Copa do Brasil

Homenageando Izquierdo, Puma faz golaço e inicia reação do Vasco na Copa do Brasil

Depois de mais uma vez sair perdendo para o Athletico-PR, o Vasco conseguiu uma nova virada e venceu pro 2 a 1, em São Januário, pela ida das quartas da Copa do Brasil

Depois de mais uma vez sair perdendo para o Athletico-PR, o Vasco conseguiu, de novo, buscar a virada em 2 a 1, nesta quinta-feira (29), pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, repetindo o placar da vitória da última segunda-feira, pelo Campeonato Brasileiro. E o gol que iniciou a reação do Vasco não poderia ser mais simbólico.

Com o nome de Juan Izquierdo nas costas, jogador do Nacional, do Uruguai, que faleceu na última terça-feira (27), o também uruguaio Puma Rodríguez fez um golaço aos 34′ do segundo tempo para empatar o placar e iniciar a reação que deixou o Vasco em vantagem na disputa por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil.

Esta não foi a única homenagem a Juan Izquierdo em São Januário. Além do nome na camisa de Puma, o Vasco também atuou com um patch no centro do peito na camisa com o nome do zagueiro uruguaio, símbolo do Nacional-URU e uma fita preta representando o luto. Também foi respeitado um minuto de silêncio antes da bola rolar, com muitos aplausos e a imagem de Izquierdo no telão.

Depois da partida, o lateral-direito Puma Rodríguez, emocionado, ainda dedicou o gol para Juan Izquierdo.

Como foi a virada do Vasco sobre o Athletico-PR

O Vasco tentou se aproveitar do fator casa e da empolgação da torcida para pressionar o Athletico-PR nos minutos iniciais de jogo. Com muita vontade, o time da casa levava a melhor nas divididas e pressionava a saída de bola do Furacão. No entanto, o Cruz-Maltino não conseguiu transformar essa pressão em chances de gol.

A primeira boa chance até foi do próprio Vasco, com Payet puxando contra-ataque e finalizando perto da trave, mas o Athletico-PR logo passou a ficar mais com a bola. Com boa troca de passes, o time visitante passou a envolver o Vasco.

E foi após uma jogada bem trabalhada que o Athletico-PR chegou no gol. Aos 31′, Canobbio cruzou pela esquerda, Lucas Piton errou na linha de impedimento e deu condições para Mstriani ajeitar de cabeça. Livre, Crhistian finalizou para as redes, fazendo 1 a 0 para o Athletico-PR.

Diferente do jogo da última segunda-feira, quando também saiu perdendo, o Vasco demorou para conseguir mostrar poder de reação depois do intervalo. O Athletico-PR seguiu melhor em campo e teve chances de ampliar o placar.

Athletico-PR abusa da cera e é castigado

Desde o começo da partida, quando o placar ainda estava zerado, o Athletico-PR se valeu da cera para tentar segurar o jogo e o Vasco. A estratégia, é claro, foi mantida durante o segundo tempo. Os jogadores do Furacão aproveitavam qualquer oportunidade para ganhar os segundos possíveis.

Mas, mesmo fazendo uma partida ruim, o Vasco conseguiu se superar e superar os desfalques para buscar a virada. Aos 34′, em jogada que começou com cruzamento do estreante Jean David para Rayan ajeitar de peito, Puma Rodríguez marcou o gol de empate. E, no fim do jogo, aos 47′, o Vasco conseguiu a virada com Hugo Moura, após cobrança de escanteio.

Como fica a situação para o jogo da volta?

Com a vitória do Vasco por 2 a 1 em São Januário, o Cruz-Maltino pode até empatar o jogo da volta, na Ligga Arena, no dia 11 de setembro, que avança para as semifinais da Copa do Brasil. O Athletico-PR precisa de uma vitória por dois gols para passar direto. Se o Furacão vencer por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo