Copa do Brasil

Grêmio escapa nos pênaltis (de novo) após jogo insano e avança na Copa do Brasil

Gabriel Grando defende cobrança e salva Tricolor de vexame no mata-mata nacional

O Grêmio mais uma vez suou, mas avançou de fase na Copa do Brasil. Com direito a frangaço do goleiro adversário, gol contra de João Lucas no apagar das luzes e estrela de Gabriel Grando, o Imortal venceu o Athletic nos pênaltis por 8 a 7.

Em partida recheada de reviravoltas, as equipes empataram por 3 a 3 em São João del Rei e tiveram que decidir a vaga na marca da cal. E se diante do São Raimundo, Tiago Volpi brilhou debaixo das traves, contra o Athletic foi a vez de Gabriel Grando fazer a alegria da torcida tricolor.

O jovem arqueiro de 24 anos, cria das categorias de base do Grêmio, defendeu a cobrança do zagueiro Edson Miranda e colocou o clube gaúcho na terceira fase do mata-mata nacional.

Frango inacreditável do goleiro e virada do Grêmio

O Grêmio tomou um susto logo aos três minutos de jogo. Welinton Torrão desceu em velocidade pela direita e cruzou na medida para David Braga, livre na entrada da pequena área, abrir o placar. Duro golpe, mas o Imortal reagiu rápido. 

Com dez no relógio, Amuzu puxou contra-ataque e finalizou da entrada da área. Diego Vitor espalmou para o alto, e Braithwaite, com o gol aberto, escorou de cabeça.

A virada tricolor viria pouco depois, em frango bizarro do goleiro do Athletic. 

João Lucas arriscou de muito longe, a bola quicou na área e “enganou” Diego Vitor, que falhou de forma inacreditável.

Incrédula, a torcida da casa não esboçou reação. Com as mãos na cabeça, o arqueiro do Athletic lamentou o ocorrido e chegou a culpar a irregularidade do gramado

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

João Lucas marca contra nos acréscimos e leva decisão para os pênaltis 

Apesar da vitória parcial, o Grêmio sofreu duas baixas importantes no primeiro tempo: lesão de Braithwaite, que deixou o campo aos 15′, e expulsão de Luan Cândido aos 43′. Com um jogador a mais, o Athletic adiantou suas linhas e foi para cima na etapa complementar.

E a blitz dos donos da casa não demorou a surtir efeito. No primeiro minuto, após bate e rebate na área, Diego Fumaça recebeu de Torrão, bateu cruzado e deixou tudo igual. 

O jogo ganhou contornos dramáticos em São João del Rei. Mesmo em desvantagem numérica (11 contra 10 em campo), o Tricolor voltou a ficar à frente no marcador. Substituto de Braithwaite, Arezo foi lançado, driblou o goleiro e balançou as redes. 

Tudo levava a crer que era o gol da classificação gremista. Mas João Lucas protagonizou lance bizarro e levou a decisão para os pênaltis. 

Na tentativa de afastar cruzamento de David Braga, o lateral jogou contra a própria meta: 3 a 3. 

E agora, Grêmio?

Braithwaite celebra gol pelo Grêmio
Braithwaite celebra gol pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Garantido na terceira fase da Copa do Brasil, o Grêmio agora vira a chave e foca as atenções na final do Campeonato Gaúcho, contra o Internacional. Derrotado por 2 a 0 no jogo de ida, realizado em sua arena, o Imortal vai até o Beira-Rio em busca do octacampeonato estadual consecutivo. 

A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (16). Para ficar com o título, o Tricolor precisa vencer por três ou mais gols de diferença na casa do arquirrival. Triunfo por dois tentos leva a decisão para os pênaltis. 

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo