Copa do Brasil

Volpi confirma fama e Grêmio escapa (por pouco) de zebra na Copa do Brasil

Conhecido como um dos times mais copeiros do Brasil, o Grêmio ficou muito perto de desonrar sua tradição nesta quarta-feira (19). Pela primeira vez na história, o Tricolor disputou uma partida oficial em Roraima, e a zebra quase aconteceu. Após empate por 1 a 1, o time gaúcho bateu o São Raimundo nos pênaltis e avançou na Copa do Brasil.

Recém-contratado, Tiago Volpi foi o grande personagem da classificação gremista. No Estádio Flamarion Vasconcelos, o goleiro de 31 anos fez jus à fama de pegador e batedor de pênalti: defendeu uma cobrança, converteu a última e colocou o Imortal na próxima fase do mata-mata nacional.

Revelado pelo São José-RS, Volpi sempre demonstrou boa desenvoltura com a bola nos pés. No São Paulo, ele chegou a ser treinado por Rogério Ceni, goleiro com mais gols na história, e cobrou pênaltis em disputas de mata-mata.

Mas foi em seu retorno ao futebol mexicano que Volpi aprimorou tal característica. O arqueiro brasileiro se tornou o cobrador de pênaltis oficial do Tolouca e desandou a balançar as redes. Em 108 partidas, foram 15 tentos.

Tiago Volpi em apresentação no Grêmio
Tiago Volpi em apresentação no Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Como foi São Raimundo x Grêmio pela Copa do Brasil

Marcação forte e gramado irregular: foi com essas “armas” que o São Raimundo freou o Grêmio no primeiro tempo. A equipe gaúcha controlou a posse de bola e ditou o ritmo da partida, mas pouco agrediu os donos da casa. Com exceção de uma bola na trave de Jemerson, nada aconteceu. Jogo fraco e pobre do Imortal nos 45′ iniciais.

Na intenção de melhorar a produção ofensiva gremista, Gustavo Quinteros promoveu mudanças no intervalo. O Tricolor continuou sendo protagonista com a bola e criou boas chances para abrir o placar, mas também passou a sofrer defensivamente.

Aos 20′, o cenário, que já era ruim, se tornou ainda mais preocupante.

Rodrygo Ely errou na saída de bola e entregou nos pés de Ygor. O camisa 7 achou belo passe para Kanté, e o atacante, que havia acabado de entrar na partida, ganhou na velocidade de Jemerson e tocou na saída de Volpi. 

Demorou, mas o Imortal reagiu. Nos acréscimos, Monsalve cobrou escanteio, a zaga não conseguiu afastar, e Olivera não perdoou. O atacante uruguaio dominou no peito e fuzilou de canhota. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Volpi brilha, e Grêmio avança nos pênaltis

Encarregado de abrir as cobranças, Braithwaite fez 1 a 0 para o Grêmio. Luã Niger jogou para fora e desperdiçou a primeira do São Raimundo.

Frio, Jemerson aumentou a contagem. Pressionado, Juninho deslocou Volpi e manteve viva a esperança do time da casa, mas Arezo converteu e manteve a vantagem gremista: 3 a 1. 

Clebinho cobrou no meio do gol e parou em Volpi. O próprio goleiro do Imortal fechou a conta (4 a 1) e classificou os visitantes. 

E agora, Grêmio?

Grantido na próxima fase da Copa do Brasil, o Grêmio agora vira a chave e volta as atenções para o Campeonato Gaúcho. Neste sábado (22), a equipe de Gustavo Quinteros recebe o Juventude, na Arena, em duelo válido pela ida da semifinal. 

Internacional x Caxias se enfrentam na outra semifinal do Gauchão. 

Próximos jogos do Grêmio

  • Grêmio x Juventude — Campeonato Gaúcho (ida da semifinal) — 22/2, às 21h30 (horário de Brasília);
  • Juventude x Grêmio — Campeonato Gaúcho (volta da semifinal) — 1/3, às 16h30 (horário de Brasília)
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo