Brasil

Sempre constante, William desponta como destaque do Cruzeiro em mais um ano

O lateral-direito William, de 28 anos, inicia a temporada 2024 como foi em 2023 e segue consolidado como um dos pilares do Cruzeiro

É comum ouvirmos que bons laterais estão cada vez mais escassos no futebol e que se trata de uma das posições mais difíceis de se reforçar. Sendo assim, o Cruzeiro pode se sentir privilegiado por contar com excelentes nomes na função, como Marlon e Kaiki, que atuam do lado esquerdo, e William, de 28 anos, que é o dono da direita do clube desde que entrou no time, no primeiro semestre de 2023.

Na temporada passada, William foi um dos grandes destaques do Cruzeiro, mostrando consistência ofensiva e defensiva, além de qualidades técnica e tática acima da média. Recuperado de uma série de lesões que o deixaram quase dois anos sem jogar, o lateral-direito abraçou a oportunidade recebida e fez da chegada à Raposa um recomeço de sua carreira, que começou muito promissora e que rendeu uma transferência do Internacional, clube que o revelou, para o futebol alemão. Além disso, o camisa 12 foi campeão olímpico com a Seleção Brasileira em 2016, título até então inédito para o país.

Em 2023, William disputou 40 jogos pelo Cruzeiro, marcando um gol e dando uma assistência. Inicialmente, o lateral havia assinado um contrato de produtividade, que foi renovado após seu grande desempenho. Agora, o jogador tem vínculo com a Raposa até o fim de 2026, garantindo sua continuidade na equipe pela qual o atleta demonstra muita gratidão e carinho. Sentimento compartilhado pela torcida cruzeirense, que também o tem em alta estima.

William segue como pilar do Cruzeiro em 2024

William já foi comandado por cinco treinadores no Cruzeiro: Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo, Paulo Autuori (apoiado por Fernando Seabra) e agora Nicolás Larcamón. Com quase todos eles, o lateral-direito se destacou. Somente com Pezzolano que o lateral teve menos tempo de trabalho, atuando em três jogos já na reta final da passagem do uruguaio. E para 2024, nada parece ter mudado.

Antes uma incógnita por seus graves problemas físicos que minaram sua carreira europeia, William segue voando fisicamente e foi titular em todos os seis jogos do Cruzeiro em 2024, sendo substituído em três deles — Nico Larcamón tem dado oportunidades a Wesley Gasolina, que vive retorno após grave lesão sofrida em fevereiro do ano passado —, e jogando os 90 minutos em outros três.

Até o momento, o jogador deu duas assistências, ambas em cruzamentos perfeitos para o atacante Juan Dinenno, que guardou de cabeça nas vitórias contra o Patrocinense e o Democrata de Governador Valadares, iniciando, assim, uma parceria que promete ser de muito sucesso em 2024.

William e Dinenno começaram a temporada 2024 com uma parceria fatal no Cruzeiro
William e Dinenno começaram a temporada 2024 com uma parceria fatal no Cruzeiro – Foto: Staff Images/Cruzeiro

Além dos números, o jogador entrega, ainda, um perfil de liderança dentro do grupo. William é um jogador muito querido e que tem voz ativa no vestiário, empregando sua experiência e vivências no grupo jovem como o da Raposa.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Números de William em 2024

William foi titular nos seis jogos do Cruzeiro na temporada e tem bons números atacando e defendendo. Até o momento, o camisa 12 tem média de uma finalização por jogo, 0,3 delas em direção ao gol. O jogador dá 1,3 passes decisivos por partida e tem um percentual de 78% de acerto em qualquer tipo de passes. Além disso, acerta 1,7 bolas longas e 1,7 cruzamentos a cada partida, tendo 56% e 32% de aproveitamento, respectivamente. O camisa 12 ainda tem sucesso em 62% dos dribles que tenta, com uma média de 1,3 certos por jogo.

William ainda tem média, por jogo, de 5,7 interceptações, 5,8 bolas recuperadas, 1,8 cortes e 2,2 dribles sofridos. Ainda não cometeu erros que resultaram em chutes adversários. O lateral-direito ainda vence 5,7 disputadas de bola por partida e um duelo aéreo a cada confronto. Tudo isso sem ter recebido um único cartão em 2024.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo