Em 45 minutos, Thiago Almada mostrou o que pode dar ao Botafogo
Contratação mais cara da história do Botafogo, o argentino Thiago Almada atuou no primeiro tempo do duelo com o Bahia, pela Copa do Brasil
Mais de um mês depois de ser anunciado como reforço do Botafogo, o meia-atacante Thiago Almada, enfim, entrou em campo com a camisa alvinegra. Foram apenas 45 minutos no duelo com o Bahia, nesta quarta-feira (7), na Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, mas o suficiente para deixar uma boa impressão na torcida do Botafogo.
Contratado no começo de julho por US$ 25 milhões (R$ 137,4 milhões) – a contratação mais cara da história do Botafogo, Almada defendeu a seleção da Argentina nos Jogos Olímpicos de Paris. Eliminado nas quartas de final, o argentino retornou para o Rio de Janeiro e voltou a treinar com o elenco do Botafogo na última segunda-feira.
Apesar do pouco tempo de trabalho com o elenco, Thiago Almada já foi escalado como titular pelo técnico Artur Jorge. E teve boa atuação no primeiro tempo da partida contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, principalmente levando em consideração o fato de ter treinado pouco com o time.
Escalado centralizado, mas muitas vezes caindo pelo lado esquerdo, Thiago Almada foi um dos principais responsável por armar as jogadas de ataque do Botafogo.
Foi dos pés de Almada que saiu a principal chance de gol do Botafogo no primeiro tempo. Aos 23′, argentino recebeu pelo meio e deu um lindo passe de trivela, de direita, para Savarino. O venezuelano cruzou para Luiz Henrique, que entrava livre na área, mas o goleiro Marcos Felipe se esticou e conseguiu desviar a bola, que acabou chegando no contra-pé do atacante do Botafogo.
Em outra jogada de efeito, Thiago Almada deu um toque de calcanhar para Cuiabano, que recebeu livre e cruzou para a área, mas Marcos Felipe afastou a bola.
Além das funções ofensivas, Almada também mostrou comprometimento na defesa. Mas, para tentar consertar uma passe errado na saída de bola do Botafogo, o argentino fez uma falta em Everton Ribeiro e recebeu cartão amarelo por parar um ataque do Bahia.
Substituído no intervalo
Apesar da boa atuação no primeiro tempo, Thiago Almada acabou substituído ainda no intervalo da partida. No fim do primeiro tempo, o Botafogo perdeu o volante Gregore, expulso em um lance polêmico que gerou muita reclamação dos jogadores do Glorioso.
Numa tentativa de fortalecer a marcação no meio, o técnico Artur Jorge colocou o volante Danilo Barbosa no lugar de Thiago Almada no retorno para o segundo tempo.
Números de Thiago Almada contra o Bahia
- Minutos em campo: 49
- Toques na bola: 30
- Passes: 20
- Passes certos: 16 (80%)
- Duelos vencidos: 2 (50%)
- Perdas de posse: 8
- Faltas cometidas: 2
- Faltas sofridas: 1