe mista ou até reserva para enfrentar o Flamengo neste domingo (13), às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 19ª rodada do Brasileirão. E lá devem estar Lucas Moura e James Rodríguez, as duas grandes contratações do futebol brasileiro neste meio de temporada, em meio ao time alternativo.
Tudo isso faz parte da estratégia do São Paulo para aquele que é o jogo “mais importante” dos últimos 10 anos do clube. Ao menos, nas palavras de Calleri.
– Fazer o jogo que acho que é o mais importante dos últimos 10 anos do clube, contra o Corinthians, aqui no Morumbi. Lotar o Morumbi e tentar chegar na final da Copa do Brasil, que é nosso sonho e do torcedor – disse o argentino, após a classificação do São Paulo sobre o San Lorenzo na Copa Sul-Americana.
Calleri se refere ao duelo com o Corinthians na próxima quarta-feira (16), às 19h30, no Morumbi, pela volta da semifinal da Copa do Brasil. O São Paulo perdeu o jogo de ida em Itaquera por 2 a 1 e precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar. Uma vitória por um gol leva a decisão às penalidades.
São Paulo já pensa na decisão
Dorival Júnior terá o sabor especial de enfrentar o Flamengo pela primeira vez desde que deixou o clube como campeão da Libertadores e da Copa do Brasil do ano passado. A partida deste domingo está longe de ser irrelevante. Mas as decisões que a comissão técnica tomará para o jogo dão prioridade total à decisão contra o Corinthians.
Por isso, o São Paulo deve ir a campo sem alguns muitos de seus titulares. Para começar, Rafinha e Pablo Maia estão suspensos. Calleri é um jogador que deve ser preservado, para que tenha maior tempo de recuperação antes de enfrentar o Corinthians. Os demais titulares que estiverem com nível de desgaste maior também devem ficar fora da partida. A tendência é de time misto – e não totalmente reserva, como foi no empate em 0 a 0 com o Red Bull Bragantino.
Quem com certeza está fora, inclusive das duas partidas, é Caio Paulista. O lateral-esquerdo sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante a vitória por 2 a 0 sobre o San Lorenzo. Welington, o antigo titular, retoma a posição para os confrontos com Flamengo e Corinthians – pelo menos.
E onde entram os reforços?
Na contramão de jogadores preservados, Lucas Moura e James Rodríguez devem atuar justamente pela proximidade da partida com a decisão contra o Corinthians. Os dois reforços vêm de um longo tempo de parada e ainda precisam melhorar a parte física e especialmente o ritmo de jogo. Por isso, ganharão minutos em campo no Maracanã.
Da dupla, Lucas Moura está mais “pronto” e tem chances até de ser titular no Maracanã. O atacante fez sua reestreia pelo clube após 11 anos no último domingo, quando entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, no Morumbi. James Rodríguez, por sua vez, vive um caso diferente do companheiro.
– James vem evoluindo. É um processo um pouquinho mais lento, mas não quer dizer que de repente, não tenhamos alguns minutos no domingo. Quanto, não sei. É importante que aconteça para ir se readaptando. Vamos conversando no dia a dia para diminuir o tempo de readaptação dele – disse Dorival, na entrevista coletiva após a vitória sobre o San Lorenzo.
O meia só deve estar em campo no domingo, porque este é o último jogo antes da decisão. Justamente para que possa somar minutos em partida e, assim, evitar que entre direto e faça sua estreia em um clássico decisivo pela Copa do Brasil.
A previsão é de que ele possa atuar por ao menos 15 minutos no Maracanã, muito mais para acelerar a evolução necessária para atingir os níveis físicos ideais e também de ritmo de jogo. O colombiano não atua desde abril, quando rescindiu o contrato com o Olympiacos, da Grécia, seu último clube.
Conforme a Trivela apurou, James ainda está em um estágio físico abaixo dos demais companheiros. Precisa evoluir para que consiga suportar a intensidade do futebol brasileiro em nível de igualdade com os rivais. Além disso, o meia também sentiu a carga pesada de treinamentos. Tudo isso está dentro da normalidade e era esperado pelo clube, por conta do longo tempo de parada.
O plano da comissão técnica é utilizar James no domingo. O colombiano está no Brasil há pouco mais de 10 dias. Após avaliações iniciais e trabalhos físicos na primeira semana de trabalhos, o meia já treina com os demais companheiros. Sua presença em campo contra o Flamengo dependerá de conversas com o técnico Dorival Júnior.