Copa do Brasil

Semifinal é normal: Flamengo amplia recordes na Copa do Brasil

Rubro-Negro é o clube que mais chegou tão longe no mata-mata nacional e acumula a liderança de outras estatísticas

O Flamengo está na semifinal da Copa do Brasil. Depois de passar pelo Palmeiras nas oitavas de final, foi a vez do Bahia sucumbir aos rubro-negros, jogando no Maracanã. É uma conquista e tanto para o clube, que já pode se dizer acostumado com esse tipo de palco.

A equipe carioca está no hall das principais equipes do mata-mata nacional, já que lidera diversas categorias importantes da história do torneio, incluindo o número de semifinais. 

O melhor desde 2013

Os rubro-negros já eram os líderes isolados no quesito semifinais nesse recorte, ou seja, a classificação nesta edição só melhorou os números. Ao todo, o Flamengo chegou a semifinal da Copa do Brasil em oito das doze oportunidades, desde 2013. A equipe abriu duas classificações de vantagem para o Grêmio, segundo colocado.

As únicas edições que o clube da Gávea não ficou entre os quatro melhores foram 2015 (eliminado pelo Vasco nas oitavas), 2016 (eliminado pelo Fortaleza na segunda fase), 2019 (eliminado pelo Athletico Paranaense nas quartas de final) e 2020 (eliminado pelo São Paulo nas quartas de final).

Por vias de comparação, nenhum dos outros três times que restam na Copa do Brasil 2024 está no mesmo patamar que o Flamengo. Quem chega mais perto é o Atlético Mineiro e o Corinthians, enquanto o Vasco da Gama está na sua primeira semifinal desde 2011.

2013 também foi o ano em que os clubes brasileiros que estavam na Libertadores passaram a disputar a Copa do Brasil, o que marcou um novo formato par aa competição.

Semifinalistas da Copa do Brasil desde 2013

  1. Flamengo – 8 vezes
  2. Grêmio – 6 vezes
  3. Cruzeiro – 5 vezes
  4. São Paulo – 4 vezes
  5. Atlético Mineiro – 4 vezes
  6. Corinthians – 4 vezes
    (…)
    Vasco da Gama – 1 vez

*Em negrito, os clubes que estão vivos na edição 2024

O elenco do Flamengo comemora a classificação para a semifinal da Copa do Brasil (Foto: Icon Sport)

Mais semifinais na história

A classificação sobre o Bahia ainda colocou o Flamengo no topo do ranking de maiores semifinalistas. Agora, os rubro-negros têm 17 edições em que ficaram entre os quatro primeiros, superando o Grêmio, que tem 16. O mais próximo da dupla é o Cruzeiro, com 11. Curiosamente, ou não, esses são os principais vencedores da Copa do Brasil.

Outras estatísticas que o Flamengo é líder

Como avança muito, é natural que a equipe carioca seja a que mais entrou em campo na Copa do Brasil, com 216 partidas. O Flamengo também é o time com mais vitórias (129), o melhor ataque (381) e o saldo de gols mais positivo (174). Poderia ter a melhor defesa, mas outros clubes entraram menos em campo, então é natural que o Rubro-Negro não lidere o quesito.

O Flamengo é um dos times mais tradicionais da história da Copa do Brasil (Foto: Carlos Santtos/Fotoarena/Sipa USA/IconSport)

Hora de melhorar nas finais?

Entre tantos bons números, o Flamengo tem desempenho nebuloso em finais. Por mais que esteja empatado com o Grêmio na liderança deste ranking, podendo ultrapassá-lo caso elimine o Corinthians, a equipe carioca não é a maior vencedora da Copa do Brasil.

Os rubro-negros conquistaram apenas quatro títulos em nove finais, ou seja, aproveitamento inferior a 50% nas decisões. O Flamengo venceu Goiás, Vasco da Gama, Athletico Paranaense e Corinthians, enquanto perdeu para Grêmio, Cruzeiro (2x), Santo André e São Paulo.

Essa é a única grande kryptonita para o Flamengo na Copa do Brasil. Por mais dominante que seja, o que vale para a história é ficar com a taça e, nesse quesito, o clube está em terceiro, empatado com o Palmeiras, com quatro taças. O Grêmio tem cinco, enquanto o Cruzeiro é o maior campeão, com seis.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo