Dorival prega cautela, mas diz que São Paulo já tem uma conquista: resgate da alegria do torcedor
Após vitória no Maracanã, Dorival Júnior se mostrou orgulhoso do elenco e comemorou a conquista dos torcedores

Sempre ponderado em suas entrevistas coletivas, Dorival Júnior bateu na mesa repetidamente para defender que não é por acaso que o São Paulo briga pelo título da Copa do Brasil. Também não é por acaso que o Tricolor venceu o Flamengo por 1 a 0 no Maracanã, neste domingo (17), para largar em vantagem na decisão. O técnico se cerca de cautela, mas já comemora uma conquista: resgatar a confiança do torcedor.
O que disse Dorival:
- disse que vitória no Maracanã não tem preço;
- lembrou que “previu” a final logo que chegou ao São Paulo;
- falou que precisa de “algo a mais” para sair do Morumbi com o título;
- garantiu que Alisson e Lucas não saíram por lesão;
- minimizou a disputa com o Flamengo, seu ex-clube.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Dorival orgulhoso com o time
Um Dorival Júnior orgulhoso chegou a uma das salas de imprensa do Maracanã para conceder entrevista. O treinador afirmou que “não tem preço” sair do estádio com uma atuação como a que o São Paulo apresentou na final.
– Isso não tem preço. Repetir em campo tudo o que foi treinado, com a convicção, com a confiança que eles executaram. Primeiro, o treinador propõe, o jogador se determina. E quando vai a campo, é o momento seguinte. Confirmar o que foi feito desde as atuações de vídeo. Para que tivéssemos uma atuação com a segurança que tivemos. Uma equipe com muitas trocas de passes. E que possui jogadores que fazem naturalmente a diferença a qualquer instante. E que podem resolver mesmo com a marcação. Foi ponto positivo, mas temos que ter um algo a mais no jogo da volta – afirmou.
“Te garanto com toda a certeza: estamos preparando esse momento há muito tempo. E a todo momento, estou na cabeça deles: que continuem se entregando”. (Dorival Júnior)
Dorival celebra primeira conquista
O treinador manteve cautela durante toda a entrevista. Mas ele se permitiu comemorar uma primeira conquista pelo São Paulo. Dorival entende que a equipe conseguiu recuperar a confiança da torcida ao longo da temporada.
– Eu acho que a maior conquista dessa equipe até agora não foi no sentido técnico. Foi no resgaste da confiança do torcedor e da alegria do torcedor ao ver sua equipe poder enfrentar qualquer situação. É um processo, não podemos esquecer isso. Até seis meses atrás, essa equipe estava sendo contestada, agredida com palavras, com xingamentos. Gerando desconfiança de todos. Conseguiram resgatar a alegria e confiança dos são-paulinos. Só tenho que enaltecer e agradecer a atitude de todos os jogadores, que foi apresentada a eles. Confiaram, a entrega em treinamentos, a dedicação. Tudo isso não tem preço – ressalta.
Técnico cobra ainda mais para jogo da volta
Dorival sai feliz do Maracanã, mas a vantagem não muda o planejamento do treinador para o duelo da volta. Ou melhor: muda. O técnico diz que o São Paulo terá de fazer ainda mais no Morumbi para ficar com o título inédito. Ele, aliás, repetiu isso como mantra ao longo da entrevista.
– Temos que ter muitos cuidados, correr muito mais do que corremos hoje, se quisermos lutar pelo nosso espaço. Eu não tenho dúvidas que a preparação tem que ser superior a que tivemos essa semana. Volto a dizer e afirmar: finalizamos a primeira etapa de um jogo grande, contra uma das melhores equipes do futebol brasileiro. Não podemos esmorecer, baixar a guarda em sentido nenhum. São Paulo tem que estar mais e melhor preparados – garantiu.
Dorival “previu” final
No único momento em que subiu o tom da coletiva – sem ser agressivo, claro – Dorival garantiu que a final não é “por acaso” e lembrou de sua primeira conversa com o elenco. Em abril, o técnico afirmou aos jogadores que o São Paulo chegaria à decisão de uma competição. Uma fala que deixou muitos no vestiário incrédulos.
– Eu queria pontuar uma coisa importante. Esse título não está sendo disputado por acaso. Desde a primeira conversa com os jogadores, alguns ficaram surpresos, eu disse que a gente chegaria a uma decisão. Eles não acreditaram. Com os resultados, eles me passaram uma resposta de que poderia dar. Tudo pode acontecer. Mas não podemos deixar de deixar nossa vida lá dentro. Resultado não se administra. Você encurta o nosso caminho. A atitude tem que ser como a de hoje. Te garanto com toda a certeza: estamos preparando esse momento há muito tempo. E a todo momento, estou na cabeça deles: que continuem se entregando, mesmo com os resultados negativos no Brasileiro e nossa saída precoce da Sul-Americana.
O gol de Calleri que abriu o placar!
Flamengo 0️⃣ x 1️⃣ São Paulo#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/0kZL7U26XY
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) September 17, 2023
Com a vitória, o São Paulo está a um empate do título inédito da Copa do Brasil. O jogo da volta está marcado para o próximo domingo (24), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. Antes, o Tricolor recebe o Fortaleza em casa na próxima quarta (20), às 21h30, pelo Brasileirão.