Copa do Brasil

Por que Filipe Luís usará formação inédita no Flamengo para a final da Copa do Brasil

Treinador entrará com três atacantes de origem pela primeira vez desde que chegou ao Ninho do Urubu

O Flamengo deve ir a campo com três atacantes contra o Atlético-MG, no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Michael, Gonzalo Plata e Gabigol treinaram juntos na última atividade antes da decisão.

Seria a primeira vez que Filipe Luís teria três jogadores ofensivos de ofício numa escalação oficial do clube carioca.

A mudança aparece diante de muitos desfalques, mas também por conta da situação que o jogo apresenta para o Flamengo. Se os erros do passado mostraram alguma coisa, é preciso fazer vantagem na ida para não sofrer na volta, longe de seus domínios.

O provável Flamengo

O trio de ataque é a grande novidade e passa pela alcunha de curinga de Gerson. O capitão do Flamengo tem jogado aberto na direita com Filipe Luís, mas voltará à função de origem no meio-campo nesta partida. Faz parte do planejamento ofensivo do treinador. 

Como o Galo também joga com Paulinho e Hulk, dois atacantes que gostam de atacar o espaço nas laterais, é importante que os externos do Flamengo estejam atentos na marcação. Tanto Michael quanto Gonzalo Plata apresentam a velocidade necessária para ajudar Wesley e Alex Sandro nesse ponto.

É importante frisar que o lateral-esquerdo está, sim, de volta ao time titular. O ex-Seleção brasileira ficou fora dos jogos contra Juventude e Internacional por conta de um desgaste muscular na coxa, mas está recuperado.

Ayrton Lucas retorna ao banco de reservas. As informações são do ge e foram confirmadas pela Trivela.

Dessa forma, o Flamengo deve ir a campo com a seguinte formação: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton, Gerson e Arrascaeta; Michael, Plata e Gabigol.

Desfalques ou necessidade?

Essa é a grande questão para a análise prévia do Flamengo. Claro que os desfalques atrapalham Filipe Luís, mas a escolha pelos três atacantes também passa por algumas competências táticas. Como o próprio treinador frisou, o elenco está enxuto nessa reta final de temporada.

— Temos lesionados, lesões graves. Alguns já estão retornando, outros em longa recuperação. Então já somos poucos — analisou, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Juventude.

De fato, Filipe Luís tem muitas baixas: Pedro, Cebolinha e Matias Viña não atuam mais em 2024, enquanto Luiz Araújo e De La Cruz são outros nomes entregues ao departamento médico. Bruno Henrique e Erick Pulgar estão suspensos. Carlinhos, que já atuou pelo Nova Iguaçu nesta edição da Copa do Brasil, completa a lista.

Faz sentido, no entanto, que Filipe Luís escolha a formação com três atacantes nesse momento. Além das valências ofensivas, o Flamengo também precisa muito marcar gols para sair em vantagem e fazer valer o fator casa no Maracanã.

Filipe Luís puxa a corrida em treino do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Em 2023, quando enfrentou o São Paulo na decisão, o Flamengo não conseguiu balançar as redes na ida e foi com derrota para o segundo jogo no Morumbi. Os rubro-negros até empataram longe de seus domínios, um bom resultado, mas que não foi suficiente diante das circunstâncias. Se tivesse vencido no Maracanã, era campeão. 

Filipe Luís também pode entrar com outros nomes, caso o Flamengo precisa de mudanças para tentar o gol. Charly Alcaraz já marcou dois gols nesse início pelo clube, enquanto Matheus Gonçalves e Lorran funcionam como opções da base.

O treinador tem sido entusiasta dos Garotos do Ninho, exemplificado pela escalação de Evertton Araújo.

Uma mudança importante, que prevê um Flamengo ofensivo no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Se vai dar certo ou não, só o tempo dirá. A bola rola a partir das 16h (de Brasília), para mais de 65 mil torcedores presentes no Maracanã.

Veja todas as escalações de Filipe Luís como técnico do Flamengo

  • Flamengo 1 x 0 Corinthians – Ida da semifinal da Copa do Brasil – Maracanã: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. 
  • Bahia 0 x 2 Flamengo – Brasileirão – Arena Fonte Nova: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta e Gerson; Bruno Henrique e Gabigol. 
  • Flamengo 0 x 2 Fluminense – Brasileirão – Maracanã: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Allan e Alcaraz; Matheus Gonçalves, Bruno Henrique e Gabigol. 
  • Corinthians 0 x 0 Flamengo – Volta da semifinal da Copa do Brasil – Neo Química Arena: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. 
  • Flamengo 4 x 2 Juventude – Brasileirão – Maracanã: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Pulgar, Arrascaeta e Gerson; Michael e Gabigol. 
  • Internacional 1 x 1 Flamengo – Brasileirão – Estádio Beira-Rio: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Pulgar, Alcaraz e Gerson; Gonzalo Plata e Bruno Henrique. 
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo