Copa do Brasil

Mesmo em ano de decepções, só um desastre tira o Flamengo da Copa do Brasil

Flamengo nunca foi eliminado quando tinha dois gols de diferença no Maracanã pela Copa do Brasil, mas crise e "socos" podem mudar a situação

O Flamengo entra em campo logo mais, às 21h30 (de Brasília), para definir a vaga na final da Copa do Brasil diante do Grêmio, no Maracanã. Por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0, em Porto Alegre, o Rubro-Negro carrega uma ampla vantagem, mas o ambiente e bastidores do clube vão de mal a pior. Ainda que a equipe de Sampaoli esteja fazendo o impossível para colocar tudo a perder, o esforço ainda teria que ser grande.

O Rubro-Negro, ao longo de 27 participações na Copa do Brasil, acumulou algumas eliminações vexatórias no Maracanã. Já perdeu final para Santo André, em 2004, e Grêmio, em 1997 e, recentemente, caiu para o Athletico Paranaense com um sonoro 3 a 0, quando era comandado por Renato Gaúcho. No entanto, nunca foi eliminado da competição em casa quando tinha vantagem de dois gols.

Só um fato inédito tira o Flamengo da final

Antes de mais nada, é válido frisar que o Flamengo é um dos clubes com melhor retrospecto na história da Copa do Brasil. Apesar de ter quatro títulos em oito decisões, o clube é o que mais chegou à semifinal e ficou de fora das oitavas em apenas uma oportunidade, quando foi eliminado pelo Fortaleza na segunda fase. Além disso, detém o melhor ataque da história do torneio, com 373 gols.

Das 11 semifinais que disputou, o Flamengo avançou em oito, ou seja, tem excelente aproveitamento. A porcentagem fica melhor ainda quando se considera os duelos em que tinha dois gols de vantagem. Até o presente momento, o Rubro-Negro só foi eliminado nessas circunstâncias quando o Atlético-MG, em 2014, reverteu o 2 a 0 da ida com um 4 a 1, no Mineirão.

Dessa forma, uma eliminação com dois gols de vantagem no Maracanã seria algo inédito. Curiosamente, o Flamengo esteve no mesmo cenário na edição passada, quando conseguiu eliminar o São Paulo com 4 a 1 no agregado: 3 a 1 no Morumbi e 1 a 0 no Rio de Janeiro. Está claro que, caso seja eliminado, o decepção atingirá níveis poucas vezes vistos no clube.

O Flamengo é o atual campeão da Copa do Brasil (Foto: André Durão)

Veja números e curiosidades do Flamengo na Copa do Brasil

  • 27 participações
  • 4 títulos em 8 finais
  • 373 gols (melhor ataque da história)
  • Melhor campanha em 2022 (8 vitórias e 2 empates)
  • Único campeão em todas as décadas

Eliminação e socos colocam classificação em risco

Depois de vencer o Grêmio em Porto Alegre, em jogo que foi considerado por muitos o melhor da “Era Sampaoli”, o Flamengo entrou num turbilhão de emoções. Logo no primeiro duelo após o passo na Copa do Brasil, o Rubro-Negro venceu o Atlético-MG, mas teve o episódio de agressão do preparador físico Pablo Fernandez em Pedro, artilheiro do time no ano, como maior protagonista.

A partir daí foram só decepções: o time caiu de rendimento, se distanciou ainda mais do Botafogo e teve uma queda traumática, mas anunciada diante do Olimpia, pela Libertadores, em Assunção. Hoje, a equipe de Sampaoli vive o seu pior momento da temporada e isso diz muito, já que foi em 2023 repleto de vexames e decepções.

Como nada que está ruim não possa piorar, os bastidores do Flamengo ganharam destaque às vésperas da decisão. Varela e Gerson, dois atletas que devem ser titulares na partida, saíram no soco em treinamento no Ninho do Urubu. Como saldo, o uruguaio teve o nariz fraturado e jogará com uma proteção no local. Nenhum dos dois foi punido com suspensões vistas em outros casos, como o do próprio Pedro.

É o jogo da vida!

Pelas circunstâncias que a temporada apresenta, o Flamengo entrará em campo para jogar a vida contra o Grêmio, e não apenas na Copa do Brasil. Se for eliminado, o Rubro-Negro terá apenas o Campeonato Brasileiro para disputar, mas está longe de brigar pelo título. No momento, a diferença para o líder Botafogo é de 15 pontos, e a equipe de Sampaoli ocupa apenas a quarta posição.

O treinador argentino, inclusive, aposta as últimas fichas nesse duelo. Se perder e for eliminado, dificilmente ficará no Flamengo para contar a história. A classificação para a final da Copa do Brasil, no entanto, mantém Sampaoli no cargo até que o título seja decidido. No meio desse turbilhão, o Rubro-Negro tenta dar uma alegria momentânea para sua torcida, tão maltratada em 2023.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo