Dorival cumpre promessa e faz algo que nem jogadores acreditavam: colocar São Paulo na final
Treinador credita vaga na Copa do Brasil à sintonia entre time e torcida na vitória do São Paulo por 2 a 0 sobre o Corinthians

O São Paulo está na final da Copa do Brasil. E Dorival Júnior merece todos os méritos que ele evitou tomar para si na entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians nesta quarta-feira (16), no Morumbi, no Majestoso válido pela volta da semifinal. O treinador já “sabia” que levaria a equipe à decisão desde que chegou ao clube, menos de quatro meses atrás.
O que disse Dorival:
- exaltou o compromisso dos jogadores na classificação;
- se derreteu por Lucas Moura
- disse que a torcida fez (muita) diferença
- lembrou de promessa feita assim que chegou
- valorizou ter feito história ao colocar São Paulo na final após 23 anos
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Dorival cumpre primeiro objetivo
Os próprios jogadores não acreditavam. Se entreolharam um tanto atônitos no CT da Barra Funda, quando o recém-chegado Dorival disse que os levaria a uma final ainda em 2023. A conversa foi em abril, logo após a saída de Rogério Ceni. E o treinador conseguiu fazer sua equipe cumprir o primeiro objetivo justo com uma vitória sobre o rival Corinthians.
– Os próprios jogadores não acreditavam. Eu via que eles se olhavam e existia desconfiança. Os próprios jogadores também não acreditavam, quando falei a respeito, eu afirmei a eles que chegaríamos a uma final de competição. Eles se olharam e falaram “esse cara tá louco. Estamos brigando para ajustar nossa equipe”. Era um momento conturbado, até pela saída do Rogério. Quando eu chego falando em conquistas, é natural que gere essa situação. Por isso, fico satisfeito de classificar para a final. Espero que eles não percam essa gana de buscar mais resultados – afirma o treinador.
1T | ⏱ 31 min: Lucas amplia para o Tricolor!
São Paulo 2️⃣ x 0️⃣ Corinthians #VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/ufRuWv3VII
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 16, 2023
Torcida que conduz… Conduziu
Dorival Júnior costuma sempre dar todos os méritos dos resultados à entrega de seus jogadores. Mas dessa vez, o técnico precisou estender os elogios à torcida. O São Paulo chegou ao Morumbi nos braços da torcida, que bateu o recorde de público do estádio. Fez diferença, nas próprias palavras do treinador, na classificação.
– O primeiro ponto de tudo: o que o torcedor fez para receber o São Paulo. Uma coisa impressionante que não vi em lugar nenhum. A energia foi uma coisa que a gente recebeu desde o CT. As pessoas em torno do ônibus, chegando no Morumbi uma coisa impressionante – disse o técnico.
Final histórica
Além de eliminar o Corinthians, o São Paulo está de volta a uma final de Copa do Brasil após 23 anos. A última vez foi no ano 2000, com derrota para o Cruzeiro. O Tricolor agora busca o título inédito da competição.
– Um resultado que não acontecia desde 2000, para um clube do tamanho do São Paulo. O momento tem que ser enaltecido muito em razão do torcedor, merecimento total para eles. E aquilo que a equipe realizou dentro de campo. Se entregando, fazendo o gol com muita insistência. Fico muito feliz de estar à frente de uma equipe tão vibrante, tão guerreira e uma equipe que em momento algum se esconde, desaparece – elogia Dorival.
Wellington Rato abriu o placar com este golaço!
São Paulo 1️⃣ x 0️⃣ Corinthians #VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/Fdg6gENVUD
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 16, 2023
Dorival se derrete por Lucas
Nesta quarta-feira, Lucas Moura comandou a equipe em campo e ainda decidiu com o gol que deu a vitória e a classificação ao Tricolor. Na entrevista coletiva, o técnico Dorival Júnior não poupou elogios ao camisa 7.
– Lucas é um jogador que vem a ser muito importante. Características que não tínhamos na nossa equipe. Pode atuar por dentro, pelo lado, como atacante. O importante é a doação que está mostrando. A intensidade que ele imprime e a qualidade que ele proporciona. Ele faz com que todos em sua volta cresçam. O que essa equipe vem entregando em termos de comprometimento impressiona. Eu nunca tive uma equipe tão vibrante, com tanta força, querendo tanto estabelecer e encontrar um caminho para entregar ao torcedor algo que vem fazendo falta aqui dentro do Morumbi – elogia o treinador.
Adversário na final
Classificado, o São Paulo enfrentará o Flamengo na grande final da Copa do Brasil. O jogo de ida será no dia 16 de setembro, e o da volta, no dia 23. O mando de campo ainda não foi definido.