‘Quando a gente chega, não perde’: frase de Everson sobre finais no Atlético-MG é um fato
Galo está invencível e carrega a maior sequência de finais vencidas do futebol brasileiro
O Atlético-MG vive um momento mágico na temporada como finalista tanto da Copa do Brasil quanto da Libertadores. E se é final, o Galo tem se dado muito bem, como disse Everson após a classificação para a decisão nacional, que começa neste domingo (3), com o Alvinegro querendo manter a maior sequência invicta do país.
O Atlético não perde finais há cinco anos. Nesse período, disputou sete decisões, e saiu com o título em todas.
A última final perdida pelo Galo foi em 2019, quando viu o Cruzeiro ser campeão Mineiro após vencer a ida da decisão estadual por 2 a 1 e empatar a volta em 1 a 1. Desde então, o Atlético não perdeu mais.
O time que mais se aproxima do Galo é o xará Atlético-GO, com seis finais seguidas vencidas. O Criciúma e o Cuiabá, com cinco cada, aparecem na sequência. Entre todos, os catarinenses são os que estão há mais tempo sem perder, já que foram derrotados em decisões pela última vez em 2011.
As sete finais seguidas vencidas pelo Atlético
- Campeonato Mineiro 2020: vs Tombense (2×1 e 1×0)
- Campeonato Mineiro 2021: vs América (0x0 e 0x0)
- Copa do Brasil 2021: vs Athletico-PR (4×0 e 2×1)
- Supercopa do Brasil 2021: vs Flamengo (2×2 – 8×7)
- Campeonato Mineiro 2022: vs Cruzeiro (3×1)
- Campeonato Mineiro 2023: vs América (3×2 e 2×0)
- Campeonato Mineiro 2024: vs Cruzeiro (2×2 e 3×1)
Na última decisão, o Mineiro de 24, o Galo, inclusive, quebrou uma marca histórica da competição, que era do próprio clube, com o primeiro pentacampeão estadual em 40 anos.
Frase de Everson viralizou, mas é um fato
Viralizou uma frase dita por Everson após o Atlético eliminar o Vasco e garantir vaga na final da Copa do Brasil. Em vídeo de bastidores da GaloTV, o goleiro celebra, ainda no campo de São Januário, com um influencer, dizendo: “Quando a gente chega, a gente não perde”.
Para Everson, que chegou ao Atlético em 2020, isso é um fato, já que o clube nunca perdeu uma final com ele (que disputou todas) em campo.
A frase do goleiro atleticano foi vista por muitos como arrogante, e vários torcedores do Flamengo comentaram em tom de crítica, na busca também de fazer isso chegar aos jogadores rubro-negros, como algo para motivá-los.
Finais da Copa do Brasil 2024
O Atlético enfrenta o Flamengo neste domingo (3), pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil. A bola rola às 16h, no Maracanã.
A volta acontece no domingo seguinte (10), na Arena MRV. Será a primeira vez que uma taça vai ser levantada na Casa do Galo, inaugurada em 2023.
Se vencer o Flamengo, o Atlético tem a oportunidade de aumentar ainda mais seu recorde no dia 30 de novembro, quando encara o Botafogo na grande final da Libertadores, em Buenos Aires.