Copa do Brasil

Flamengo x Atlético-MG: jogo de ida da final da Copa do Brasil terá segurança reforçada

Serão mais de duas mil pessoas envolvidas na segurança da partida no Maracanã, diante do histórico de rivalidade entre as torcidas

Flamengo e Atlético Mineiro realizarão o primeiro jogo da final da Copa do Brasil neste domingo (3), no Maracanã. Uma partida que transcende o campo e a bola, de rivalidade ferrenha. A Polícia Militar do Rio de Janeiro quer evitar conflitos ao máximo.

Por isso, ficou definido que mais de duas mil pessoas estarão envolvidas no esquema de segurança do jogo de ida da decisão. Fora de campo, a possibilidade de brigas diminui bastante com o tamanho do contingente designado à missão.

O esquema de segurança para a final da Copa do Brasil

Reforçado. Essa é a palavra que pode definir a quantidade de pessoas que trabalharão pela segurança dos envolvidos em Flamengo x Atlético Mineiro. São 940 trabalhadores só da Polícia Militar, com 32 viaturas presentes nos arredores do Maracanã.

Além disso, 1200 seguranças do Maracanã estarão de plantão para monitorar a entrada, saída e estadia dos torcedores no estádio. Polícia Rodoviária, Ferroviária, Guarda Municipal, Trânsito, CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego), CPOL (Polícia Judiciária) e Inteligência também se fazem presentes.

  • Ferroviária – 68 funcionários
  • CPOL e Inteligência – 22 funcionários
  • Guarda Municial – 170 funcionários
  • Trânsito – 29 funcionários
  • CET-Rio – 40 funcionários
  • Supervia, Metrô e Subope – 100 funcionários e 6 reboques
  • Rodoviária – 30 funcionários e 6 viaturas

O Jecrim, órgão responsável por receber detidos nos arredores e dentro do Maracanã, abrirá mais cedo que o habitual, ao meio-dia. São 15 funcionários designados para o trabalho na final da Copa do Brasil.

Maracanã terá ruas fechadas nos arredores

O esquema de segurança não passa apenas pelo tamanho do contingente. Conforme a rotina em jogos de grande porte no Maracanã, um cordão de isolamento será formado para que somente os torcedores com ingressos possam ingressar nos arredores do estádio.

A Rua Professor Eurico Rabelo, que passa pelo Setor Sul, ponto mais próximo entre as torcidas de Flamengo e Atlético Mineiro, será fechada, assim como seus acessos, quatro horas antes do jogo. As demais vias, como a Avenida Rei Pelé, seguirão o mesmo padrão uma hora depois.

Vai lotar?

Mesmo com os preços altos, praticados tanto pelo Flamengo na ida quanto pelo Atlético Mineiro na volta, é natural que o Maracanã e a Arena MRV estejam totalmente lotados. A carga total é de 57 mil, e os ingressos estão esgotados. 

A torcida do Flamengo deu um show e ajudou o time a eliminar o Bahia da Copa do Brasil (Foto: Icon Sport)

É importante destacar que não haverá venda de ingressos no dia da partida. As bilheterias do Maracanã ficarão fechadas.

A bola rola a partir das 16h (de Brasília). O Flamengo tem a possibilidade de sagrar pentacampeão da Copa do Brasil, enquanto o Atlético tenta o seu terceiro título.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo